sexta-feira, 17 de junho de 2011

ESTUDOS BETESDA / MISSÕES / PARTE 1

MISSÕES E CARÁTER

Mateus 9.35-37
João 4.31-38

INTRODUÇÃO
Neste mês voltado para missões, nosso propósito é mais do que ensinar. É expressar de tal forma, que cada um sinta no coração o que Deus sente por missões, como Deus vê missões, como Deus age em missões e principalmente qual é o objetivo de missões. (Será a mensagem do dia 19-06-2011).

Objetivos
Quando se fala em obra missionária precisamos ter em mente algumas coisas. Esta não é uma obra de quem vai, é preciso entender que também é uma obra de quem fica. E todos que estão envolvidos nesta obra precisam entender que é o amor que Deus acende isso em nossos corações, que nos qualifica. Não a obrigação de cumprir uma ordem, que de fato existe, porém deve ser feita em amor.

“Ame, vá e invista em missões” Ap 3.15a

1. Amar missões.
Amor por missões é um dos componentes mais frequentes e visíveis no cenário missiológico. Não se participa de um culto missionário, não se ouve um testemunho do campo, não se entrevista um candidato sem se ouvir muitas vezes falar sobre amor. Entretanto, em que consiste este amor em missões? Consiste em duas coisas:
• Amar a glória de Deus.
• Amar as pessoas do lugar por onde se ora.

2. Estar disposto a cumprir o IDE.
• Quando se ora por algum lugar onde o evangelho é pouco difundido, é preciso estar disposto para ir. Pois Deus, normalmente, responde nossas orações através de nós. Se pedimos a Deus para salvar um país é importante saber que provavelmente nós seremos “o enviado” dEle.

3. Investir financeiramente em missões.
• Não se faz missões sem investimento. Não podemos nos isentar da responsabilidade de missões só porque não fomos chamados para o campo. Todos são chamados para missões. Indo ou ficando, na batalha ou na retaguarda, lutando ou descansando, investindo ou recebendo, todos são chamados para missões.
• Não pense no que você ganha investindo, pois o que está em jogo não é o que você ganha e sim o que você faz por missões.

TODOS SÃO CHAMADOS PARA MISSÕES

O QUE É MISSÕES?
Existe hoje uma confusão generalizada no meio cristão, a respeito do que é missões. Tentar definir missão não é tarefa fácil. É claro que houve uma evolução natural do termo, ao ponto de "missão" incluir “tudo”. Porém sem se identificar com esse todo. O que é um grande erro. Por exemplo, missão não é sinônimo de evangelismo, pois se tudo que a Igreja fizer for chamado de evangelismo, então nada é realmente evangelismo.
No dizer de John Stott, "missão" significa atividade divina que emerge da própria natureza de Deus". A missão da igreja surge como resultado da própria missão de Deus.
Dr. J. Andrew Kirk, “a Igreja é missionária por natureza ao ponto de que, se ela deixar de ser missionária, ela não tem simplesmente falhado em uma de suas tarefas, ela deixa de ser Igreja". Para nós não nos resta opção a não ser entender missões a luz do ministério de Jesus.

“Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós" (Jo 20.21).

Missões significa ser enviado. No entanto, devemos perceber que isso não foi tudo no ministério de Jesus. O ministério de Jesus vai muito além de ser enviado.
Como segunda característica do ministério de Jesus vemos o servir. Dietrich Bonhoeffer diz, "a Igreja existe para a humanidade no sentido de ser o corpo espiritual de Cristo e - a semelhança de Jesus - é enviada como serva". Nesta frase de Bonhoeffer, percebemos que mais uma característica do ministério de Jesus se evidencia. Esta terceira característica é muito pouco percebida pelas pessoas, por isso, acabam não percebendo o que estão fazendo em missões.
Para um bom entendimento do que é missões precisamos pensar no Jardim do Éden. Foi neste Jardim que o homem perdeu algo de mais precioso. Ele perde a intimidade de e com Deus. A imagem e semelhança de Deus no homem se corrompem totalmente, a geração de Adão se torna corrupta por natureza, isso é conhecido como a depravação total do homem. Logo, temos que ter em mente que missões é Deus nos usando para que o que foi perdido no Éden possa ser recuperado. Assim temos a restauração do homem como terceira característica de missões, pois vemos em Jesus a natureza humana como foi criada por Deus.
Em quarto lugar gostaria de deixar claro que Jesus veio para glorificar o Pai. Jo 21.19, Jo 14.13, Jo 12.28, Jo 13.31,32
Ser enviado não é tarefa de homens, pois só o Espirito Santo pode separar homens para ser enviado. Isso não é uma decisão de concílio, ou porque alguém se mostra capaz, É UMA DECISÃO EXCLUSIVA DE DEUS (At 13.1,2). Da mesma forma, restaurar a imagem e semelhança de Deus no homem. Deus é o agente ativo na conversão, somos meros instrumentos incapazes de fazer qualquer coisa para mover uma palha no coração do homem em direção a Deus. Por isso quando vamos para missões nosso objetivo principal é a glória de Deus e não a conversão de pessoas, pois como já dito, este é Deus quem faz.
Poderíamos resumir missões como: “O ato de ser enviado por Deus para restaurar a imagem e semelhança do perdido para glória de Deus”.

Como missões pode começar para você?
Primeiro ame missões e Deus te mostrará se você será enviado ou se será o sustentador. O que importa é fazer missões, com amor, para a glória de Deus.

O QUE É CARÁTER?

O caráter de um indivíduo é apresentado pelo seu modo de ser, suas características próprias, seu temperamento. Ele é um traço da personalidade, que diz respeito à maneira usual de como age cada um. Este grupo de atributos, bons ou ruins, compõe o comportamento e os valores morais da pessoa, resultantes de um processo evolutivo do sujeito, de seu convívio com a família, a escola, a sociedade como um todo. Nossas qualidades e defeitos são inerentes ao nosso caráter.
Caráter é um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo que define quem "é" a pessoa.
Podemos comparar o caráter ao alicerce ou fundação de um prédio que, depois de construído ninguém enxerga, mas é a base de sustentação, é a segurança da construção.
O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e distingue das demais de seu grupo (Pv 11.17; 12.2; 14.14; 20.27)

O caráter se manifesta de quatro formas diferentes:
Através dos valores - o código de valores que cada pessoa escolhe como bússola orientadora da sua vida moral determina a qualidade do seu caráter.
Através das motivações - mais importante do que aquilo que o homem faz é o "motivo"por trás das suas ações.
Através das atitudes - o caráter dá a direção para as nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas.
Ações demonstradas - as ações revelam quem somos. Não é possível separar caráter das ações de uma pessoa.

Caráter é aquilo que você é no escuro.

Existem maneiras através das quais o caráter se expressa:
Através da forma de pensar - O que você pensa é o que você faz, o que você faz revela quem você é (caráter);
Através do seu estilo de vida - O seu caráter define sua conduta. O verdadeiro caracter é revelado quando ninguém está nos observando.

O trabalho do Espírito no caráter do homem. Ao receber a Cristo, como salvador, o homem recebe da parte de Deus um novo caráter (2Co 5.17). O Espírito Santo, por meio de suas ministrações (Rm 8.1-17), aperfeiçoa-o gradualmente.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE MISSÕES E CARÁTER?

Tudo. É a resposta da relação entre caráter e missões. Sem caráter não existe missões, missão só começa num coração de caráter.

UM CORAÇÃO QUE NÃO FOI TRANSFORMADO, UM HOMEM QUE NÃO TEM CARÁTER, NÃO PODE DIZER QUE FOI CHAMADO PARA MISSÕES.

O campo missionário é um lugar onde não deve haver falhas, na igreja tratamos dos mais fracos e nos aperfeiçoamos mutuamente, porém em missões, somos enviados para aperfeiçoar outros. Uma falha de caráter para um missionário é muito grave, de maneira semelhante, assim é com o missionário sustentador.
O missionário que está no campo deve ter um caráter inculpável, pois as pessoas precisam ver Jesus em sua vida . Uma culpa em seu caráter pode ser a destruição de uma área ainda não alcançada. Por sua vez, o missionário sustentador deve ter o seu caráter firme, pois uma vez tendo o compromisso, deve cumpri-lo. Não há motivos para que deixe de enviar sua contribuição, quase nenhum motivo será justificável.
Em fim, caráter é o inicio da obra de Deus em nosso coração, se não temos não devemos ir.
Missões começa com um individuo e atinge as massas. E só pode começar em um coração que espelha Jesus.

Diego Rumão

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário