sábado, 20 de agosto de 2011

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 2

A Tentação de Jesus
Mc 1.12,13
Mt 4.1-11
 Lc 4.1-13

Após ter passado pelo batismo e ter o seu ministério testificado pelas Escrituras, pelo precursor e pelo Pai, Jesus antes de dar início as suas atividades foi impelido pelo Espírito Santo ao deserto. Somente em Marcos encontramos essa expressão tão forte (impelido) e que mostra que a sua história no deserto foi plano dos céus e não uma artimanha do inimigo para destruí-lo e impedir que os planos divinos fossem realizados. Aliás isso é visto não somente na vida de Jesus, mas outros grandes homens da história bíblica tiveram que passar pelo deserto da provação antes de ter início o seu ministério. Veja o caso de Moisés (Êxodo 2), que foge para o deserto e é lá que vai receber a visão e o chamado de Deus para uma grande obra. Portanto se desejamos ter um ministério aprovado por Deus, o deserto vai fazer parte de nossa história, porque é lá que os grandes homens são moldados, não é no conforto do Egito e nem em meio aos aplausos das pessoas, mas sendo tentado e vencendo com as armas que Jesus neste texto nos ensina a usar para vencermos as artimanhas do inimigo de nossas almas.

Vejamos algumas questões importantes em relação ao texto:

“E logo o Espírito o impeliu para o deserto.” 1:12

Logo – Em Marcos encontramos essa palavra 41 vezes, ela nos dá a idéia de urgência, ação e imediatismo. Após o momento sobrenatural e maravilhoso, em que Jesus recebe a confirmação do Pai “Tu és meu Filho amado, em ti me comprazo” 1:11, o texto nos indica uma ação imediata onde Ele agora é conduzido com pressa, imediatamente, logo ao deserto.
“Jesus vai repentinamente do sorriso aprovador do Pai para as ciladas do maligno. Jesus sai da água do batismo para o fogo da tentação. Consagração e provação foram os dois elementos da inauguração do ministério de Jesus. Isso nos indica que a vida cristã não é uma colônia de férias, mas um campo de batalhas.” Rev. Hernandes D Lopes
O ministério (serviço) aprovado por Deus não é construído com o conforto dos escritórios, não e confirmado por um sobrenome de respeito, não é autenticado pela voz popular, e nem é precedido pela alegria de possuir um diploma de Bacharel, mas deve ser como foi com Jesus, com a vitória sobre a carne em meio ao deserto. Antes do ministério de Moisés ter início, foi preciso que ele matasse o egípcio, não aquele homem que ele escondeu debaixo da areia para que ninguém soubesse, mas o egípcio era ele mesmo e toda a sua forma de pensar e viver de um egípcio.
Querido irmão, para que o ministério que Deus nos confiou, seja lá qual for, tenha a aprovação de Deus, precisamos matar em primeiro lugar o egípcio que representa nosso velho homem e termos uma nova forma de pensar, de sentir e de agir. Não mais como um egípcio, mas como um cidadão dos céus.
Espírito – Não foi um de seus pais que o levou ao deserto, nem João Batista e nem mesmo um dos rabinos da época, mas o próprio Deus é que o impeliu. Portanto não é Satanás que está tomando a iniciativa de acabar com o ministério de Jesus, é Ele que está invadindo o território inimigo e esmurrando a sua porta para amarrá-lo (Mac.3:27).
“Se o diabo pudesse escapar daquele combate, certamente o faria.”
“Deus tem um único Filho sem pecado, mas nenhum filho sem tentação”
Rev. Hernandes D Lopes

A Tentação
O Evangelho de Marcos é simples em descrever esse momento de Jesus, mas nos demais evangelhos sinóticos, Mateus e Lucas, encontramos detalhes que são preciosos para entendermos no que o inimigo tentou Jesus e no que ele ainda hoje nos tenta. Vejamos então alguns elementos da tentação que são importantes observar:
O deserto – Lugar nada confortável para se estar, altas temperaturas de dia e baixas temperaturas à noite, sem contar o perigo de animais próprios da região. Vejamos algumas características específicas deste deserto onde Jesus esteve.
“Era o deserto de Jericó, um lugar ermo, cheio de montanhas e cavernas, de areias escaldantes durante o dia e frio gélido à noite. O deserto era um lugar de desolação e solidão. Os grandes homens caíram não em lugares ou momentos públicos, mas na arena da solidão e nos bastidores dos lugares secretos. O deserto é o lugar das maiores provas e também das maiores vitórias. O deserto é o campo de treinamento de Deus.”
William Hendriksen
Se não bastasse estar em um lugar assim, Jesus ficou durante 40 dias, tempo suficiente para aquele que está em dúvida quanto ao seu chamado e ministério, desistir de todos os seus projetos. Quarenta é o número da provação, vejamos alguns exemplos:
• Duração do dilúvio – Gen.7:12
• Jejum de Moisés no Sinai – Êx.34:28
• Caminhada de Elias até o Horebe – I Reis 19:8
• Tempo que Israel permaneceu no deserto – Sl.95:10
• Tempo de tentação de Jesus no deserto – 1:13
Foi quando Jesus estava sozinho, cansado, com fome e sede que Ele foi tentado. Assim também acontece conosco, quando estamos passando por estresse físico ou emocional, precisamos permanecer atentos às propostas que o inimigo nos faz.

Propostas de Satanás:
“Se és Filho de Deus, mande que essas pedras se transformem em pão.” Lc.4:3
Necessidades físicas - A principal de todas as necessidades do homem é a alimentação. Sabendo que Jesus estava já há 40 dias sem se alimentar, a oferta foi direta: “transforme as pedras em pão”. Essa oferta poderia também ser dita de outras formas, vejamos como poderia ser em nossos dias:
• Resolve seu problema, Deus vai entender!
• O que tem fazer isso? Você tem filhos para alimentar em casa e além do mais todo mundo faz!
• Eu fui ali naquele grupo porque eu preciso transformar essas pedras em pães! Ou seja estou sem dinheiro e preciso da minha benção não importa onde for o que eu precise fazer, vou atrás da solução do problema!
A mesma proposta tem sido feita hoje em dia e milhares de pessoas são vencidas pelo inimigo, quando demonstram que sua fome por ter, possuir e saborear coisas novas são muito superiores a sua fome de Deus. Responda as seguintes perguntas:
• Se você fosse convidado a um emprego que pagasse algo em torno de 20 salários mínimos, mas junto a oferta viessem as seguintes questões:
o Você vai precisar sonegar imposto;
o Você vai precisar vender um produto não confiável;
o Você vai precisar enganar e mentir;
O que você faria?
A proposta era: Jesus, você está com fome? Tenho aqui algo que vai resolver o seu problema de imediato, basta que você diga uma palavra!
Jesus usa a Palavra para vencer o inimigo, e a cada proposta vinha um texto bíblico como resposta, neste momento ele cita Dt.8:3.
Querido irmão, Jesus nos ensina que nossa maior necessidade não deve ser a fome de pão, mas da Palavra de Deus (Am.8:11). Vejo que muitas vezes nós temos tido fome de igreja, de CD, de DVD, de futebol, de pastores, de livros, e muitas poucas vezes de fato temos tido fome de Deus e de suas Palavras. Ore ao Senhor e diga: “SENHOR AUMENTA MINHA FOME DA TUA PRESENÇA!”
Poder e vitória sem cruz – “se prostrado me adorares, todos os reinos serão teu.” Lc.4:6-8.
A proposta gira em torno de poder, após mostrar a Jesus todos os reinos, ele diz: A vitória pode ser fácil, sem cruz e rápido, basta que se curve a mim. Novamente o que sai de Jesus é a Palavra Viva que está em Ex.20:5 e Dt.6:13.
Em todo momento nos é oferecido uma vitória sem cruz e cheia de poder, o que é na verdade um falso evangelho. O pior inimigo do crente não é aquela mentira descarada que todo mundo vê, é aquela mentira que mais se aproxima da verdade, é como aquele xampu de combate a caspa que “parece mas não é”. Aquele pastor que parece mas não é. Alguns os justificam dizendo: “Mas eu conheço alguém que foi lá e recebeu uma benção”, “Mas deu certo para alguém que eu conheço”, “Mas ele usa a Bíblia”.
Não existe evangelho sem cruz!

“Entrai pela porta estreita, larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela, porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” Mat.7:13,14

Não tentarás ao Senhor – “atira-te aqui abaixo” Lc. 4:9-12.

A proposta girava em torno do orgulho espiritual, ele dizia: “prova sua filiação divina e brinca com ela.” Jesus novamente responde com a Palavra Dt.6:16. O orgulho espiritual tem destruído a vida de muitos crentes que julgam poder todas as coisas. Geralmente fazem uso do texto de Fp.4:13, mas esquecem de ler os demais versos de 10 a 20. Tentar ao Senhor significa brincar com Deus, e isso não se faz.

Cuidado para você não estar brincando com:
• A salvação de sua alma;
• A vida de sua família;
• Sua vida de santidade e consagração;
• O ministério que Deus lhe confiou;
• De ser crente.

De tudo que fizermos, Deus nos trará a juízo e para todas as coisas há uma conseqüência Gal.6:7.

Vejamos então alguns ensinamentos deste texto:
• Todo ministério aprovado por Deus, é precedido pelo deserto da solidão e da provação;
• Como vencer quando sob tentação;
o Oração;
o Jejum;
o Palavra;
o Prática da Palavra – FÉ.
• Não somos tentados além de nossas forças – I Cor.10:13
• Resista às propostas do inimigo e ele fugirá de você – Tg.4:7
• Jesus não pecou, Ele é santo, santo e santos!
o Heb.2:17,18;
o Heb.4:14;

O texto encerra dizendo que Jesus foi servido pelos anjos no deserto, a vitória foi alcançada e agora foi o próprio Pai que providenciou o melhor. Saiba querido irmão que o crente é o único povo capaz de fazer festa no deserto – Ex.5:01, encontrar a Graça de Deus no deserto – Jer.31:2 e de ser serviço por Deus no deserto, mas para isso é preciso que você obedeça a sua Palavra e não ceda aos convites deste mudo.

Apologia
Uma das principais doutrinas cristãs atacada pelas seitas é a da trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). A divindade de Jesus e do Espírito Santo é questionada em todas as seitas, vejamos:

“Tentado por Satanás – Mac.1:13
TJ – Dizem que Jesus não pode ser Deus porque Ele foi tentado.
Resposta – Jesus possui duas naturezas: é Deus (Jo.1:1, I Jo.5:20; Ex.3:14 e Jo 8:58) e homem (I Tim.2:5). Como homem, a Bíblia diz que Ele em tudo foi tentado, mas não pecou (Hb.2:17,18; 4:15). A palavra tentar pode significar “provocar”, e, neste sentido, o Pai também foi tentado, mas nem por isso deixa de ser Deus: “Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?” (Ex.17:2).

Pr Fulvio Santos
 
A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário