segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ESTUDOS BETESDA / ECLESIOLOGIA

ECLESIOLOGIA


PARTE 5

“À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” Hb 12.23

Dando prosseguimento ao estudo que visa nos fazer compreender melhor a doutrina da igreja e consequentemente nos preparar para o concílio de organização de nossa congregação em igreja, estaremos falando neste estudo sobre a Ceia do Senhor.

O QUE É CEIA?
É um memorial, onde relembramos a morte e a ressurreição de Cristo até que Ele volte. É a segunda ordenança de Cristo (I Cor 11.23-26)

QUAIS SÃO OS DOIS ELEMENTOS DA CEIA E O QUE REPRESENTAM?
Pão (corpo de Cristo) e o vinho (sangue de Cristo). Como estes elementos não possuem qualidades em si mesmo, mas sim representam o Corpo e Sangue de Cristo, em algumas regiões onde o pão/vinho não são elementos comuns na cultura, tem se usado outros alimentos que também possam ser usados, como a mandioca e o caldo de cana. Em uma igreja batista no subúrbio do RJ, o pastor junto ao pão e o vinho, tem colocado pedaços de limão e de rapadura.

EM MEMÓRIA DE QUEM DEVEMOS PARTICIPAR DA CEIA?
De Jesus Cristo. Isto significa trazer a memória todo o sacrifício de Cristo e anunciar a sua volta.

O QUE JESUS ESTABELECEU COM O HOMEM AO DERRAMAR O SEU SANGUE?
Uma nova aliança. (Mt 26.28). Não mais a antiga aliança que era através do derramamento do sangue de animais, mas pelo derramar do sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

QUEM PODE PARTICIPAR DA CEIA?
Somente o que crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, foi batizado e está em plena comunhão com a sua Igreja.

O QUE A BÍBLIA RECOMENDA ANTES DE PARTICIPAR DA CEIA?
1) Ao participar da Ceia, faça um exame pessoal – Salmos 139:23-24;

2) Neste exame pessoal, se você perceber que há pecados em sua vida, peça perdão a Deus - I João 1:9;

3) Coloque a sua vida diante de Deus - Romanos 12:1 – Salmo 116:12;

4) Se você está de relações cortadas com um irmão, vá se reconciliar com ele - Mateus 5:23-24.

QUANTAS FORMAS DE CEIA EXISTEM E QUAL O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS?
Quatro são as formas de Ceia: a restrita, a ultra-restrita, a livre e a ultra-livre.

Ceia restrita – É a que é ministrada para membros batizados numa Igreja Batista, da mesma fé e ordem, e que estejam em plena comunhão com a mesma.

Ceia ultra-restrita – É a que é ministrada somente para membros de uma Igreja Batista local, desde que tenham passado pelo batismo.

Ceia livre – É aquela que é ministrada para todos os crentes batizados em qualquer Igreja evangélica. Esta é a nossa forma de ministrar a Ceia do Senhor, por dois motivos:

o O Reino de Deus vai além das fronteiras batistas, portanto temos muitos irmãos que não pertencem a nossa denominação.

o Se a pessoa come indevidamente, ela come para sua própria condenação.

o Não creio que nas Bodas do Cordeiro, somente terão crentes batistas presentes.

Ceia ultra-livre – É aquela que é ministrada para qualquer pessoa, seja crente ou não, independente de pertencer ou não a alguma Igreja Evangélica. Presente em reuniões ecumênicas.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOUTRINAS A RESPEITO DA CEIA?
Transubstanciação – É a doutrina que ensina que no ato da celebração da Ceia (sacramento da eucaristia), acontece a transformação do pão e do vinho, na substância do corpo e sangue de Jesus Cristo. A Igreja Católica é a defensora desta doutrina, por isso o elemento que representa o corpo não pode ser mordido, mas colocado na boca e espera-se que este dissolva.

Consubstanciação – É a doutrina que ensina que a presença real de Cristo se dá quando a Ceia (sacramento da eucaristia) é ministrada, concedendo bênçãos especiais aos que participam. Esta doutrina é seguida principalmente pela Igreja Assembléia de Deus, que tem a prática de usar este momento para abençoar ou punir seus membros. Abençoar, levando os elementos até o leito do membro que não pode comparecer ao templo. Punir, proibindo o membro que esteja em disciplina de participar da comunhão.

Não existe nenhuma base bíblica para essas formas de se realizar a Ceia.

Memorial – É a doutrina que ensina que o Ceia do Senhor é um momento de se relembrar o sacrifício de Cristo na cruz e o anúncio que Ele voltará. Esta é a doutrina ensinada por Jesus (Mt 26.20-29) e também por Paulo (I Cor 11.17-34).

DEVE A CEIA SER LEVADA A CRENTES ENFERMOS EM CASA?
Não. Paulo ensina que a Ceia do Senhor deve ser ministrada da seguinte maneira: “...porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior” I Cor 11.17); o que dá a idéia de figura congregacional e não individual.

A CEIA DO SENHOR É SANTA?
Sim. Não somente a Ceia, mas tudo quanto é separado para o Senhor.

QUEM INSTITUIU A CEIA E QUANDO A INSTITUIU?
O Senhor Jesus, na noite em que foi traído (Mt 26.17-30; I Cor 11.23)

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário