segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ESTUDOS BETESDA / ECLESIOLOGIA


ECLESIOLOGIA

PARTE 6

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”  I Pe 5.2,3

            A cada dia que passa, vemos erros terríveis sendo cometido contra a Igreja do Senhor, alguns a consideram apenas tijolo e cimento, outros falam mal dela e se esquecem com a “noiva” de quem estão mexendo.  Precisamos urgentemente conhecer melhor o que vem a ser Igreja, porque somos ela e na parousia será buscado nela as vestes nupciais apropriadas.  Acorde Igreja!  Para a sua importância e o seu valor diante de Deus e deste mundo!

            Neste capítulo estaremos estudando sobre as formas de disciplina na Igreja Batista e sua maneira de arrecadar recursos financeiros.

É REALMENTE NECESSÁRIA A DISCIPLINA NA IGREJA?
Sim.  Ela não deve servir como um meio de manipulação ou dominação da vida de suas ovelhas, mas de auxílio para o crescimento de seus membros.  Assim como um filho que cresce sem disciplina, fazendo o que vier a sua cabeça, torna-se um adulto mimado e imaturo, uma Igreja que não encontra em sua liderança amor para disciplinar, chegará ao mesmo fim.  

QUEM PODE SER DISCIPLINADO DENTRO DE UMA IGREJA?
Todos são passivos de cometer erros e da mesma forma devem ser disciplinado por uma liderança madura e amorosa.  Temos visto que na grande maioria dos casos, somente os membros são passivos de serem disciplinados, com isso muitos líderes tem causado terríveis danos a Igreja com suas atitudes, sem ter alguém que possa confrontá-lo com seus pecados.

ONDE ENCONTRAMOS NA BÍBLIA A DISCIPLINA?
Em diversas partes vemos Deus disciplinando, vejamos alguns textos:

ü  Adão – Gen 3

ü  Caim – Gen 4

ü  Davi – II Sam 12

ü  Jó – Jó 38

ü  Fariseus – Mt 12.22-30

ü  Pedro – Mt 16.23

ü  Igreja de Corinto – I Cor 3,5

O QUE SIGNIFICA DISCIPLINAR?
Amar.  A Bíblia vai dizer que Deus corrige a quem ama! (Hb 12.5-13)

COMO A BÍBLIA ME ORIENTE A FAZER A DISCIPLINA?
Precisamos entender que a nossa regra de fé e prática é a Bíblia e não o que eu penso ou o que eu acho.  Isso significa que contrariar o gosto de uma liderança não significa, necessariamente, que a pessoa se tornou passivo de disciplina.  Vemos que em muitas igrejas a disciplina ocorre exatamente porque o gosto de alguém foi contrariado e não necessariamente a Bíblia. (II Tm 3.16)

A Igreja não pode, em nome da disciplina, tornar-se uma agência de investigação particular ou um caça fantasmas.  Não podemos ser um lugar onde a liderança fica o tempo todo procurando pessoas para crucificar, e tudo em nome de Deus.  A disciplina deve existir para trazer restauração e vida!

Nosso texto básico é Mateus 18.15-35, onde encontramos alguns passos que precisamos seguir para que a disciplina traga restauração.

  1. “Ora se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;” v.15 – O texto é bem claro e nos oriente a procurarmos o irmão que estiver em pecado e confrontá-lo com a necessidade de arrependimento e mudança de vida.  Um irmão e amigo deve ser sincero e educado no confronto, não pode omitir-se a essa responsabilidade.  O que ocorre é que muitas vezes transfere-se essa responsabilidade para a liderança da igreja ou fica-se comentando nos “bastidores”.  Caso este irmão não ouça a correção, o texto bíblico nos dá outro passo a seguir, vejamos.
  2. “Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada”  v.16 – Quantas vezes você já viu isto acontecer em uma igreja?  Raramente vemos as pessoas interessadas em resolver problemas que envolvem a vida de outros irmãos, ainda mais seguindo a recomendação bíblica.  Precisamos nos envolver na disciplina da igreja, pois esta irá trazer restauração e amadurecimento para os envolvidos.  Se este irmão persistir no pecado, precisamos dar o seguinte passo.
  3. “E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” V.17 – A última etapa de uma disciplina bíblica é a assembléia da igreja.  Caso todos os recursos se esgotem e o irmão não apresentar arrependimento, a igreja deverá deliberar sobre o caso, e se ainda persistir ele deverá ser excluído da igreja, pois esta é a recomendação de Jesus.

DISCIPLINAR É?

ü  Amar;

ü  Restaurar;

ü  Orientar;

ü  Educar;

ü  Gerar amadurecimento.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE DISCIPLINA NA IGREJA?

  1. Normativa – Esse tipo de disciplina tem como finalidade formar o caráter cristão nos membros da Igreja.  É também chamada de disciplina geral, pois aplica-se a todos os membros da Igreja através de exortações.  Foi recomendada pelo apóstolo Paulo. (I Tm 6.11-13; II Tm 3.14-17; 4.1-2).
  2. Corretiva – Esse tipo de disciplina é mais particular; é feito não de púlpito ou em público, mas geralmente nos aconselhamentos individuais, e visa corrigir um procedimento errado por parte de um ou mais membros (Tg 5.19,20).
  3. Cirúrgica – Esse tipo de disciplina é extremo e deve ser exercido somente quando todos os outros recursos disciplinares forem esgotados.  Mesmo assim a pessoa disciplinada não deve ser tratada como inimiga (I Cor 5.5; II Ts 3.14-15; I Tm 1.20).

QUAIS AS DUAS FORMAS BÍBLICAS DE SUSTENTO QUE A IGREJA DISPÕE?
O dízimo e as ofertas alçadas (especiais).

O QUE SÃO AS OFERTAS?
São contribuições financeiras feitas voluntariamente pelos fiéis da Igreja e que visam a manutenção e sustento de toda a obra a qual ela se destina a fazer.  Não possui valor estipulado, deve ser totalmente voluntária e deve ser fruto do relacionamento do membro com Deus.  Encontramos diversos textos que vão mostrar o povo levantando ofertas:

ü  I Cr 29

ü  II Sm 24.24

ü  Mt 5.23

ü  Mc 12.41-44

 

O QUE É O DÍZIMO?
Significa a décima parte (Dicionário Aurélio). 

O dízimo foi instituído por Deus.  O povo de Israel possuía 12 tribos; 11 tribos receberam  herança, mas uma tribo não.  Esta tribo, a tribo de Levi, tribo de sacerdotes e levitas, teria que ser sustentada pelas outras tribos através do dízimo.  Porque a tribo de Levi tinha por obrigação cuidar da casa de Deus e das coisas de Deus.  Eles não podiam criar gados, plantar e etc.  Os dízimos são utilizados para a manutenção da Igreja e o sustento dos obreiros envolvidos nas atividades dela.

“Porque os dízimos dos Filhos de Israel que oferecem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio das tribos de Israel nenhuma herança herdarão.”

Números 18:24

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O DÍZIMO?

ü  Lv 27.30

ü  Dt 14.22-29

ü  Ml 3.10

ü  Mt 23.23

ü  II Cor 9.7

            Vivemos dias onde a manipulação e a exploração de fiéis tem sido algo muito comum nos meios religiosos, constantemente somos questionados sobre a arrecadação financeira que é feita nas nossas igrejas.  Temos visto muitos líderes enriquecendo das contribuições financeiras, vivendo um verdadeiro comércio da fé.  Vende-se um terreno no céu a preço elevadíssimo.  Mas não é porque alguns fazem mal uso de um princípio bíblico que nós vamos deixar de falar ou falar com certo constrangimento do assunto, mas devemos ensinar, demonstrar honestidade e transparência no manuseio desses recursos que são levantados para o sustento da obra do Senhor.
Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário