sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 4

PESCADORES DE HOMENS
Marcos 1:16-20
Mateus 4:18-22; Lucas 5:1-11
Após Jesus iniciar seu ministério público proclamando a chegada do Reino dos Céus e a mensagem de arrependimento (porta de entrada do Reino), agora ele dá início ao seu processo de recrutamento dos trabalhadores, daqueles que iriam caminhar com Ele e cujas vidas nunca mais seriam a mesma, pois é impossível andar com o mestre sem que sua vida seja impactada e transformada. Assim como é impossível alguém dizer que conhece Jesus, sem que isso implique numa mudança em toda sua forma de pensar, sentir e agir. O Reino dos Céus está sendo estabelecido e Jesus está recrutando trabalhadores!

“É impossível andar com o mestre sem que sua vida seja impactada e transformada.”

Na verdade três são os momentos quando Jesus está chamando seus discípulos, são eles:
Chamados para a salvação (Jo.1:35-51) – Momento em que Jesus está chamando André e Pedro para deixar de seguir João Batista e seguirem com Ele. Mas nesta ocasião eles ainda voltaram para Galiléia e continuaram suas atividades pesqueiras. Da mesma maneira acontece com todos os demais homens, Deus os chama para salvação (mediante arrependimento e fé em Jesus Cristo) e os transforma em uma nova criação.
Chamados para o discipulado (Mac.1:16-20) – Momento em que Pedro, André, Tiago e João são chamados a segui-lo, este é um chamado para o discipulado. Mas em Lucas 5:1-11, vemos que eles ainda voltaram a pescaria no Mar da Galiléia. Foi neste momento que Pedro disse: “Senhor, afasta-te de mim, porque eu sou pecador.” Declarando assim achar-se inadequado para a missão. Não somente somos chamados a salvação, mas para vivermos uma vida de aprendizado/discipulado com Ele, ou seja, somos chamados para ter um relacionamento com Jesus.
Chamados para o ministério (Mac.3:14-21) – Momento em que Jesus separa 12 entre os seus discípulos e os envia a pregar e a expulsar demônios. Todos nós somos chamados por Deus para desenvolvermos um ministério, para isso ele nos capacita com dons espirituais (I Cor.12,13,14; Rom.12 e Ef.4) e com unção (poder) At.1:8. Neste caso específico, Jesus os chama a serem “pescadores de homens”, ou seja, crentes que levem outros a conhecer o amor salvador do Senhor.
Após vermos quais são os três chamados que Deus faz ao homem, veremos a partir de agora algumas características deste chamado e suas implicações na vida do homem, vejamos:
Deus chama cooperadores – Em toda Bíblia você vai encontrar Deus buscando homens e mulheres que queiram se colocar na condição de cooperadores, instrumento em suas mãos. Um texto que deixa bem claro essa busca de Deus está em Ezequiel 22:30.

“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.”

Deus busca homens que se coloquem a disposição d'Ele para serem usados com Poder e Graça.
Deus chama trabalhadores – Os discípulos estavam trabalhando como pescadores e foram chamados por Deus. As pessoas que são convocadas por Deus para uma missão, não são aquelas que dormem até tarde e levam uma vida despreocupada e folgada. Deus em toda sua história bíblica sempre chamou pessoas ocupadas e trabalhando, vejamos alguns exemplos:
• Moisés foi chamado quando estava pastoreando as ovelhas no Sinai – Êxodo 3:1-14;
• Gideão foi chamado para julgar Israel quando estava malhando trigo no lagar – Juízes 6:11;
• Amós foi chamado para profetizar quando estava cuidando dos gados em Tecoa – Amós 7:14,15;
• Davi foi ungido por Samuel quando estava cuidando das ovelhas de seu pai, Deus declara que o tirou de trás das ovelhas para o colocar no palácio – Salmos 78:70-72;
• Os discípulos foram chamados quando estavam pescando.
Um dos grandes obstáculos que apresentamos a Deus para não trabalhar em sua obra ou não respondermos ao seu chamado está relacionado a nossa falta de tempo e aos nossos muitos compromissos. Mas entenda esse é um dos motivos que Deus lhe chamou, porque você é um homem trabalhador e responsável. Deus nunca chamou para sua obra um preguiçoso e irresponsável!

“Deus nunca chamou para sua obra um preguiçoso e irresponsável, mas simples trabalhadores!”

Deus chama pessoas humildes – Jesus não buscou nas escolas rabínicas da época, nem na elite sacerdotal, mas entre os humildes trabalhadores. Deus escolheu as coisas loucas e as que não são para confundir as que são I Cor.1:26,27.

“Deus deve amar as pessoas comuns, pois fez muitas delas”
Abraão Lincoln

Deus para realizar sua maravilhosa missão, foi atrás de homens ocupados e simples, mas que foram preparados por Ele e capacitados pelo Espírito Santo.

“Dê-me cem homens que não amem nada acima de Deus e que só temam pecar, e com eles eu abalarei o mundo.” John Wesley

“Os primeiros seguidores de Jesus não foram homens grandes neste mundo. Eles não tinham riquezas, fama nem poder. Isso prova que o Reino de Deu não depende dessas coisas. A causa de Cristo avança não por força nem por poder, mas pelo Espírito Santo (Zac.4:6). A igreja que começou com poucos pescadores e espalhou-se pelo mundo, só poderia ter sido fundada pelo próprio Deus.” John Charles Ryle

A NATUREZA DO CHAMADO
Um Chamado Soberano
Não é um desejo do homem que é contemplado por Deus, mas é o próprio Deus quem o chama de uma forma imperativa, direta e soberana. Ele diz: “Vinde após mim” a Pedro e a André e não faz a eles nenhuma promessa de vida fácil ou de vantagens, foi um chamado soberano. Não tem como explicar o chamado de Deus a não ser por sua soberania. Por que Deus me chamaria? Por que Deus lhe chamaria? Certamente que não é por qualquer virtude que tenhamos, mas por um ato de sua total soberania, por isso não nos cabe questionar como Moisés tentou fazer dizendo “Senhor não falo bem”. Ou como Jeremias “Não passo de uma criança”. O que precisamos fazer é obedecer.
“Não temos o direito de questionar o chamado de Deus, o que temos que fazer é obedecer imediatamente!”

Um Chamado para o relacionamento
Antes de ser um chamado para o trabalho, era um chamado para seguir com Jesus, ou seja, se relacionar com Ele. Ir com Cristo, estar com Ele é mais importante do que qualquer outra coisa que possamos fazer. O momento da intimidade deve preceder a qualquer atividade que venhamos a exercer, é preciso ter vida com Deus antes de servi-lo.
“Relacionamento precede o desempenho. A vida precede o trabalho. A vida com Cristo precede o trabalho para Cristo.”
“A vida com Cristo precede o trabalho para Cristo. Santidade pessoal precede o ministério cristão. Primeiro damos ao Senhor o nosso coração, depois consagramos a Ele tudo o que temos. Inverter essa ordem é o mesmo que trocar a raiz pelo fruto, a causa pelo efeito.”
Rev. Hernandes D Lopes
Uma das primeiras coisas que aprendi quando cursei o seminário, foi uma frase dita pelo Rev. Ronaldo Lidório “O caráter precede a missão”, e a transformação de nosso caráter só é possível investindo em tempo com o Mestre. Quão trágico é alguém pensar que é possível fazer algo para Deus sem que antes tenha estado com Ele. O nosso chamado em primeiro lugar é um chamado para um relacionamento com Ele. É por isso que ás vezes encontramos pessoas que são tão talentosas e tão capazes, mas que são tão difíceis de se lhe dar e tão amargas, é por que decidiram trabalhar antes de estarem com Jesus.
“O caráter precede a missão”
Rev.Ronaldo Lidório

Um Chamado que exige resposta imediata
É impressionante como os discípulos não hesitam, não criam objeções, não questionam, não colocam condições, eles simplesmente obedecem. Veja por exemplo o chamado de Mateus no cap.9 v.9, Jesus o chama e ele imediatamente levanta-se e o segue. A renúncia e o rompimento com o passado é uma característica dos seus discípulos, não há negociação e nem tentativa de se viver uma vida dividida. Quando somos chamados por Deus, somos levados a tomar uma decisão que vai implicar em renúncia de nossa parte. Não há a menor possibilidade de ser um discípulo de Jesus sem que haja renúncia de tudo que possa se colocar a frente de Deus. Infelizmente temos visto muitas pessoas que ao serem chamadas por Jesus para: salvação, discipulado ou ministério, tem levantado tantas questões para justificar a sua negativa ao chamado.

Algumas desculpas:
• Não tenho tempo, sou ocupado demais!
• Mais tarde talvez, hoje estou investindo em minha carreira profissional!
• Tenho um filho para criar, portanto não posso agora!
Como se Jesus não fosse soberano e não tivesse conhecimento de todas as dificuldades que esse chamado traria a nossa vida. Jesus espera uma resposta imediata nossa para esse tão importante chamado. A nós basta dizer sim e confiar que Ele a seu tempo vai providenciar todas as condições para que o que foi prometido se cumpra.

Um Chamado que exige preparação
Neste texto Jesus os chama para serem pescadores de homens (Mat.28:18-20), e por 3 anos eles caminham com o Mestre em um discipulado que os prepara para mais tarde fazerem tudo aquilo que as Escrituras nos contam. Existem muitas pessoas que agem com muita boa vontade para realizar o chamado que Deus tem para a sua vida, e às vezes nesta pressa esquecem que existe a necessidade de um preparo. Mesmo após 3 anos caminhando com Jesus, nós vamos ver os seus apóstolos divergindo e errando, imagine se não tivessem passado todo este tempo aos pés de Jesus. O discipulado de Jesus foi feito através de palavras e obras (exemplo). O exemplo não é uma forma de ensinar, mas a única eficaz.
“Simão, o inconstante e covarde, haveria de tornar-se um intrépido apóstolo. João, o filho do trovão, haveria de ser o discípulo amado. Aqueles iletrados pescadores haveriam de revolucionar o mundo. O vaso é de barro, mas o poder é de Deus. Os instrumentos são frágeis, mas a mensagem é poderosa. Os pescadores são limitados, mas a pesca será gloriosa.”
Rev. Hernandes D Lopes

“O exemplo não é uma forma de ensinar, mas a única eficaz.”

Um Chamado com consequências eternas
Primeiro eles foram chamados para a salvação na Judéia (Jo.1:37-40), depois foram chamados para serem pescadores de homens. Todo chamado de Deus ao homem possui uma implicação eterna, quer seja para sua vida ou para a vida de outros. Seremos um dia cobrados pela resposta que demos ao chamado do Senhor.
Ganhar almas é o maior negócio deste mundo, o maior investimento. Quem ganha almas é sábio (Pv.11:30), quem a muitos conduz à justiça brilhará como as estrelas no firmamento (Dn.12:03).

“Pescar homens é arrebatá-los do fogo. É tirá-los das trevas para a luz, da casa do valente para a liberdade, do reino das trevas para o reino da luz, da potestade de Satanás para Deus.”

“Seremos um dia cobrados pela resposta que demos ao chamado que o Senhor nos fez.”

Deixe eu lhe incomodar um pouco com algumas perguntas:
• Que resposta que você tem dado a Deus para os seus 3 chamados: salvação, discipulado (tempo com Ele) e ministério?
• Você é alguém que coloca a salvação de sua alma condicionada ao tipo de cristianismo que outras pessoas vivem?
• Você tenta justificar suas atitudes pelo comportamento dos outros? Não se esqueça que cada um dará conta de sua própria vida a Deus!
• Você é alguém que, assim como os discípulos, poderia se dizer que está sendo discipulado por Ele e seu caráter tem sido transformado por esse convívio?
• Você de fato tem investido em passar bastante tempo com Jesus (oração, Bíblia)?
• O chamado ministerial que Deus fez a você, tem sido levado a sério ou você fica tentando justificar seu descompromisso com todo tipo de desculpa?
• Qual foi a última vez em que você falou de Jesus para uma pessoa não crente?
• Qual foi a última vez em que você levou alguém a Cristo?
Querido irmão entenda, estou querendo com essas perguntas mostrar que você tem um chamado soberano de Deus e as implicações de sua resposta são eternas. Não busque justificativas ao respondê-las, mas assuma um compromisso com Deus e com sua igreja de viver uma vida de comunhão/relacionamento/discipulado com Jesus e de compromisso com o chamado que Deus lhe fez.
Você tem um chamado soberano de Deus e as implicações de sua resposta são eternas
Deus lhe chamou porque Ele tem algo muito maravilhoso a realizar através da sua vida e nós da Missão Batista Betesda queremos ajudá-lo nesta caminhada.
Você foi chamado por Jesus para ser um PESCADOR DE HOMENS!!
Que Deus nos abençoe a honrarmos esse chamado dizendo: “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM!” Isaías 6:8
Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário