sexta-feira, 17 de junho de 2011

ESTUDO DE CORÍNTIOS - PARTE 2

DIVISÕES NA IGREJA

1 Coríntios 1.10-17

A questão: v. 12
A família de Cloe havia informado a Paulo que a igreja estava dividida em partidos. Eles diziam: “Eu sou de Paulo”, “Eu sou de Apolo”, “Eu sou de Cefas (Pedro)” e “Eu sou de Cristo“.

O que Paulo diz? (v. 13)
• Cristo está dividido?
• Foi Paulo crucificado em favor de vós?
• Fostes batizados em nome de Paulo?

A palavra divisão vem da palavra grega cisma, cujo significado é rasgar um tecido. A igreja estava sendo “rasgada” como um tecido, e isso era um péssimo testemunho para os de fora.

OS 4 PARTIDOS EM CORINTO

1. Partido do Apóstolo Paulo (PAP) – Formado pelos fundadores da igreja e por aqueles que gostavam de sua mensagem “liberal”, a qual tirava dos gentios as obrigações judaicas. Provavelmente, eles diziam: “Nós somos os fundadores da igreja!”; “Sabe quanto tempo eu tenho de igreja?”; “Sabe aquele púlpito ali, foi meu avô quem deu para a igreja!”; “Ah, antigamente é que era bom!”.

2. Partido Filosófico de Apolo (PFA) – Apolo era proveniente de Alexandria, uma cidade conhecida por sua cultura. Provavelmente, os membros do partido de Apolo eram aqueles que gostavam de um belo discurso e valorizavam a retórica, os intelectuais. Talvez, eles tenham dito: “Nós estudamos, eles não!”; “Ele não sabe nem falar direito!”.

3. Partido Conservador de Pedro (PCP) – Formado por aqueles que eram judeus ou prosélitos convertidos ao judaísmo e, portanto, brigavam por manter as práticas judaicas do cristianismo. Provavelmente, eles diziam: “Onde já se viu, não se canta mais os hinos do Cantor Cristão!”; “Bom mesmo são os hinos antigos; esses “corinhos” só servem para mexer o corpo!”; “Esses jovens são todos carnais, não sabem nada de Bíblia!”.

4. Partido Cristão de Jesus (PCJ) – Esses, talvez fossem aqueles que se julgavam melhores e diferentes de todos os outros. São aqueles que diziam que: “Nada está bom”, “Ninguém é como nós”. Um partido exclusivista e com um complexo de superioridade. Viviam como se Cristo pertencesse somente a eles, que eram os santarrões. Provavelmente, eles declaravam: “Não quero julgar não, mas esses novos irmãos não me enganam”; “Eles não querem nada!”; “É por isso que eu não me misturo!”.

E você, de alguma forma, tem feito o seu grupo ou partido dentro de sua igreja? Se tem, saiba que ter afinidade com pessoas é diferente de discriminar e formar sua “panela” dentro da Igreja de Cristo.

Princípio bíblico
Somos um Corpo! (1 Co 12.12-31)
• Todos são importantes.
• Há diferentes funções.
• Cristo é o Cabeça.

RESPONDA:
• Você conhece alguma igreja que sofre ou já sofreu desse mesmo problema?
• Conhece alguém que, de alguma forma, divide a igreja em: quem é mais importante e quem é menos importante?
• Conhece alguma pessoa que seja mais fiel ao homem do que a Deus?

Pois é, esse não é só um problema da igreja de Corinto; nós também temos vivido isto, o partidarismo. Os danos causados a muitas igrejas e diversos irmãos têm sido terríveis – fruto de nossa tendência a perder o foco, deixando de olhar para Aquele que realmente devemos seguir. Seguimos Jesus Cristo e é para Ele que dirigimos a nossa adoração!

“EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO” Jo.1:29

Vivemos uma época em que tem havido o culto às personalidades; com isso, enfatiza-se o mensageiro em detrimento do que ele pregou. Algumas igrejas estão tão identificadas com uma figura carismática, que eu temo pelo que ela pode se tornar quando tal personalidade deixá-la. Provavelmente, muitos seguirão esse líder, não importando as circunstâncias.
O culto à personalidade é reflexo de dois pecados: infantilidade espiritual e carnalidade (3.1-3). Não há problema em admirarmos nossos líderes e sermos influenciados pelas suas virtudes. A Bíblia até diz que devemos honrá-los e orar por eles (Fp 2.29; 1 Co 16.18; Rm 13.1-7), mas não foram eles que morreram por nós na cruz, foi Jesus Cristo.
As pessoas olhavam para a igreja de Corinto e o que viam era um povo dividido em partidos.

QUERIDO IRMÃO ENTENDA!
• Você não é o modelo a ser seguido, o modelo é Jesus Cristo.
• Aceite os “diferentes”, pois todos nós estamos no processo de santificação.
• Homens “diferentes” foram maravilhosamente usados por Deus: João Batista, Jeremias, Elias, Pedro, Moisés, dentre outros.

Responda:
• Por que você está em Betesda?
• E se seus líderes deixassem a igreja?
• Você é preconceituoso quanto às pessoas diferentes?
• Você é daqueles que divide a igreja com seus gostos e suas palavras?
• De sua boca saem águas doces ou amargas?
• Suas atitudes une os irmãos?
• O que você tem feito de concreto para promover a união dos irmãos?

Apologia
“Que não haja entre vós dissensões” (v. 10).
A seita das Testemunhas de Jeová cita esse versículo para que seus adeptos não discordem da sua autoridade (corpo governante) e não consultem outras literaturas (evangélicas). A seita é enfática ao advertir seus seguidores a lutarem contra qualquer pensamento independente e questionador.

Resposta apologética – O ensino de Paulo aos coríntios tinha o objetivo de evitar a divisão na Igreja (v. 10-13). No entanto, isso não tem nada a ver com o livre exame de outras literaturas. O próprio apóstolo declara: ”Examinai tudo, e retende o que é bom” (1 Ts 5.21). Na verdade, as Testemunhas de Jeová têm medo de examinar tudo, porque podem descobrir que a sua fé está sendo depositada em uma organização cheia de erros e contradições, pois aprendem que fora da organização não há salvação.

Precisamos tomar cuidado para que esse “espírito” de amordaçar as pessoas e sujeitá-las a uma fé cega, cheia de abuso espiritual, não faça parte de nossa realidade como igreja.

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário