quarta-feira, 22 de junho de 2011

ESTUDOS BETESDA / MISSÕES / PARTE 2

VIDA AUTENTICA E OBEDIÊNCIA

Apocalipse 3.17
Hebreus 5.8

A VIDA AUTENTICA MANTÉM A VISÃO
Quando falamos em autenticidade de vida, falamos de uma vida real. Uma vida que realmente valeria a pena ser vivida, a vida que Deus planejou pra nós. A falsa identidade criada por nós, só nos faz ficar cada vez mais envolvidos em nossas fantasias e distantes de Deus.
Temos encontrado líderes, pastores e missionários que vivem um caos em suas vidas, mas, pela motivação do ministério, tentam não permitir que a verdade que experimentam se manifeste. Encorajam a outros quando se sentem perdidos e em crise. Pregam a Palavra por obediência, mas sentem-se secos e sem fé. Falam sobre Jesus com entusiasmo, mas não se lembram mais do último momento de intimidade com Deus.
A estes, gostaria de destacar: Cristo está menos interessado em seu ministério e serviço, do que em sua vida e saúde. O desejo do Mestre não é torna-lo uma máquina de produção do Reino, mas sim um filho autêntico, consciente da necessidade de cura e perdão. Vivendo uma felicidade real, sem se esforçar para falar de Jesus.

Precisamos fazer uma separação, ou melhor, uma divisão clara entre alguns pontos na nossa vida:

Fantasia X Realidade
Primeiramente precisamos deixar claro que não existe o “País das maravilhas” de Alice. A realidade deve ser encarada como ela é.
Vivemos em um mundo onde a fantasia é incrementada e reforçada pela televisão, em novelas, filmes, propagandas e etc. A fantasia nada mais é do que uma imaginação, um devaneio, um sonho acordado. É uma obra da imaginação.
Fantasia é um dos mecanismos de defesa do ego e, portanto, aparece com frequência nos estados de frustração.
Precisamos ver que a realidade não é o que se proclama muita das vezes. Frases como: “Pare de sofrer”, “Se você está doente está em pecado”, “Você é cabeça e não calda”, “Você não nasceu para perder”, são fantasiosas. Muitos missionários morreram de doenças graves, outros perderam seus filhos em face da doença, em outros casos, suas mulheres ficaram loucas em face da dor e da angustia. Isso foi uma realidade para muitos missionários que tinham uma vida com Deus. Sendo assim, devemos estar preparados para quaisquer que sejam as aflições que venhamos a passar.

Reputação X Caráter
Reputação significa renome, fama, celebridade. A reputação que as pessoas buscam é na verdade a valorização do seu “eu”, o bom nome, a consideração recebida da parte de outrem, etc.

“E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Mt 7.23

William Davidson faz uma feliz comparação entre caráter e reputação: "Reputação é a nossa aparência, são as nossas mascaras, as nossas intenções sociais externas, como as pessoas nos veem. Caráter é a verdade sobre cada um de nós. Reputação é o que os homens pensam de você, caráter é quem você verdadeiramente é. Reputação é a sua fotografia, caráter é a sua face. A reputação fará de você rico ou pobre, mas o carater fará de você feliz ou infeliz. Reputação é o que os homens falam de você no dia do funeral, mas caráter é o que os anjos falam de você perante Deus. Caráter é a essência da sua vida, é verdadeiramente quem você é”.

Trabalho X Vida com Deus.
Horatius Bonnar disse:
Nossos trabalhos na obra de Deus podem ser numerosos, contudo, podemos ainda não ser cristãos. Não é o trabalho que faz o cristão, mas o cristão que faz o trabalho.
É muito comum quando estamos querendo algo mais de Deus, começar a trabalhar muito na casa de Deus. O trabalho, de certa forma, nos dá uma satisfação, supre momentaneamente um vazio que estamos sentindo. Por isso, muitos estão a trabalhar mais do que podem.
O trabalho pode ser é uma maneira de mostrar que estamos sendo produtivos. É uma tentativa de esconder o nosso vazio de Deus.
A vida com Deus sempre será mais importante que qualquer trabalho. Jeremias era um homem que tinha intimidade com Deus, no entanto os resultados de sua pregação não eram bons, não que ele pregasse mal, mas Deus o havia reservado para uma obra que os frutos seriam poucos. Já Jonas pregou de má vontade. Numa cidade que se levava quatro dias para se percorrer andando, em apenas um dia, ele percorreu a cidade correndo e pregando. Qual foi o resultado? 120.000 pessoas se converteram, ou seja, a cidade inteira.
Esses dois homens, Jeremias e Jonas, deixam claro que trabalho e vida com Deus são duas coisas bem distintas.

A vida missionária é estabelecida por uma vida com Deus e não por uma vida de trabalho.

O que tratamos nesta parte revela a inversão de valores gerada pela pobreza do conhecimento da doutrina, da visão e do caráter. As vestes de Deus são mais importantes que as vestes da riqueza humana, o colírio de Deus é mais importante que a visão humana. A convicção interna, os frutos no campo de trabalho e o reconhecimento da Igreja sobre nosso ministério, são os três pilares que nos dão garantia da vocação. Mas estes três pilares não substituem a REALIDADE, O CARÁTER E A VIDA COM DEUS.
Se você não for autêntico não pode manter a visão de Deus para você, pois ela perecerá na confusão de sua falsa identidade.

A OBEDIÊNCIA DETERMINA O AVANÇO.
A obediência é determinante no avanço da intimidade com Deus e na obra que Deus nos confiou.
O pecado produz uma igreja estéril. A nossa desobediência a uma ordem de Deus afeta a todos. A desobediência atinge quem está próximo e até mesmo quem não conhecemos. A minha desobediência faz com que a obra missionária ande perneta. A minha igreja sentirá o impacto de qualquer membro que esteja em desobediência.

“Acã é o clássico exemplo de como uma pessoa pode prejudicar todo o arraial de Deus.” Js 7.1-26

Temos que ter consciência que fazemos parte do corpo de Cristo, e qualquer coisa que fazemos afeta todo o corpo. Se uma parte do corpo está ferida, todo o corpo sente. É impossível ferir o menor dedo do pé sem que todo o corpo sinta a dor. Assim é a desobediência, é impossível uma pessoa desobedecer sem que o corpo sinta os efeitos.
É preciso lembrar que Deus não nos dá uma sequencia de ordens para obedecer. Ele nos dá uma de cada vez, por isso, é necessário compreender que Deus só nos dará uma nova ordem depois da obediência à ordem anterior.
Como tudo, a desobediência tem suas causas. A desobediência pode ter sua raiz tanto em (1) postura espiritual negativa do coração, (2) na carnalidade, (3) como também em alguma deficiência de saúde, seja física, emocional ou psíquica. Com isso, não justifico a desobediência, ou a racionalizo, e sim a exponho, crendo que é necessário tratarmos as raízes que nos levam a cair.
Para concluir deixo as palavra de A. W. Tozer:

“O cientista moderno perdeu Deus entre as maravilhas de Seu mundo; Nós, cristãos, estamos no perigo real de perder Deus entre as maravilhas de Sua Palavra”.

Diego Rumão

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário