quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 1

O Evangelho de Marcos

Marcos 1:1

Data: 55 - 70 d.C Antes da destruição de Jerusalém pela liderança de Tito. Depois de 143 dias de cerco, a visão que Jesus se cumpre (Mat.23:37), a cidade é destruída, 600.000 judeus são mortos e milhares são levados cativos pelos romanos.

A Quem foi escrito o evangelho?
Cada Evangelho sinótico (vem de duas palavras gregas cujo significado é “ver conjuntamente” e “ver de um ponto de vista – são os evangelhos semelhantes: Mateus, Marcos e Lucas), apresenta uma perspectiva diferente a respeito da vida de Jesus e esta depende exclusivamente a quem o Evangelho quer ser comunicado, por exemplo:
Mateus escreve aos Judeus, por isso ele descreve a genealogia de Jesus pela linhagem de José. Jesus é o herdeiro legítimo do trono de Israel. O povo de Israel esperava a vinda do Messias que haveria de vir e estabelecer um reino triunfante, por isso que no decorrer do evangelho o Reino dos Céus é o assunto principal.
Marcos escreve aos Romanos, o povo que exercia o domínio sobre grande parte do mundo da época. Um povo interessado em poder, logo Marcos apresenta a Jesus com aquele que tem todo poder como o GRANDE CONQUISTADOR

Quem era Marcos?
• Seu nome completo era João Marcos, sendo João seu nome hebraico e Marcos seu nome romano.
• Filho de Maria que hospedava cristãos em sua casa (At.12:12), era em sua casa que os cristãos estavam reunidos orando pela libertação de Pedro da prisão.
• Participou da primeira viagem missionária de Paulo (At.12:25), exercia a função de auxiliar de Paulo e Barnabé (At.13:5).
• Desiste da viagem missionária no meio do caminho (At.13:13), não se sabe exatamente o motivo que o levou a desistir da viagem, pode ter sido os perigos que a viagem passou a apresentar a medida que Paulo decide ir para lugares mais distantes.
• Paulo rejeita Marcos na segunda viagem missionária (At.15:37-40), isso faz com que Paulo e Barnabé se separem como missionários.
• Marcos era primo de Barnabé (Col.4:10), justificando assim a provável decisão de Barnabé insistir na presença de Marcos na viagem missionária. Vale lembrar que Barnabé era um homem rico (At.4:37).
• Marcos torna-se um cooperador de Paulo (Fm.24)
• Marcos esteve preso com Paulo em Roma (Col.4:10)
• Paulo pede a presença de Marcos no final de sua vida (II Tim.4:11)
• Marcos é considerado um filho de Pedro (I Pedro 5:13)
• Marcos é apontado possivelmente como o jovem que estava vestido com um lençol e foi ver Jesus (Mc.14:51,52)

Mas talvez você esteja se perguntando qual é a necessidade de saber tantas coisas a respeito da vida de Marcos, se estamos falando sobre o Evangelho de Jesus. A razão é porque Marcos não foi um discípulo de Jesus e os estudiosos dizem que este evangelho foi ditado por Pedro, logo ele somente registra as experiências vividas por Pedro.
“Marcos, que foi o interprete de Pedro, escreveu acuradamente tudo o que ele relembrou, tanto sobre o que Cristo disse quanto o que Cristo fez, porém não em ordem. Embora Marcos não tenha ouvido nem acompanhado o Senhor, mais tarde acompanhou Pedro, de quem recebeu todas as informações, de tal maneira que ele não cometeu nenhum engano em seu relato, não omitindo nada do que ouviu nem acrescentando qualquer falsa afirmação acerca do que recebeu.” Papias (um dos pais da Igreja)

Características Gerais do Evangelho
Evangelho da Ação – A ênfase do Evangelho está na atividade, lembre-se são 18 milagres registrados e apenas 4 parábolas. O único discurso é o do sermão da montanha e até assim não se compara ao descrito em Mateus. A expressão favorita dele é logo ou imediatamente.
Primeiro dos Evangelhos – Por isso serve de fonte para os demais.
“Dos 661 versículos de Marcos, Mateus reproduz 606. Há apenas 55 versículos de Marcos que não se encontram em Mateus, mas Lucas utiliza 31 destes. O resultado é que há somente 24 versículos em Marcos que não se encontram em Mateus ou Lucas. “ Rev Hernandes D Lopes
Marcos explica os costumes – Os romanos desconheciam a cultura e os costumes judaicos, logo eles são explicados em alguns momentos (Mc.7:3,4 ; 7:11; 14:12).
Evangelho que menos cita o Antigo Testamento, justifica-se pelo fato de ser destinado aos romanos
O Evangelho faz uso da contagem de tempo romano (Mc.6:48; 13:35)

A Mensagem Central
Como dizem os comentaristas, “O primeiro versículo desse evangelho é tanto o título do livro quanto a síntese do seu conteúdo”. É como em João 1:1 quando ele diz que no “princípio era o verbo” o autor está resumindo o conteúdo do Evangelho.
Para entendermos qual o propósito não somente do Evangelho de Marcos, mas também dos demais, precisamos definir três palavras que estão neste primeiro versículo, são elas: Evangelho, Jesus Cristo e Filho de Deus.
Evangelho – No grego mais antigo significa “um galardão oferecido para se levar as boas novas”, mais tarde é usado como as boas novas. Portanto o Evangelho não é uma discussão ou debate, mas uma proclamação. A parte importante não é o que nós podemos fazer, mas o anúncio do que Ele fez por nós em Cristo.
Jesus Cristo – Jesus = forma grega que no hebraico é Josué (yehôshua) que significa “O Senhor Jeová é a Salvação”. Cristo = Adjetivo que significa “ungido”, em hebraico “Messias”. Significa que Jesus é identificado por Marcos como aquele de quem todos esperavam vir para livrar o povo da servidão e estabelecer um governo soberano.
Filho de Deus – Desta forma ele está declarando que Jesus é o próprio Deus.
A mensagem central do Evangelho é uma PROCLAMAÇÃO QUE A SALVAÇÃO DE JEOVÁ VEIO A MUNDO COMO UM GRANDE CONQUISTADOR E QUE ELE É O PRÓPRIO DEUS.

A Legitimidade do Ministério de Jesus
Marcos 1:2-11

Após o primeiro verso do Evangelho apresentar uma síntese do que o livro se propõe a tratar e do que realmente é relevante se conhecer a respeito do ministério de Jesus, nestes versos veremos que as Escrituras, o Precursor e a Trindade legitimam tudo que Jesus é e viria a realizar. Por legitimar quero me referir à legalidade ou a qualidade ou estado de legítimo. Vejamos então cada um destes tópicos:

As Escrituras - 1:2,3
Como estudamos anteriormente o Evangelho de Marcos não faz uso do Antigo Testamento como o de Mateus, pois cada um deles tem um destinatário com características próprias.
Mateus – Escrito para os Judeus, logo o uso do Antigo Testamento é visto por todo o Evangelho. Era necessário que se comprovasse através das Escrituras que Jesus era da linhagem de Davi e que nele havia se cumprido todas as profecias referentes à vinda do Messias. Vejamos alguns textos que nos comprovam este perfil do Evangelho.
• Mat.1:1-17
• Mat.1:22,33
• Mat.2:5,6
• Mat.2:15
• Mat.2:17
• Mat.2:23
Marcos – Escrito para os romanos, logo a apresentação de Jesus como o Grande Conquistador traz uma identificação imediata para aqueles que no momento exerciam a grande liderança mundial. Apesar disto, neste momento inicial do livro o autor faz referência a duas profecias, de Isaías e de Malaquias, vejamos:
“Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;” Mc 1:2,3
Compare esse verso com os seguintes textos: Malaquias 3:1 e Isaías 40:3
Deus já desde o início utiliza diversos profetas para anunciar a vinda daquele que esmagaria a cabeça da serpente (Gen.3:15). Neste texto de Marcos ele faz referência a Isaías, um dos mais conhecidos, mas esta profecia a respeito daquele que viria preparar o caminho é profetizado também por Malaquias.
Com isso podemos dizer que Jesus é visto em toda a Bíblia e não somente nos Evangelhos, para que o conheçamos de maneira mais completa é necessário o conhecimento de toda a Palavra, pois ela Legitima o Ministério de Jesus.
“Aonde Jesus chegava, o Antigo Testamento vinha com Ele, pois quem não conhece o Antigo Testamento não pode conhecer a Jesus completamente.” Adolf Pohl

O Precursor – 1:4-6
João Batista, primo de Jesus, é aquele de quem as Escrituras diziam que viria para preparar o caminho para a vinda do Messias. Ele é uma figura sem dúvida alguma importante e ao mesmo tempo tremendamente misteriosa. Imagine um homem que após 400 anos de silêncio, pois não se ouvia mais a voz de Deus no meio do seu povo, se levanta com as seguintes características de vida e ministério:
Suas reuniões eram no deserto – Lugar impróprio para se iniciar um ministério, pois o calor do dia e o frio da noite seriam incômodos constantes para se reunir e ajuntar pessoas dispostas a ouvir suas palavras. Além do mais no deserto há a ausência de água, o que também é um grande problema, pois ele batizava.
Seu discurso – Dê uma olhada em suas palavras que você verá que elas eram extremamente confrontativas e desafiadoras, palavras como “Raça de víboras!”, “Arrependam-se!”, eram constantemente utilizadas em suas mensagens. Certamente que ele não usava das técnicas que hoje são tão comuns em nossos púlpitos para massagear o ego de uma pessoa. O Pr David Wilkerson fazendo um comentário sobre a “unção do riso” durante uma de suas mensagens, ele dizia assim: “como posso eu deixar de pregar a Palavra de Deus e ficar rindo incontrolavelmente diante de minha igreja, se existe uma grande quantidade de pessoas em minha nação e em minha cidade se perdendo no homossexualismo e muitos casais tendo experiências extra-conjugais. O que um pregador sensível a voz de Deus deve fazer é chorar, chorar e clamar por um avivamento!”. Sugiro que o irmão busque no youtube o vídeo da mensagem deste pastor com o tema “Um Chamado a Angústia”. O que temos visto a todo o momento são palavras do tipo “Você é um abençoado!”, “Você é cabeça e não calda!”, “Decreta!”, “Ordena!”, “Deus tem uma grande obra na sua vida!”, “Deus vai te levar a nações!”. Esse não era o discurso de João Batista, ele confrontava o povo com a sua real situação e apresentava a resposta de Deus a um homem moribundo....”Arrependam-se!”.
Suas vestes e alimentação – Vestia-se de pele de camelo e sua alimentação era simples, mas pura. Digo isto porque ele comia gafanhotos, comida simples mas considerada pura por Deus (Lev.11:22). Isso era um discurso poderoso contra toda a religiosidade judaica, que se cercava dos privilégios que os romanos haviam dado a eles em troca do apoio político.
Em nosso dias vemos situação semelhante, onde pastores e líderes extremamente interessados na busca de uma aparência de sucesso, fazem da roupa e dos bens materiais um indicativo de sucesso no ministério.
Querido irmão, não busque em seus líderes e nem nas pessoas virtudes que possam ser compradas com um cartão de crédito, os valores de Deus são eternos, preciosos e não podem ser comprados.
João Batista era e é um discurso de simplicidade e pureza para todos aqueles que ostentam uma aparência de religiosidade quando na verdade são como sepulcros caiados (um caixão pintado por fora e contendo dentro dele carne podre, morta e sem vida).

Qual sua finalidade
Na antiguidade antes de um rei visitar qualquer parte de seu reino, um mensageiro era enviado para preparar o caminho. Isso quer dizer que ele reparava defeitos na estrada, prepara o povo com o anúncio da chegada do rei e possuía em si virtudes que refletissem quem estava por vir. Da mesma forma João Batista vem aterrar vales, nivelar montes, endireitar caminhos tortos e escabrosos (Is.40:3). Além disso, anuncia a chegada do verdadeiro Rei e apresenta em si virtudes daquele que estava por vir. A vida de João Batista é tão importante que Jesus chega a afirmar que homem nascido de mulher, ninguém é igual a ele (Mat.11:11). Vejamos quais são as virtudes na vida de João que fizeram ele receber esta referência de Jesus, pois essas virtudes também diz respeito a nós seus filhos.
Seu ministério aponta para Jesus – Tudo que ele fez se resume no texto de João 1:29, quando ele aponta para o Mestre e diz: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Toda a vida do crente deve estar resumida nisso: apontar para Jesus como aquele que pode salvar o homem do seu pecado. Ele não aponta para sua denominação, para sua igreja ou para seu ministério ou para si mesmo, ele aponta para o Cordeiro de Deus!
Compromisso com a verdade – Ainda que tenha lhe custado à própria cabeça, ele permaneceu denunciando o pecado e fiel aos ensinamentos de Deus (Mc.6:18-20). Não podemos por qualquer motivo que seja, negociar os valores eternos de Deus.
Homem com vida justa e santa (Mc.6:20) – Isso trazia toda credibilidade as suas mensagens, pois aqueles a quem ele pregava e denunciava o pecado, não encontravam nele algo em que o pudessem acusar. Não quer dizer que João não pecava, mas não existia nele dolo, intenção ou mau caráter. Alguém certa vez disse a respeito de um homem que não vivia o que pregava o seguinte:
“O que você faz fala tão alto, que não consigo ouvir a sua voz”
As pessoas olhavam a vida de João Batista, ouviam suas mensagens e diziam:
O REI ESTÁ CHEGANDO!


O Pai – 1:9-11
As três pessoas estão presentes aqui neste verso, vemos o Filho de Deus (Jesus), o Espírito Santo (na forma de pomba) e Deus que diz: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” Algumas questões são importantes observar:
• A Natureza divina de Jesus novamente é revelada no seu batismo, Ele é chamado de Filho de Deus.
• Jesus é o amado de Deus – Essa união perfeita de amor é um atributo da Trindade (união perfeita, santa e amorosa).
• Deus tem prazer na vida do seu Filho – “Em ti me comprazo”
“A grande mensagem de Marcos é mostrar a estupenda verdade de que o Filho de Deus entrou no mundo como servo e veio para dar sua vida pelos pecadores. Jesus nasce pobre, num ,lar pobre, de uma mãe pobre, numa cidade pobre, para identificar-se com os pobres. O pai declara o seu amor pelo Filho, autenticando o seu ministério. A palavra “amado” não somente declara afeição, mas também traz a idéia de singularidade. “O Pai ama o Filho, e todas as cousas tem confiado às suas mãos” Jo.3:35. A voz do céu proclama o inefável amor que existe entre o Pai e o Filho. A voz do céu aponta a completa aprovação do Pai à missão de Cristo como mediador e substituto.”
Rev Hernandes D Lopes
O Ministério de Jesus é legitimado pelas Escrituras, pelo precursor (mensageiro) e pela Trindade (na declaração do Pai). As perguntas que temos que nos fazer são a seguinte:
• O que eu tenho apresentado as pessoas a respeito das Escrituras legitima a mensagem de transformação e salvação em Jesus da maneira como precisa ser feito?
• É a Bíblia que eu tenho aberto e pregado para levar outros a ter uma experiência transformadora com o Senhor?
• Minha vida tem sido como a daqueles mensageiros que preparavam o terreno e anunciavam a vinda do Rei?
• A vida que tenho levado tem sido um reflexo do meu Rei?
• A referência que Jesus faz a respeito de João Batista é lindíssima (Mat.11:11), mas o que Jesus diria a respeito de nós?
• Jesus na oração sacerdotal faz um pedido ao Pai (Jo.17:21), de que forma eu tenho contribuído para que essa perfeita união do Pai com o Filho também seja vista em minha relação com os membros de minha igreja.
Que Deus nos abençoe com a sua graça para que possamos através de nossa vida legitimar o Ministério de Jesus no mundo.

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário