segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ESTUDOS BETESDA / ECLESIOLOGIA

ECLESIOLOGIA

PARTE 4

“E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” Cl 1.18

No estudo passado, vimos às questões relativas ao pastor, seu significado, suas funções, qualificações e como a igreja pode ser benção na vida dele. Já neste estudo estaremos entrando em um assunto que faz uma distinção grande entre a nossa doutrina e a das demais igrejas evangélicas. Na história da igreja batista, existe o registro de muita perseguição e luta, exatamente por ela se manter firme em algumas dessas doutrinas que iremos estudar. Portanto é de extrema necessidade sabermos responder o que cremos e porque cremos! Não podemos ser o tipo de crente e igreja que aceita tudo e não sabe apresentar uma resposta bíblica sobre nossa fé. Como dizia John Stott: “Crer é também pensar!”.

QUAL DEVE SER A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E O ESTADO?
De completa e absoluta separação, embora creiam os batistas que o crente é cidadão de duas pátrias enquanto no mundo: a pátria temporal ou seu País de nascença, e a pátria celestial, da qual somos embaixadores (Fp 3.20; Mt 22.21). Isto significa que devemos cumprir com todas as nossas obrigações como cidadão brasileiro, e ainda mais, ser exemplo em todas elas. Devemos inclusive orar pelos nossos governantes e trabalhar pelo bem do Estado.

A Igreja uniu-se ao Estado a partir de Constantino, e ainda hoje vemos as consequências dessa desastrosa união. A Inglaterra também é um exemplo de união entre Igreja e Estado (Anglicanismo) e como está união pode matar a fé cristã. Portanto nós somos historicamente contra qualquer tipo de aliança política ou recebimento de benefícios em detrimento de outro grupo de fé diferente do nosso. O Estado existe para o bem comum de seus cidadãos, independente de raça, cor ou religião.

QUAIS SÃO AS ORDENANÇAS DE UMA IGREJA BATISTA?
O Batismo e a Ceia do Senhor.

O QUE É BATISMO?
A palavra batismo quer dizer “imersão”; portanto, imersão nas águas, que simboliza morte e sepultamento em Cristo. Ao emergir (voltar das águas), essa emersão simboliza a ressurreição do crente em Cristo, para viver em novidade de vida (Rm 6.3,4). Alguns grupos evangélicos batizam por aspersão (jogar um pouco de água sobre a cabeça), mas não é este o significa da palavra batismo e nem encontramos nas escrituras alguém que foi batizado sendo jogado um pouco de água na sua cabeça. (Mt 3.16; At 8.38,39)

Esta doutrina custou um preço altíssimo para os batistas ao longo da história, pois houve muita perseguição e morte dos fiéis batistas por não batizarem crianças e batizarem por imersão. Conta-se que famílias batistas eram amarradas todas juntas a pedras grandes e jogadas em lagos para morrerem imersas nas águas, tudo isto por não negar a sua fé na Palavra.

QUEM DEVE SER BATIZADO?
Somente aquele que tendo aceitado a Cristo como Senhor e Salvador cumpre o que determina a Palavra de Deus em II Cor 5.17. Após a sua conversão, o novo crente é discipulado, levado a dar profissão e fé e posteriormente conduzido ao batismo.

POR QUE NÃO BATIZAMOS CRIANÇA?
Porque a Bíblia nos diz que para ser batizado é necessário o arrependimento de meus pecados e o recebimento, por fé, de Jesus Cristo como meu Salvador e Senhor (At 2.41; At 3.19, At 8.36, 37), uma criança não possui entendimento suficiente para tomar tal decisão.

POR QUE O BATISMO É UMA ORDENANÇA?
Porque é uma ordem dada por Jesus (Mt 3.5, 6, 13, 17).

O BATISMO SALVA?
Não. Só Jesus Cristo pode por Graça e mediante a fé salvar o homem perdido (Ef 2.8, 9). O pecador que se encontrou com Jesus na cruz, foi salvo sem ser batizado (Lc 23.39-43).

SE O BATISMO NÃO SALVA, PARA QUE SER BATIZADO?
Porque é uma ordem de Cristo, e como tal precisa ser cumprida (Mt 28.19).

QUANTAS FORMAS DE BATISMO EXISTEM?
Apenas uma, embora alguns grupos (católicos, presbiterianos e episcopais) pratiquem o batismo por aspersão (água sobre a cabeça).

QUAIS AS EXIGÊNCIAS PARA QUE ALGUÉM SEJA BATIZADO?
Reconhecer que é pecador; crer que somente Jesus Cristo pode salvá-lo; aceita-Lo como Salvador; Obedecê-Lo como Senhor.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE ENTRADA EM UMA IGREJA BATISTA?
Batismo – Forma natural de alguém que foi convertido ao Evangelho; a pessoa é discipulada, levada a dar profissão de sua nova fé e posteriormente imersa nas águas. O Batismo pode dar-se em um batistério (grande recipiente que comporta água suficiente para imergir o novo fiel), na piscina, na cachoeira, no açude e até mesmo em um buraco cavado no chão e cheio de água (pr Sergio – África).

Carta de Transferência – Forma como as igrejas batistas se comunicam, toda vez que alguém deseja ingressar em nossa igreja, vindo de outra igreja, é enviada uma carta para a igreja de origem, solicitando a formalização da transferência do novo membro. Esta igreja de origem responde a carta com outra carta, onde ratifica a transferência. Isto pode parecer formalidade de mais, mas é uma maneira de melhor se organizar e receber informações daquela pessoa que deseja ser membro de sua igreja.

Reconciliação – Ocorre quando a pessoa passou por um processo de exclusão da lista de membros de uma igreja batista e deseja agora se tornar membro novamente.

Aclamação – Quando o candidato pertencia a uma outra igreja evangélica que não fosse a batista, não ocorre o envio de cartas, mas a igreja em assembléia decide se recebe ou não o a solicitação do ingresso do fiel.

QUAIS AS FORMAS DE SAÍDA DE UMA IGREJA BATISTA?
Carta de transferência – Maneira mais comum de saída de um membro da igreja batista.

Morte – É registrado em assembléia a morte do membro da igreja.

Exclusão – Por desvio doutrinário ou abandono da fé cristã, pode ocorrer a exclusão de um membro. Geralmente se dá após a busca efetiva da igreja na restauração do membro, caso se esgotem todas as possibilidades não há outra solução.

Carta compulsória – Maneira pouco usual, mas geralmente se dá quando ocorre litígio entre a igreja e o membro.
Toda a entrada e saída de membros da igreja, não importa a forma que se dê, deve passar pela assembléia da igreja, pois esta é a autoridade máxima da igreja e somente ela pode deliberar sobre tais assuntos. Mas é importante que esses momentos possam ser conduzidos por um espírito cristão genuíno e livre que cismas e partidos, pois muitas vezes o que ocorre é que as assembléia viram campo de batalha de idéias e cheias de gostos pessoais.

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário