segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ESTUDOS BETESDA / I CORÍNTIOS / PARTE 12

Igreja, Corpo de Cristo
I Coríntios 12
A questão:
A Igreja de Corinto embora fosse uma igreja onde não havia falta de dom algum (Cap.1:7), ela não faz o uso correto destes. Os dons acabam sendo motivo de divisão do corpo e para exaltação de pessoas que se sentiam melhores por possuírem determinados dons.

O que Paulo diz?
Ele divide sua argumentação em dois momentos:
• Dons, o que são e para que servem? Vs.01 ao 11
• A Igreja é como um Corpo Espiritual. Vs.12 ao 31

Dons, o que são e para que servem?
É necessário em primeiro lugar fazer a diferenciação de algumas palavras, pois na maioria das vezes empregamos a palavra dom para definir qualquer habilidade pessoal que receba destaque. Por exemplo: Quando alguém tem habilidade para jogar futebol, diz-se que este possui dom de jogar bola.
Paixão – Aquilo que nos dá extremo prazer em fazer, não necessariamente a pessoa irá se destacar na pratica dessa sua paixão. Por exemplo: Posso ser apaixonado por futebol e ser um tremendo perna de pau.
Dons Naturais (talento) – São qualidades inatas a pessoa. São aquelas pessoas que desde criança apresentam uma habilidade para fazer algo. Por exemplo: A criança que aprende a tocar um piano com facilidade diferenciada.
Dons espirituais – São aqueles apresentados pela Bíblia.
Todos os descritos acima são dádivas de Deus, e o que faz a diferenciação deles é que somente os que pertencem ao Corpo de Cristo é que possuem os dons espirituais.

Vamos então ver algumas orientações de Paulo a respeito dos dons espirituais.
Os Dons são uma dádiva de Deus vs.11, 18, 24 e 28. – A palavra original é charismata , que vem da palavra charis = graça. Ou seja, Deus: distribui v.11, dispõe v.18, coordena v.24 e estabelece v.28.
Os Dons são diaconia v.5 – A palavra serviço no original grego é diaconia, eles servem não para a satisfação pessoal, mas para o serviço do Corpo. Não é para a auto-promoção e sim para a edificação do outro.
Os Dons são dados a cada membro v.7 – Todos os membros do Corpo de Cristo, possuem pelo menos um Dom Espiritual, não existe crente sem que Deus lhe tenha dado um Dom.
Os Dons tem um propósito v.7 – Edificação do Corpo de Cristo e para Glória de Deus. 10:31

Os problemas de Corinto:
• Dons especiais – Em uma igreja onde todos os dons eram vistos em seus cultos, eles valorizavam alguns dons em detrimento de outros. Ao que tudo indica o problema estava no dom de línguas, eles acreditavam que eram especiais e diferenciados aqueles que possuíam este dom. Incrível como ainda hoje este problema é visto em nosso meio, alguns grupos acreditam que aqueles que possuem este dom, são um tipo de crente mais espiritual que os demais. Paulo diz que Deus distribui os dons como lhe apraz v.11 , e no capítulo 14 ele vai corrigi-los quanto ao mal uso deste dom.
O dom não é indicador de espiritualidade, não podemos dizer que um crente ou uma igreja é mais espiritual por existir em seu meio grande manifestação de dons. Basta olharmos para o exemplo da Igreja de Corinto e quantos problemas existiam nesta igreja em que todos os dons eram vistos.

Posições em relação aos dons:
• Cessacionistas – Acreditam que aqueles dons apresentados em I Coríntios 12 são exclusivamente para os tempos apostólicos.
• Ignorantes – Aqueles que não sabem nada a respeito de dom, e desconhecem portanto a sua importância para a edificação da Igreja.
• Medrosos – Sabem da existência, mas não querem caminhar por uma área que possa lhe trazer insegurança e necessidade de mudança de vida.
• Crêem na Contemporaneidade – Os dons registrados nos tempos dos apóstolos estão a disposição da igreja de hoje.
Não é porque há um mal uso dos dons espirituais que nós vamos negar a existência destes ou menosprezar a necessidade de conhecermos quais são os nossos como usá-los para o serviço.

A Igreja é como um Corpo Espiritual
Algumas figuras são utilizadas para exemplificar a natureza da Igreja, são elas: família, exército, templo e noiva. Mas Paulo diz que a Igreja do Senhor é como um Corpo, pois este possui algumas características relativas a Igreja do Senhor, são elas:
• Unidade do corpo v.12 e 13 – Não é uma unidade organizacional e nem denominacional, mas espiritual.
Peter Wagner cita dois fatores para a unidade do corpo:
o O sangue – Circula em todo o corpo e une as partes que lhe pertencem. Assim também se não for o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado I João 1:7, não seríamos um só corpo.
o O Espírito – Assim como todas as partes do corpo pertencem ao mesmo Espírito, a Igreja de Cristo pertence ao Espírito Santo de Deus. I Cor.3:16
• Diversidade do corpo vs.14 – 20 – Um corpo não pode ser somente formado pelo olho, o olho é somente parte desse corpo. Nós sozinhos não somo o Corpo de Cristo, mas parte dele e precisamos estar unidos aos outros membros para que haja saúde.
Muitos problemas ocorrem dentro da igreja, quando queremos que todos gostem da mesma coisa que nós gostamos e se comportem como nós entendemos ser o melhor. A igreja não pode ser formada com um único tipo de pessoa, unidade não significa uniformidade.
• Mutualidade do corpo vs.21 – 31 - Paulo relaciona alguns problemas que existiam na Igreja de Corinto e que também ocorrem em nosso meio, são eles:
o Complexo de inferioridade – Alguns irmãos estavam se sentindo inferiores por não possuírem algum dom que era tido como sinal da mais alta espiritualidade na igreja. Aqueles que não possuíam, por exemplo, o dom de línguas se sentiam menos espirituais que os demais. Assim também em nossas igrejas tende-se a valorização de determinados tipos de dons dentro de nossa comunidade, isso tem trazido em algumas pessoas o mesmo sentimento de inferioridade. Precisamos entender que Deus distribui como Ele sabe ser o melhor e que cada um de nós somos únicos na realização do seu propósito para a igreja.
o Complexo de superioridade vs.21 – 24 – Frases do tipo:
“Aqui está um GRANDE HOMEM DE Deus!”
Tem levado muitas pessoas a soberba e a auto-promoção. A igreja não é uma feira de vaidades e disputa por reconhecimento. Paulo vai dizer que é o menor dos apóstolos e vai se dizer um miserável pecador. Não há espaço no Reino de Deus para quem se julga melhor que o seu irmão.
o Mutua cooperação vs.25 - 28 – Não se pode pensar na hipótese de um membro do corpo viver sua vida isolada e sem a necessidade da ajuda de outros irmãos. Todos são importantes, basta que a unha do menor dedo do seu pé fique inflamada que todo o seu corpo sentirá. Assim também deve ser a igreja, todos devem se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Não existe nenhum crente completo em si mesmo.
Somos um corpo e a forma que Deus usa para que sejamos benção neste corpo, é através do dom que Ele lhe deu. Portanto precisamos saber qual é o nosso dom e utilizarmos nossa paixão para o exercício deste dom.
Por exemplo:
Dom: Evangelista
Paixão: Futebol
O irmão forma uma escola de futebol e dessa forma leva muitos meninos a conhecerem do amor de Deus.
Portanto meu querido irmão, não perca tempo! Deus lhe capacitou para que você seja uma benção para sua igreja.

Princípios Bíblicos
• Romanos 12:6-8;
• I Coríntios 12 e 14
• Efésios 4:11 - 13

Perguntas
• Você sabe a diferença entre dom espiritual, natural e paixão?
• Qual é o seu dom espiritual?
• Qual é a sua paixão?
• De que forma você pode juntar os dois?

Apologia:
Ecumenismo – Existe por parte de muitas pessoas a idéia de que o propósito de Deus para as religiões é a unificação. Utilizam-se muitas vezes deste texto que fala da igreja como um corpo, para justificar uma ação ecumênica. Muitos pastores evangélicos (principalmente na Europa e América do Sul) tem seguido este caminho. Não cremos assim, pois para que haja a união deste corpo é preciso possuir o mesmo sangue (I João 1:7) e o mesmo Espírito (I Coríntios 3:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário