INTRODUÇÃO
A partir de hoje iniciaremos o estudo do livro de Atos dos Apóstolos, visando conhecer a história dos 30 primeiros anos da Igreja do Senhor Jesus e aprender com ela sobre como devemos ser Igreja. Deus usa Lucas de maneira poderosa para registrar muitas das virtudes, perseguições, problemas internos, visão, missão e desafios que fazem parte do caminhar desta novel igreja.
Nosso propósito não é editar um livro ou produzir um material que possa ser comercializado, mas capacitar os membros de Betesda para uma vida cristã agradável aos olhos do Senhor. Para isso, estarei utilizando alguns materiais de consulta, são eles: Comentário Expositivo de Atos – Hernandes Dias Lopes; Estudo do Livro de Atos – Imprensa Bíblica Regular; Bíblia de Estudo John Macarthur; Bíblia de Estudo NVI, Bíblia de Estudo Apologética e A Mensagem de Atos – John Stott.
Somos uma Igreja com 14 dias de vida, portanto o estudo deste livro torna-se tremendamente relevante para um caminhar saudável e que como consequência trará frutos agradáveis ao Senhor da Obra. Que Deus assim nos ensine, desafie, quebrante, molde, encha com o Seu Espírito e nos use para sermos fiéis na obra do Reino de Deus, e que no final de tudo toda a HONRA E GLÓRIA SEJA DADA A JESUS CRISTO!
VERSÍCULO CHAVE
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1.8
AUTOR
Lucas é o autor de duas obras que possuem características próprias, Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos. Por ser ele um médico e erudito, sua forma de escrever é bem típica, pois faz uso de um grego clássico. É citado apenas três vezes na Bíblica (Cl 4.14; II Tm 4.11 e Fm 24) e com isso podemos saber que ele era médico, amigo e cooperador de Paulo e esteve em viagens missionárias com Paulo. O livro traz algumas evidências que realente Lucas é o autor, vejamos:
O Evangelho de Lucas e Atos escrevem para a mesma pessoa: Teófilo (aquele que ama a Deus);
Linguagem dos dois livros é semelhante, grego coinê.
O vocabulário é semelhante, são mais de 50 palavras iguais nos dois livros.
DATA
Foi escrito, provavelmente, em 62 d.C. Seu último registro foi a prisão de Paulo em Roma, quando ele fica 2 anos em uma prisão domiciliar (28.30,31). Como um historiador, Lucas não teria deixado de registrar a segunda prisão de Paulo e consequentemente seu martírio 67 d.C., nem o incêndio de Roma 64 d.C., nem a execução de Paulo em 67 d.C. e nem a destruição de Jerusalém em 70 d.C.
ESBOÇO
Esboço do Livro de Atos dos Apóstolos Progresso do Evangelho
Introdução 1.1,2 JERUSALÉM E JUDÉIA
O ministério de Cristo após a ressurreição 1.3-11
O período de espera pelo Espírito Santo 1.12-26
A plenitude do Espírito Cap.2
A cura do aleijado e a resultante prisão
de Pedro e de João 3.1-4.31
A comunhão dos bens 4.32-5.11
Os apóstolos pregando, curando e sofrendo perseguição 5.12-42
A escolha dos diáconos 6.1-7
Prisão, discurso e martírio de Estevão 6.8-7.60
Os crentes de Jerusalém são dispersos 8.1-4 SAMARIA
Ministério de Felipe 8.5-40
Em Samaria 8.5-25
Ao eunuco etíope 8.26-40
Conversão de Saulo 9.1-31 CONFINS DA TERRA
Ministério de Pedro no litoral do Mediterrâneo 9.32-11.18
A Enéias e Dorcas 9.32-43
A Cornélio 10.1-11.18
A nova igreja gentílica em Antioquia 11.19-30
Herodes persegue a igreja e morre em seguida cap.12
Primeira viagem missionária de Paulo caps.13, 14
A conferência em Jerusalém 15.1-35
Segunda viagem missionária de Paulo 15.36-18.22
Terceira viagem missionária de Paulo 18.23-21.16
Prisão de Paulo em Jerusalém 21.17-23.35
Paulo é detido 21.17-22.29
Julgamento diante do Sinédrio 22.30-23.11
Transferência a Cesaréia 23.12-35
Prisão de Paulo em Cesaréia caps.24-26
Julgamento diante de Félix cap.24
Julgamento perante Festo 25.1-12
Audiência diante de Festo e Agripa 25.13-26.32
Viagem marítima a Roma 27.1-28.15
Dois anos de prisão domiciliar em Roma 28.16-31
PROPÓSITO DO LIVRO
Continuar relatando para Teófilo (aquele que ama a Deus), provavelmente um cristão rico, membro da nobreza romana ou alguém que ocupava alto posto no governo romano, algumas questões relevantes para a sua compreensão mais ampla do Reino de Deus, são elas:
Mostrar que os seguidores do Caminho não representavam uma ameaça política para o Estado Romano, como afirmavam alguns.
Mostrar que o ministério de Jesus não finda com a sua morte, porque Ele ressuscitou e seus seguidores são instrumentos do Poder do Espírito Santo.
Mostrar o maravilhoso crescimento do Evangelho, iniciando em Jerusalém e indo até os confins da terra.
CARACTERÍSTICAS DO LIVRO
HOMEM DE DEUS X CONHECIMENTO
Muitos tratam o Evangelho como um inimigo lógico da ciência e do conhecimento, é muito comum encontrar pessoas que tem a ideia que crente é sinônimo de ignorância e falta de opção. Isto não é pertinente a nossa época, sempre houve este tipo de visão do mundo em relação aos seguidores de Cristo, talvez isto ocorra pelo fato de muitas pessoas humildes (financeiramente e na sua formação acadêmica) seguirem a Cristo e muitos poucos acadêmicos se tornarem seguidores do Mestre. Lucas vem contrariar esta lógica, observa-se na sua linguagem ao descrever o Evangelho de Lucas e Atos, que ele possuía uma formação privilegiada, além é claro o fato de ser um médico (Cl 4.14). Lembro-me de um pastor que dizia para o seu filho que tinha o curso de Doutorado, além de ser cientista: “Filho, Deus chama também os Doutores para o ministério!”. Precisamos ter esse entendimento bem claro em nossos corações e mente, pois os ambientes acadêmicos têm sido formados, em sua maioria, por pessoas áridas em seu coração e em sua alma, e a presença de homens de Deus nesses locais seria como estar em um campo missionário. Esse é um dos motivos que nos levam a constantemente estimular nossos irmãos de Betesda a estudarem e buscarem um crescimento que alcance todas as áreas de sua vida. Muitas vezes vejo jovens se dedicarem a Igreja e esquecerem que eles também devem ser crentes no seu trabalho, estudos e família, e que um dia irão formar uma família e que possuir uma formação profissional irá contribuir muito para o ajuste desta família.
Lucas, Paulo, Moisés e tantos outros homens na história nos mostram, com a sua própria experiência de vida, que o conhecimento não é inimigo da nossa fé em Cristo.
VIDA DE UMA IGREJA
Presenciamos em Atos, o nascimento de uma Igreja. Assim como é maravilhoso e inesquecível o nascimento de uma criança, assim também é no nascimento de uma Igreja. Estamos tendo o privilégio de sermos os membros que formam Betesda em seu nascimento, isto significa que aprender com a Igreja de Jerusalém é fundamental para sermos uma igreja saudável. Esta igreja é uma igreja que possui algumas coisas tremendas e que estaremos estudando cada uma delas ao longo do nosso estudo, são elas: Capacitação do alto, força evangelística, unidade, doutrina, comunhão, problemas, missão, novos na fé, crescimento, e tantas outras características que nos mostram o quanto é importante para nós este estudo.
MISSÃO DA IGREJA
Este assunto, sem dúvida alguma, vai ser um dos mais discutidos e mais motivantes, pois missões têm sido um dos pilares de Betesda. Temos feito missões como nunca presenciei em nenhuma igreja que fui membro. Estamos concretizando em Betesda alguns princípios que aprendi ao longo de minha caminhada com Deus e em meus estudos no Seminário Betel, e tudo com a unidade dos pastores, liderança e Igreja. Nós não temos noção do quanto crescemos e do quanto temos contribuído para que o Reino de Deus alcance os perdidos. GLÓRIA A DEUS!! Toda a vez que olho para a maioria das igrejas, que gastam a maior parte de seu dinheiro em administração, construção de paredes e compra de bens e converso com o Pr Roberto (Bolívia), Pr Jônison (Biquinhas), ou recebo e-mail do Pr Adriano (Sul), Marlúcia (Jordânia), fico com a certeza no coração que MISSÕES É A RAZÃO DE EXISTIR DA IGREJA pois igreja significa CHAMADOS PARA FORA e não para dentro. Esta Igreja de Jerusalém vai nos desafiar a ir além, a crermos mais e a avançarmos mais. Glória a Deus, amo gente que me desafia a ir além!! E você?
CRESCIMENTO SAUDÁVEL
Esse também será um assunto muito importante para nós, pois vivemos uma época onde as igrejas vivem para o crescimento, e muitas vezes comprometem a sua obediência a Deus. Nas rodas de pastores e nos cursos de liderança, boa parte do tempo é direcionada para buscar uma resposta para a seguinte pergunta: Como faço para minha igreja crescer? Isto é loucura e tem levado muitos a se perderem no caminho.
Existem dois perigos que devemos fugir quando tratamos deste tema:
Numerolatria – É aquele tipo de igreja que compromete a simplicidade do Evangelho ao tentar inventar maneiras de atrair as pessoas para a sua igreja. Muitas delas têm metas rígidas para alcançar e isso leva suas lideranças a fazerem de tudo para apresentar um relatório positivo. Este tipo de pessoa está sempre medindo ministérios e pastores pela quantidade de membros que suas igrejas possuem.
Conta-se que um grupo de pastores americanos foi visitar um pastor na Coréia que possuía uma igreja que crescia muito e era referencial de crescimento no mundo. O pastor da Coréia iniciou a palestra e de maneira abrupta um dos pastores americanos interrompeu sua fala e perguntou: “Pastor, por favor, seja breve e nos diga: Qual o segredo para sua igreja crescer tanto? O pastor Coreano respondeu: O segredo é que enquanto vocês americanos estão dormindo, nós estamos de joelhos clamando ao Senhor!”
Numerofobia – Trata-se de uma doença que leva a igreja a acreditar que a vontade de Deus é que esta permaneça pequena durante toda a sua vida. Alguns sintomas desta doença podem ser vistos nas seguintes declarações: “É melhor ter poucos fiéis, do que uma multidão de infiéis!”; “Eu gosto mesmo é de igreja pequena, porque igreja quando cresce não é mais a mesma coisa!”. Assim como queremos que nosso filho cresça de maneira saudável, Deus também deseja que sua igreja cresça e de maneira saudável.
A Igreja de Jerusalém vai nos ensinar muito sobre o que é crescimento saudável, seremos confrontados com nossos conceitos e desafiados.
LIVRO SEM CONCLUSÃO
O livro de Atos não possuiu uma conclusão, despedida ou recomendações, simplesmente é encerrado com o registro da prisão domiciliar de dois anos que Paulo sofre em Roma. Isto ocorre porque a história da Igreja do Senhor não termina ali, nós de Betesda temos o chamado e a missão de dar sequência a esta história maravilhosa, somos chamados a escrever o capítulo 29. Enquanto estivermos estudando este livro, sugiro você a fazer como o Irmão André (Portas Abertas) faz antes de ler a Bíblia, ele ora e diz: “FALA SENHOR, O QUE DISSER EU FAREI!”.
Que o Espírito Santo de Deus conduza a história de nossa vida, de nossa família e de Betesda!
Pr Fulvio Santos
A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário