segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 3

ARREPENDEI-VOS

Marcos 1:14,15
Mateus 4:12-17
Lucas 4:14,15

Existe em nossos dias uma frase ouvida regularmente e que expressa a forma de pensar deste mundo, que é a seguinte: “Eu não me arrependo de nada na minha vida”. Ouvimos artistas, políticos, jogadores de futebol e muitas outras personalidades de nossa sociedade justificando o fim de um casamento, briga, atos ilegais e tantas coisas dizendo que não se arrependem de nada do que fazem. Esta forma de pensar é diretamente oposta a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, pois entendemos que a porta de entrada do Reino dos Céus é o arrependimento e que durante toda a sua vida e regularmente o crente vai precisar se arrepender de seus pecados para tornar-se cada dia mais santo como Ele é. Vejamos alguns textos que vão nos mostrar que a mensagem de Deus ao homem consiste em um chamado ao “Arrependimento”, vejamos:
• Antigo Testamento – Is.1:27; Jer.15:19; Jer.8:6 e Jon.3
• Jesus – Mc.1:15, Mat.4:17; Mat.11:21; Mat.12:41 e Lc.13:3,5
• João Batista – Mat.3:3
• Apóstolos – At.2:38; At.3:19; At.17:30; Apoc.2:16,21 e Apoc.3:3
Jesus inicia o seu ministério declarando “Arrependei-vos e crede no Evangelho”, na cruz pouco antes de sua morte ele leva a mensagem de arrependimento ao ladrão que estava sendo crucificado ao seu lado (Luc.23:39-43) e após a sua ressurreição também leva a mensagem de arrependimento a Pedro (Jo.21:15-23).
Depois de vermos que a mensagem central de Deus ao homem consiste em arrependimento de seus pecados e a fé em Jesus Cristo, vamos a partir de agora trazer alguns conceitos sobre o tema que é extremamente importante para nossa saúde espiritual.
A porta de entrada do Reino dos Céus é o arrependimento e a fé em Jesus Cristo

O QUE É ARREPENDIMENTO?
No grego “metanoeo” = mudar de mentalidade ou pensamento. Reflete bem a palavra hebraica “shub” que aparece 120 vezes no Antigo Testamento e tem a conotação de voltar (a Deus).
Qual a diferença entre arrependimento e remorso?
“A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação e não produz remorso, mas a tristeza segundo o homem produz morte. Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que ansiedade para estarem isentos de culpa, que preocupação, que desejo de ver justiça feita! Em tudo vocês se mostram inocentes a esse respeito”
II Cor.7:10,11
A diferença básica entre o arrependimento e o remorso, consiste no fato em que o arrependimento produz na pessoa uma nova forma de pensar, sentir e agir. Ainda que durante sua vida ela venha a incorrer no mesmo erro, isto produzirá nele sentimentos de rejeição e até nojo do pecado cometido. O remorso produz uma inquietação passageira na consciência da pessoa, podendo ela poucos minutos depois voltar a cometer o mesmo erro.
O arrependimento produz na pessoa uma nova forma de pensar, sentir e agir.

Para entendermos melhor, vamos ver na Bíblia ambos os exemplos:
TRÊS CASOS DE REMORSO
BALAÃO (Nm.22-24) – Balaque, rei dos moabitas (22:4), após ver o povo de Deus se aproximar, ficou cheio de temor e procura um “profeta” para que este pudesse amaldiçoá-los, o nome dele é Balaão. A princípio parece que ele é alguém obediente a Deus e que não vai ousar proferir maldição contra o povo de Israel, mas não é o que acontece. Balaão não deveria nem mesmo ir até o rei, e por isso é repreendido por uma jumenta (22:21).
Há profetas como Balaão, mais cegos que uma jumenta.
Após chegar ao rei ele oferece sacrifício por duas vezes em 7 altares, e logo após não consegue mencionar palavras de maldição e sim de benção sobre Israel. Não se dano por satisfeito, Balaão dá um conselho que mais tarde vai ser a ruína de Israel, ele diz: “Dê a eles suas mulheres, pois elas os levarão a idolatria” (25:1-5; 31:15,16). Balaão representa o crente que pensa que é possível sacrificar em dois altares, pensa que é possível viver uma vida com Deus sem que haja um verdadeiro arrependimento de sua parte. Veja ele até parece um profeta, mas não há arrependimento (novo pensar, sentir e agir). O primeiro tipo de arrependimento, que não é arrependimento e sim remorso, é exemplificado por um homem que quer viver uma vida dupla, pensa que é possível oferecer culto a Deus e aos demônios, agradar a Deus e aos homens, e se corrompe por ganância. (II Ped.1:15,16; Apoc.2:14).
SAUL (I Sam.15) - O povo de Israel entra em guerra contra os Amalequitas e Deus havia dado uma ordem por intermédio de Samuel, eles deveriam destruir tudo o que encontrassem, nada deveria escapar. Saul após vencer a batalha, decide poupar o “melhor” que havia entre os amalequitas v.9, desobedecendo assim a Deus. Samuel então o repreende e diz que o seu reino havia sido rejeitado por Deus e que Ele levantaria um outro rei em seu lugar. A princípio até parece que Saul está arrependido de haver desobedecido ao profeta e a Deus (vs.24,25), mas ele na verdade estava preocupado com a opinião e a aprovação do povo (v.30), suas ações são sempre forçadas pelas circunstâncias (13:12) e esse tipo de atitude é rejeitada por Deus. Saul representa a pessoa que possui um aparente arrependimento, mas que na verdade não passa de uma necessidade de ser aprovado e visto pelas pessoas que ele julga serem importante.
Diante das pessoas há choro e palavras de confissão, mas não representam o que de fato há dentro do seu coração
JUDAS (Mt.27:1-10) - O texto bíblico vai dizer que Judas após ter traído a Jesus e visto que ele foi condenado, foi enforcar-se.
O remorso não produz vida, mas morte

EXEMPLOS DE ARREPENDIMENTO
DAVI (II Sam.11,12 e Salmo 51) - Davi vive nestes capítulos os piores momentos de sua vida, pois são neles que ele é visto adulterando e cometendo um assassinato. A lei era bem clara em declarar que esse tipo de pecado deveria ser punido com a morte por apedrejamento. Mas ele continua levando a vida normalmente até que aparece um profeta de Deus que o chama ao arrependimento, a partir daí vemos os passos do verdadeiro arrependimento e o que Deus pode fazer na vida de alguém arrependido dos seus pecados. Vejamos que passos são estes:
1. ACEITA A REPREENSÃO (II Sam.12:7) – O profeta Natã após contar uma historinha para Davi, ouve da boca do próprio rei “Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto.” V.5, o profeta então coloca o dedo em sua cara e lhe diz “TU ÉS O HOMEM”. Uma das maiores dificuldades em nossos dias está no fato de que as pessoas não querem ser incomodadas e nem contrariadas, atitude típica de uma criança que ainda não entende o que deve e o que não se deve fazer. Muitas são as pessoas que se relacionam com Deus e com seus líderes desta forma, e isto tem levado a igreja a viver muitos problemas.
O primeiro passo de uma pessoa arrependida, é a aceitação do confronto com a verdade (Bíblia)
A Bíblia também nos adverte quanto aqueles que não gostam de ser repreendidos, e os chama de tolos ou escarnecedores.
“Não repreenda o escarnecedor, para que não te odeie; repreenda o sábio e ele te amará” Pv.9:8
2. RECONHECIMENTO DO PECADO (II Sam.12:13; Sal.51:1-4) - Após ser confrontado pelo pecado, Davi chora e declara “PEQUEI”. Ele não transfere a sua responsabilidade alegando que foi Bate-Seba que não deveria ter tomado banho no terraço de sua casa, ou que ela o seduziu, mas assume a sua responsabilidade diante de Deus e do profeta. No capítulo 51 de Salmos, Davi usa três palavras que mostram esse perfeito reconhecimento de seus atos.
Transgressão v.1 – Rebelião, revolta da vontade contra a autoridade. Davi admite que foi rebelde. Sua própria vontade prevaleceu, ele foi governado por um desejo lascivo e fez o que sua consciência reprovava. Foi um ato deliberado de desobediência, uma violação da autoridade Divina.
Iniquidade v.2 - Algo sujo, indigno, vergonhoso. Veja em Gal.5:19-21 uma relação de atos iníquos que Paulo vai chamar de obras da carne. Davi reconhece que agiu como um iníquo.
Pecado v.3 – Errar o alvo, transgressão da Lei (I Jo.3:4). Pense e responda para você mesmo:
Qual foi a última vez que você chorou pelos seus pecados? Se isto já faz muito tempo, é sinal que você está com o coração endurecido!
Se isto já faz muito tempo, é sinal que você está com o coração endurecido e tem sentido remorso e não arrependimento. O verdadeiro arrependimento leva o homem a um profundo sentimento de tristeza pelo pecado cometido. Davi fica profundamente entristecido pela dor de ter pecado.
3. CONFISSÃO DE PECADOS (Salm.51:4) – Não há perdão de pecados sem que haja confissão destes a Deus (I Jo.1:09). Davi está profundamente arrependido, e confessa seus pecados àquele que pode perdoar todos os pecados e jogá-los no profundo mar (Mq.7:19). Não encontro na Bíblia nenhuma ordem para que você faça uma confissão de púlpito diante de toda a igreja, a não ser que realmente seja necessário é que você deve fazê-lo.
Outra questão importante é a necessidade de se confessar os pecados uns aos outros. Deus colocou pessoas certas para este tipo de situação. Não devemos abrir o nosso coração para qualquer um, pois poderemos estar incorrendo em um grande erro e que nos trará muita tristeza e derrota. As pessoas ideais para que você abra o seu coração são: pastor, familiares e amigos cristãos.
Entenda querido irmão, Deus perdoa os pecados de um homem que os confessa e deixa, mas as conseqüências deles vem sobre nós Gal.6:7. O filho de Davi morre e ele recebe uma sentença do profeta Natã (II Sam.12:10,11). Portanto não devemos viver uma vida inconseqüente por sabermos que Deus pode perdoar nossos pecados, se assim agirmos é por que não nos arrependemos de verdade e sim sentimos remorso.
4. PEDIR A DEUS A RESTAURAÇÃO DE SUA VIDA (Sal.51:6-12) – Davi entende que o grande interessado na restauração de sua vida é Deus, e Ele pode todas as coisas, então ele pede:
Purifica-me e lava-me v.7 - O pecado contamina o homem e suja o seu coração, o salmista pede que o Senhor o torne limpo e puro daquilo que está agora sujo por causa do pecado (Is.1:18).
Cria em mim, ó Deus, um coração puro v.10 – Davi pede ao Senhor um novo coração, uma nova história de vida. Dentre as coisas maravilhosas que Deus faz na vida de um homem arrependido são: Ele dá um novo coração (Ez.11:19) e faz dele uma nova criação (II Cor.5:17).
Restitui-me a alegria v.12 – Dentre as conseqüências do pecado, a perda da paz é uma delas. Davi perde a paz e o seu filho morre. Ele então pede ao Senhor que volte a trazer a alegria da salvação.
Duas coisas maravilhosas Deus faz na vida do homem,são: Ele dá um novo coração (Ez.11:19) e o faz uma nova criação (II Cor.5:17)
O que Jesus está dizendo nestes versos é: “O Rei chegou, e para você pertencer a este Reino, precisa se arrepender e confessar seus pecados, e crer em mim.” A porta de entrada do Reino dos Céus é o arrependimento, logo precisamos avaliar se realmente nossas ações refletem a vida de um homem arrependido ou com remorso. João batista adverte aos religiosos de Jerusalém a produzirem frutos digno de arrependimento (Mt.3:8), que significa possuir uma nova forma de pensar, sentir e agir.
A tristeza segundo Deus produz vida, a tristeza segundo o mundo produz morte
Que Deus nos abençoe a sermos encontrados por Ele como alguém com o coração quebrantado e disposto a descer todos os dias “a casa do oleiro” para sermos transformados na imagem de seu Filho.

Pr Fulvio Santos

 
A JESUS CRISTO SEJA TODA HORNA E GLÓRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário