sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ESTUDOS BETESDA / I CORÍNTIOS / PARTE 11

QUESTÕES ACERCA DO CULTO
I Coríntios 11
A questão:
Neste capítulo, Paulo vai tratar de dois assuntos que estavam causando bastante polêmica dentro da Igreja de Corinto, são eles:
• A posição da mulher no culto cristão;
• Problemas referentes a Ceia do Senhor.

O que Paulo diz?
A Posição da mulher no culto cristão
Mais uma vez é extremamente importante o conhecimento do contexto cultural em que esse texto foi escrito, para que não se façam interpretações completamente fora do propósito para o que ele foi escrito. Interpretações erradas a respeito deste texto tem levado pessoas, que muitas vezes são sinceras em suas práticas, a entenderem que o uso do véu para mulher é obrigatório, que a mulher não pode “tosquiar-se ou rapar-se” e até mesmo a atribuir valores a Ceia do Senhor que o texto não diz.
Paulo vive em uma cultura onde a mulher não possuía qualquer valor, era considerada inferior ao homem. Na cultura grega chegava-se a afirmar que elas não precisavam de religião. A não ser no culto a Afrodite, onde as mulheres eram as prostitutas cultuais, é que elas poderiam ter participação, até assim era para se prostituir. Da mesma forma na cultura judaica, não existia a possibilidade de uma sacerdotisa mulher ou uma levita mulher, todos os líderes religiosos e todos os que tinham alguma participação no culto, eram homens.
As mulheres quando se convertiam ao cristianismo passavam a poder participar diretamente no culto, pois elas podiam orar e profetizar (v.5). Isso era um grande avanço na liberdade da mulher no contexto religioso, pois até então ela era tida como alguém inferior e que não precisava nem mesmo de religião (como os animais). As irmãs da Igreja de Corinto precisavam então receber uma orientação de Paulo, para que a sua liberdade em Cristo não se tornasse um problema para a igreja.

Paulo então diz:
Usem o véu! V.5
“Nas terras orientais o véu é o poder, a honra e a dignidade da mulher. Com o véu na cabeça, ela pode ir a qualquer lugar com segurança e profundo respeito. Ela não é vista; é sinal de péssimos modos ficar observando na rua uma mulher velada. Ela está só. As demais pessoas à sua volta lhe são inexistente, como ela o é para elas. Ela é suprema na multidão...Porém, sem o véu, a mulher é algo nulo, que qualquer um pode insultar...A autoridade e a dignidade de uma mulher se esvaem com o véu que tudo cobre, quando ela se descarta dele.” Leon Morris
Por uma questão puramente cultural, Paulo aconselha as mulheres a fazerem uso do véu, pois assim elas não seriam confundidas com adoradoras de cultos pagãos e seriam respeitadas onde quer que fossem. Além disso o que distinguia uma mulher do homem, era exatamente o véu. O véu para mulher era sinal de honradez, modéstia e submissão ao marido. Portanto é completamente inadequado a obrigatoriedade do uso do véu para as mulheres de nossas igrejas.

Cabelo curto, “tosquiar-se ou rapar-se” v.6
É impressionante, mas esse verso é interpretado ao pé da letra por alguns grupos que proíbem a mulher de possuir um ato de higiene pessoal. Paulo diz que as irmãs não poderiam cortar o cabelo curto porque senão seriam semelhantes as prostitutas cultuais de Afrodite.

Submissão vs.8 – 10
Submissão não significa inferioridade da mulher em relação ao seu marido, mas que ela precisa ser uma auxiliadora daquele que deve exercer a figura de governo do lar. A palavra cabeça “kephale” (grego), significa governante de uma comunidade.
Geralmente as mulheres “torcem o nariz” quando ouvem falar de submissão, pois lhes vem logo a mente a figura de um homem autoritário e que rejeita o diálogo dentro do lar. Esse tipo de atitude não corresponde a submissão bíblica, pois se para a mulher Deus disse que deveria ser submissa, ao homem Deus disse que ele deveria dar a vida pela sua esposa, além de tratá-la com honra e como a parte mais frágil da casa.
As mulheres da Igreja de Corinto, quando deixavam de usar o véu estavam desonrando seus maridos e isso dentro da cultura era tido como um ato de rebeldia e insubmissão em relação ao seu marido. Hoje não seria o véu, mas qualquer atitude que levasse a desonra e mostrasse desrespeito da mulher em relação ao seu marido e ao seu lar.

Homem e mulher iguais diante de Deus vs.11-16
Paulo vai dizer que “no Senhor” há um interdependência do casal v.11 e que ambos são igualmente importantes para Deus v.12. Existe então uma valorização por Deus da figura da mulher, do homem e da relação entre eles. Mostrando assim que a boa relação entre eles glorificaria o nome de Jesus e daria um bom testemunho para a comunidade.

A Ceia do Senhor
Paulo inicia o texto dizendo “nisto não vos louvo” v.17, pois a celebração que deveria trazer ensinamentos profundos para a igreja estava tendo o efeito contrário.
Eles se ajuntavam para pior v.17 -19 – Havia entre eles partidarismo e desunião. A Ceia é exatamente ao contrário, é um momento de comunhão do Corpo (igreja) com Cristo (cabeça) e dos seus membros entre si (igreja). É impossível participar da Ceia, como Deus quer, estando em desunião com o meu irmão.
Se reuniam para comer! V.20-22 – Historicamente havia uma festa que precedia o memorial, era a festa Ágape (festa do amor), onde os irmãos levavam comida e participavam de um delicioso momento de confraternização e união, pois os irmãos mais ricos compartilhavam de seus alimentos com os mais pobres. Eles estavam fazendo exatamente o contrário, pois os irmãos ricos formavam os seus grupos e deixavam de lado os mais pobres. Comiam, bebiam em seus grupinhos e depois participavam da Ceia como se nada tivesse ocorrido.

Na Ceia do Senhor devemos fazer quatro coisas:
1) Olhar para trás v.26 – “Anunciais a morte do Senhor”, significa que deveríamos relembrar o sacrifício de Jesus por nós. Ele é o sacrifício, o Cordeiro Pascoal, o centro da Ceia!
2) Olhar para frente v.26 – “Até que Ele venha”. A Ceia aponta para a “parousia” (volta do Senhor). A Igreja não pode viver como quem vai viver toda a eternidade na terra, não pode viver com os valores terrenos em mente. Lembre-se que não somos deste mundo, nossos valores são valores eternos. (João 17:14)
3) Olhar para dentro de si v.28 – Este também é um momento de olhar par dentro de si e pedir para o Senhor sondar o teu coração e mostrar o que precisa ser mudado. Paulo diz: Examine-se e coma. Não é para você examinar e não comer. Você não deve fugir da Ceia por causa do pecado, mas fugir do pecado por cauda da Ceia. Este também é um momento de restauração para a igreja.
4) Olhar para os irmãos v.33,34 - O erro da igreja é que os ricos estavam preocupados em encher a barriga e beber, deixando de lado o irmão mais pobre e necessitado. A Ceia nos leva a olhar para o lado e ver o irmão de uma maneira especial, diferente da que eu tenho visto, me importando com suas lutas e necessidades.

“As ordenanças de Cristo podem nos fazer melhores, ou nos farão piores; se elas não nos quebrantarem e nos amolecerem; nos tornarão mais endurecidos.” Mathew Henry

Princípios Bíblicos
• Efésios 5:22 – 33;
• Judas 12
• Mateus 26:26-30.

Perguntas
• Entendeu como é importante o conhecimento da cultura da época em que o texto bíblico foi escrito?
• Entendeu o princípio de submissão e autoridade da mulher?
• Qual o significado da Ceia do Senhor?
• A Ceia me leva a olhar para onde?

Apologia:

“De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.” I Cor.11:2
Igreja Católica Romana – Usa este texto para justificar a obediência as tradições impostas por Roma. A tradição para o católico tem o mesmo/maior valor que a Bíblia.
Resposta: Os preceitos (tradições) no verso acima, trata-se do que viria a ser a Bíblia Sagrada. A transmissão da Palavra de Deus, quando os apóstolos ainda estavam vivos, obviamente era feita de forma oral. Jesus em Mateus 28:20 orienta os seus discípulos a ensinarem o que ele próprio havia ensinado. Mas os discípulos não poderiam por sua própria vontade inserir qualquer ensinamento novo ou contraditório. Em Apocalipse, Deus declara que aqueles que incluíssem ou retirassem qualquer palavra seria amaldiçoado (Apocalipse 22:28).

“...e Deus, o cabeça de Cristo.” I Cor.11:3
Testemunha de Jeová – Dizem que se Deus é o cabeça, Jesus então é inferior a Deus.
Resposta: Devemos observar que o texto diz o seguinte: “E o homem é o cabeça da mulher”. Entretanto, tanto o homem quanto a mulher são da mesma natureza. A Bíblia declara ainda: “E serão ambos uma carne” Gen.2:24. Assim, Jesus e o Pai possuem a mesma natureza divina João 10:30-33.

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário