quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ESTUDOS BETESDA / I CORÍNTIOS / PARTE 10

PAULO, SUA LIBERDADE E COMPROMISSO
I Coríntios 9

A questão:
Paulo continua respondendo sobre a questão da liberdade do crente. Agora não mais tratando da questão da carne sufocada, mas utilizando-se do seu próprio exemplo. Ele diz que possui muitos direitos, como apóstolo, mas que abre mão deles para que de alguma forma pudesse ganhar alguns (fracos ou fortes) para Cristo.

O que Paulo diz:
Ele segue a mesma linha do capítulo anterior, quando diz que comer carne não possui nenhum problema, mas se isso serve de tropeço para o meu irmão, eles deveriam abrir mão para que não viessem a escandalizar o fraco e consequentemente pecar contra Deus (8:12).

Começa o capítulo defendendo a sua autoridade apostólica, pois a Igreja de Corinto dizia que:
• Sua linguagem era rude – II Cor.11:6;
• Sua aparência e forma de falar era desprezível – II Cor.10:10.

Mas para ser apóstolo, era necessário possuir algumas qualificações, vejamos quais são elas e se Paulo as possuía.
Qualificações de um apóstolo
• Ter estado com Jesus – Atos 1:21, I Cor.9:1
• Ser Testemunha de sua ressurreição – Atos 1:22, I Cor.15:8 e 9
• Possuir alguns frutos, são eles:
o Sinais miraculosos – II Cor.12:12;
o Provas e sofrimentos – II Cor.10 - 11

Paulo diz que possuía todas as qualificações para o apostolado, pois havia visto o Senhor (v.1) e a Igreja de Corinto era prova do seu apostolado (v.2).
Muito provavelmente os que questionavam a autoridade apostólica de Paulo, era os seguidores de Apolo (valorizavam excessivamente os discursos e a filosofia) e os do partido de Cefas (mais tradicionais e ligados as práticas judaicas).
Precisamos tomar cuidado para não cometer esse mesmo tipo de erro! As vezes para elevar a imagem de quem seguimos ou admiramos, seguimos o caminho de denegrir ou desgastar a imagem do outro. Essa atitude pode ser uma tentativa de esconder nossas limitações e revelam nossas reais motivações na igreja.

A seguir, Paulo apresenta os direitos que ele abriu mão e o porquê.

Seus direitos:
1) Sustento Financeiro v.4-14
Ele tinha tudo para ser bem sucedido profissionalmente, pois:
• Tinha sido criado aos pés de Gamaliel, um mestre da Lei – Atos.5:34 – 40; Atos 22:3.
• Era um cidadão romano, isso lhe dava diversos direitos – Atos 22:25.
• Falava outros idiomas, pelo menos o Latim, Grego e Hebraico – Atos 22
• Possuía um ofício (fazedor de tendas) – Atos 18:3.
Quando no caminho de Damasco ele tem um encontro com Jesus, ele entende que o evangelho é o que há de mais valioso na vida, dedica então todas as suas forças e energias na proclamação da Palavra de Deus. Para que isso fosse possível, era necessário que a Igreja de Jesus o sustentasse financeiramente.

Argumentos de Paulo para que o pastor receba sustento:
• Possui um ministério extremamente árduo e que exige muita dedicação – Não é coisa simples a responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus por palavras e por obras. Não é coisa simples cuidar da vida espiritual de toda uma igreja. Evidentemente é por causa da graça de Deus que isso é possível, mas requer do pastor muito esforço e dedicação.
Não é porque existem péssimos exemplos sendo visto todos os dias na TV, que nós não nos preocuparemos com essa questão em nossas igrejas.
Paulo era alguém que estava 100% com sua vida dedicada a obra e a igreja tinha uma participação importante nesse processo.
• Ordem Natural (v.7) – Paulo usa uma linguagem muito bem compreendida por aqueles a quem ele havia escrito a carta. “Qual é a pessoa que vai cuidar de um rebanho, sem que possa se alimentar desse rebanho?”
• Era uma Lei do Antigo Testamento vs.(8-13) – Em vários textos bíblicos vemos orientações para que a igreja se responsabilizasse pelo sustento de seus líderes. Isso não significa enriquecimento ilícito e nem exploração da fé.
o Deut.25:4;
o II Tim.2:6
o Deut.18:01

• Jesus também ensina sobre esse princípio (v.14)
o Mat.10:10
o Luc.10:7
Mas se era direito dele fazer uso do sustento pastoral, porque não fazer uso do direito?
Em uma igreja tão cheia de divisão e intrigas entre os irmãos, que o recebimento de um valor, seja ele qual fosse, poderia servir de escândalo dentro da igreja, por isso Paulo abre mão.

2) Casamento (v.5)
Já estudamos que Paulo não era contra o casamento, mas ele entende que não estar casado o possibilitava a realizar o seu chamado pastoral/missionário com mais energia e dedicação. Ele se refere a outros irmãos/apóstolos que eram casados (Cefas, Tiago e Judas). O que ele vai fazer mais tarde é condenar aqueles que proibiam o casamento (I Tim.4:3). É comum vermos missionários que abrem mão de casamento e alguns de ter filho, para que possam ter uma dedicação exclusiva a obra de Deus.

3) Liberdade (vs.15-23)
Paulo não está se sujeitando ao capricho ou a meninice de uma igreja, mas o que ele pretende é de alguma forma ganhar outras pessoas para o evangelho de Cristo v.19.
Não era uma fraqueza, uma pessoa com duas caras, mas um homem forte e com coração determinado a ser benção v.22 e 23.
Depois de defender o seu apostolado, falar sobre seus direitos e porque abriu mão deles, entra agora na questão da liberdade e compromisso. Para isso ele usa a figura de um atleta.

Vida cristã para Paulo era:
1) Um Campo de Batalha
É necessário que se corra, com perseverança e para vencer v.24.
A palavra usada é “luta”, que no grego tem o sentido de agonia. A vida cristã para Paulo é uma vida onde passamos por momentos de agonia e alegria, e o que se espera de nós é perseverança.
2) Disciplina
Um atleta sem disciplina para se alimentar e se exercitar, está fadado ao fracasso. É impossível imaginar um nadador vitorioso como o César Ciello, se alimentando de qualquer jeito e treinando menos de 6 horas por dia.
O que Paulo está dizendo é: “Você quer grande coisas de Deus? Então prepare-se como um atleta!!”
Precisamos aprender a abrir mão de coisas boas, por coisas melhores e eternas!
3) Concentração / Meta v.26
O atleta sabe aonde quer chegar e o que precisa fazer para chegar. Na vida cristã é preciso saber aonde quero chegar e como fazer para chegar lá. Por exemplo:
• Aquele que possui o chamado pastoral precisa:
o Ouvir de Deus o chamado
o Buscar conhecimento teológico – seminário
o Buscar conhecimento bíblico – Bíblia
o Possuir vida devocional – Intimidade com Deus – oração/jejum
o Família no altar
o Bom testemunho da igreja
o Bom testemunho dos de fora da igreja
• Aquele que possui chamado para o louvor precisa:
o Possuir o dom
o Buscar conhecimento bíblico – Bíblia
o Possuir Vida devocional – Intimidade com Deus – oração/jejum
o Família no altar
o Bom testemunho da igreja
o Bom testemunho dos de fora da igreja
o Conhecimento de música
4) Dominar a si mesmo v.27
O nosso maior inimigo pode ser nós mesmos. Veja o exemplo de Sansão:
• Separado para o nazireado
• Capaz de vencer centenas de inimigos com uma queixada de jumento
• Todo um exército era capaz de fugir de sua presença com medo de sua força.
Mas permitiu que o pecado encontrasse em sua vida a oportunidade necessária para destruir todo um ministério de vitórias. Paulo diz que sua vigilância e esforço é constante, pois ele não queria ser encontrado por Deus de maneira desqualificada.
Paulo abre mão da liberdade (temporal), para alcançar o eterno!!
Querido irmão, temos uma grande responsabilidade e por isso não podemos permitir que nada em nossa vida seja motivo de escândalo para o evangelho.

Princípios bíblicos:
• Filipenses 3:7
• Filipenses 1:21
• II Coríntios 10:16-33

Perguntas:
• Compare a sua dedicação nas coisas de Deus com a de um atleta que busca uma medalha. Quem é mais apaixonado pela sua meta, você ou o atleta?
• O que você pretende fazer para mudar essa realidade?

Apologia:

“...não sou eu apóstolo?...” I Cor.1:9

• Neo-Pentecostal
Apóstolo (enviado) - Nome dado ao seu líder máximo, alguns não se contentam com o nome apóstolo e passam a se chamar Pai-apóstolo. Esse título o confere uma autoridade máxima dentro do seu ciclo religioso. Desse pensamento surgem outros comportamentos contrários a Palavra de Deus, por exemplo:
• Infabilidade pastoral – O pastor não pode ser questionado, todos os que assim fazem são taxados de rebeldes. Uma das questões da reforma de Martinho Lutero, era o sacerdócio universal ( I Ped.2:9).
• Maior distanciamento dos membros – Dificilmente você conseguirá ter acesso a um apóstolo. Eles são importantes demais para se misturar ao povo.
• Aumento da vaidade – Enquanto Paulo declara que é um abortivo, o menor dos apóstolos e nem sequer é digno de ser chamado apóstolo, alguns seriam capazes dos maiores absurdos para ser tratado com um.

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA

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