sábado, 20 de agosto de 2011

ESTUDOS BETESDA / I CÓRÍNTIOS / PARTE 7

Glorifiquem a Deus no vosso corpo!
I Coríntios 6
A questão:
Havia entre os irmãos da igreja muitas brigas, e eles estavam indo aos incrédulos para que suas demandas fossem julgadas. Outro questão era que a sensualidade de Corinto (influência da deusa Afrodite e Apolo) estava influenciando a vida da igreja.

O que Paulo diz?
Duas foram as questões tratadas por Paulo, são elas:  As contendas e como resolvê-las

Paulo começa dizendo que a atitude deles em viverem em briga e levarem suas questões aos tribunais era:
1) Um péssimo testemunho ao mundo (6:1)
As pessoas esperavam olhar para a Igreja de Corinto e ver aquilo que eles não conseguiam ver nas relações da cidade. Assim como hoje as pessoas olham para a Igreja e esperam ver algo diferente nas relações (Rom.8:19). Jesus diz que nós seríamos conhecidos como seus discípulos se nos amássemos uns aos outros (Jo.13:35). Que péssimo testemunho para a Igreja era saber que os crentes se comportavam igual ou pior que os incrédulos.

2) Levam seus problemas para serem resolvidos fora da Igreja (6:2-4)
Se não bastassem todas as brigas, eles ainda levavam seus irmãos ao julgamento do mundo. Isso mostra uma total:
Inversão de valores – Nos versos 2,3 e 4 o apóstolo diz que os crentes um dia irão julgar o mundo e os anjos, como então levar suas questões para serem julgadas fora da igreja? A Igreja perde totalmente o seu valor, quando seus valores são passíveis de julgamento pelo mundo.
Uma vergonha! – Paulo diz que deve ser motivo de vergonha a exposição da igreja e a perca de seus valores. É o nome de Cristo que está em jogo e não o de alguém especificamente.
Falta de sabedoria – O questionamento de Paulo é: “Será que não há entre vós nenhum sábio?”.
Querido irmão, muito provavelmente você nunca tenha entrado na justiça contra outro irmão, mas às vezes cometemos o erro de levar questões da igreja para julgamento do mundo. Quando fazemos comentários de casos da igreja com os de fora, e o pior ainda quando esperamos uma orientação ou posição em relação ao fato, estamos cometendo o mesmo tipo de erro (inversão de valores, vergonha e falta de sabedoria).

A solução apresentada por Paulo:
Evitem as brigas – Elas são sinal de imaturidade espiritual. Grande parte da energia empregada pelo pastor e pela liderança é destinada a resolver problemas entre irmãos. Geralmente são questões bobas e sem qualquer valor (“disse me disse”, fofoca, orgulho, disputa por posição e etc)
Briga-se por:
o Qual música deve se tocar na igreja;
o Quem deve servir a ceia;
o Cargo;
o Qual é roupa mais apropriada;
o Quem vai se apresentar no culto da noite;
 Nunca vi ninguém brigar para ver quem:
o Vai dar a maior oferta;
o Vai trazer mais não crente;
o Vai alcançar o maior alvo em missões;
o Ou quem vai decorar mais textos bíblicos.

Resolvam seus problemas internamente – Paulo os adverte ao problema que causam ao levar suas questões ao julgamento do mundo. Portanto, antes de querer sair aos “quatro ventos” comentando seus problemas na igreja, pense nas conseqüências que seus comentários poderão trazer para o evangelho de Cristo e para o testemunho da Igreja.
Procure alguém mais sábio (maduro) – Quando não podemos resolver uma questão, devemos procurar alguém que possua um conhecimento e uma maturidade maior que a nossa, para que possamos ouvir a sua opinião a respeito do que tem sido nosso problema (Pv.15:22; Pv.27:9).
Sofra o dano! (v.7) - Entre você sofrer o dano e o nome de Jesus e da Igreja ser escarnecido pelo mundo, siga o conselho de Paulo. É verdade que quando injustiçados, somos de ímpeto levados a querer exercer a nossa própria justiça, mas não é isso que vemos na Palavra de Deus. Certa vez ouvi uma história dessas que nunca saberemos se é verdade, mas ela se aplica bem ao que estamos falando.

“Uma igreja estava vivendo uma reunião bastante “quente”, os irmãos estavam muito nervosos e acusando uns aos outros com todo tipo de palavra. O motivo da discussão era que alguns irmãos estavam levantando questões contra o pastor da igreja e queriam o seu afastamento imediato. Enquanto tudo acontecia o pastor ficou quieto sem falar nada. Foi quando um membro da igreja, defendendo o pastor, levantou a voz e começou a defendê-lo com bastante ímpeto. O pastor imediatamente se levantou e pediu para que o irmão não o defendesse mais e disse: “Obrigado irmão pelo seu carinho, mas não faça isso, não tente tomar o lugar de Deus, Ele é que é o meu juiz!” O pastor ao sentar, a congregação ficou em silêncio. Muitos choraram e foram pedir perdão ao pastor, mas para que isso acontecesse foi preciso que ele entendesse que: Deus é o seu juiz e que ele precisava sofrer o dano.”

Querido irmão entenda:
• Não existe ninguém perfeito, portanto para que você seja amigo e tenha amigos não deve exigir dele o que você não pode dar.
• Não espere de alguém mais do que ele pode dar. Para que você entenda bem o que estou querendo dizer, se seu amigo não possui uma bicicleta, não peça uma bicicleta emprestada.
• As divergências são comuns na vida, em toda Bíblia encontramos pessoas que tiveram problemas.
• Não é só você que se decepciona, outros também já se decepcionaram com você. Não é só você que se machuca em uma relação, outros também já se machucaram com você.
Pode parecer desnecessário as afirmações acima, mas a falta de maturidade nas relações e a expectativa errada em relação aos amigos, tem levado muitos irmãos a colocarem tudo a perder.
Paulo conclui admoestando aqueles que estavam sendo injustos e leva-os a lembrar do julgamento de Deus sobre esses. (v.9-11). Alguns deles haviam sido transformados e libertos daquele estilo de vida e portanto não deveriam voltar a tais práticas.

Os perigos da sensualidade
No livro “Avivamento Satânico” de Mark Bubec, o autor procura mostrar que vivemos um tempo em que todas as armas de satanás tem sido dirigidas ao mundo e a Igreja, e que a principal delas é a sensualidade ou o uso indevido do sexo. O estilo de roupa (roupas sensuais), os programas de televisão (BBB), as peças teatrais e por muitos outros meios, somos expostos a uma influência constante a esse estilo de vida satânico. Como conseqüência, temos inúmeros casos de pedofilia, estupros, prostituição como algo legal e toda forma de comportamento que feri a santidade de Deus. A forma de pensar de Corinto se aplica perfeitamente a nossa realidade, vejamos:
“Todas as coisas me são lícitas” – Essa era uma frase usada pela sociedade de Corinto e que tornou-se também comum entre os crentes desta cidade. Em nome da liberdade tudo era e é permitido. Diante de Deus não funciona desta forma, o apóstolo conclui dizendo:
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” I Cor.6:12
“O alimento é para o estômago assim como o sexo é para o corpo” – Essa é outra fase que a igreja incorporou da sociedade. Dessa forma também temos que tomar cuidado para não nos tornarmos esse tipo de Igreja. Paulo adverte dizendo:
o O corpo não é para a impureza, mas para o Senhor v.13
o Somos membros de Cristo v.15
o Aquele que se prostitui torna-se membro de meretriz e um só corpo com ela vs.15,16
Portanto fuja da impureza (v.18), pois aquele que comete pecado torna-se escravo do pecado e membro de uma meretriz. Nosso corpo é Templo do Espírito Santo v.19 e fomos comprados por um alto preço v.20.
Glorifiquem a Deus no vosso corpo!

Princípios Bíblicos:
• Colossenses 3:13
• Hebreus 12:14
• Romanos 12:18
• I Coríntios 10:23,24

Perguntas:
• Quais eram os problemas da Igreja de Corinto?
• O que Paulo orienta que eles façam?
• Qual a relação que você faz da lição com a sua vida?

Apologia:
Sofra o dano! V.7

Glorificai a Deus com o vosso corpo! V.20

Uma das grandes diferenças entre o cristianismo e as demais religiões está no fato que ao se tornar cristão, o homem é transformado por Deus e por isso ele possui um novo pensar, sentir e agir. A transformação passa por todas as áreas de sua vida, não é uma nova filosofia de vida, mas o Poder de Deus! É muito comum você ver fiéis de outros grupos possuírem uma vida de infidelidade, de bebedeira e de busca por satisfação. O crente é uma nova criatura! Logo, só um cristão pode entender esses dois versos bíblicos.

“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos” I Corintios 6:9

Este é mais um dos inúmeros versos bíblicos que confronta a “Igreja Contemporânea”, movimento que entende que o homossexualismo não é um pecado condenado pela Bíblia.

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário