terça-feira, 27 de março de 2012

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 13

QUE TIPO DE SOLO MEU CORAÇÃO TEM SIDO?

Mc 4.1-20
Mt 13.1-9
Lc 8.4-8

Ao estudarmos esta parábola através do evangelho de Marcos, temos que tem em mente algumas coisas:

• Este não é um evangelho das parábolas

• Este é um evangelho da ação

Esta parábola é uma espécie de introdução ou chave para as demais parábolas que se seguem, logo ela apresenta diversos tipos de solos (coração) que recebem a semente (Palavra).

Por que Jesus não está mais pregando nas sinagogas?

Agora Ele está vivendo um momento de perseguição e rejeição pelas autoridades religiosas, logo não lhe é permitido fazer o que no início dos evangelhos está registrado, pregar nas sinagogas. Diante desta rejeição vemos Jesus nos trazer alguns ensinamentos precisos, vejamos:

Quando o púlpito da sinagoga lhe foi retirado, ele fez de um barquinho, da praia e de um dia comum, o seu local de ministério – Jesus não está preso aos valores religiosos de sua época, não se limita aos valores culturais. Vemos na Bíblia e na história, homens que fugiram daquele padrão religiosos de sua época, mas que por estarem cheios do Espírito Santo de Deus, eles frutificaram.

o João Batista prega e batiza do deserto.

o John Wesley quando lhe foi negado pregar nas igrejas, passou a pregar ao ar livre suas mensagens

o A Igreja de Jerusalém reunia-se em casa, não fazendo uso de nenhum daqueles elementos existentes nas sinagogas e no templo.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. V.3 e 9 – Jesus inicia e conclui a parábola usando a mesma expressão. Ele quer dizer com isso que muito embora as pessoas ouçam com seus ouvidos naturais o que lhes é dito, seus ouvidos espirituais estão fechados. Jesus chega a dizer nos vs.12 e 13 que as parábolas eram ditas para que não fossem revelados os mistérios de Deus para os que já a haviam rejeitado.

Deus endurece aqueles que endurecem a sim mesmo, e rejeita aqueles que o rejeitam.

Veja o exemplo de Faraó, Deus deu a ele muitas oportunidades para submeter-se às advertências de Moisés. Diante da sua resistência Deus disse: Muito bem, faraó, faça-se a sua vontade. O Senhor então endureceu o coração de faraó (Êx.9:12). Deus não endurece o coração de faraó contra a sua vontade. Ele simplesmente confirmou o que faraó livremente escolheu, resistir a Deus (Rm.9:14-18).

O maior juízo de Deus é entregar o homem ao seu próprio desejo

Rm.1:24,26,28

Esta questão é tão séria diante de Deus que em Apocalipse 22:11 e 12, vemos Ele fazendo a seguinte declaração:

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo, o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.”

Temos além dessas questões, alguns elementos da parábola para observarmos:

O Semeador - É todo aquele que se propõe a comunicar a mensagem do evangelho. Exige-se deste:

o Responsabilidade em semear a semente correta (Palavra) – Não pode se semear qualquer outro tipo de semente senão a Bíblia, minhas preferencias políticas, esportivas, profissionais devem ser deixadas de lado.

o Perseverança no serviço – O trabalho é arduo e exige muito esforço, preparo, consagração e dedicação. Não podemos desistir com as primeiras dificuldades e nem comprometer a semente pensando ser possível alcançar melhores resultados.

o Expectativa certa em relação ao seu serviço:

o Segundo a parábola, apenas 25% das sementes lançadas é que geraram fruto. Nem todos darão ouvidos a mensagem do evangelho, não devemos ficar frustados diante da recusa de alguns.

o A mensagem jamais voltará vazia (Is.55:1; 40:8) – Isso não quer dizer que todos aceitarão a mensagem do evangelho, mas significa que para uns ela servirá para condenação e para outros salvação, e em ambas o Senhor será glorificado.

A Semente – É a Bíblia, somente ela. Deixa eu apresentar a você um pouvo da doutrina da Bíblia (Bibliologia).

• É a Palavra de Deus em seu tom de voz. (Rev. Charles Spurgeon)

• Ela é a Palavra de Deus porque:

o Fala de si mesma como sendo divina (2 Tm.3:16, I Ped.1:20,21)

o Diversas descobertas arqueológicas e evidências históricas comprovam seus textos.

o Unidade de mensagem – pessoas de épocas diferentes apontam para a mesma pessoa (Jesus) e não divergem no caráter de sua mensagem.

o A transformação de vidas – Um livro comum não poderia sobreviver a tantos anos e tranformar tantas vidas como a Bíblia.

• Seu nome é derivado de Biblion, significa “Livro” ou “Rolo” (Lc.4:17). Ou ainda conjunto de livros considerados sagrados.

• Recebe outros nomes:

o Escrituras – 2 Tm.3:16; I Ped.1:20,21; Mat.22:29

o Palavra de Deus – Heb.4:12; Jo.10:35

• Foi escrita nas linguas:

o Antigo Testamento – Hebraico

o Novo Testamento – Grego

• A Bíblia protestante está composta da seguinte forma:

o Antigo Testamento – 39 livros, da mesma forma que a Torá (livro religioso) dos judeus. Esta parte da Bíblia versão católica, são acrescentados outros 7 livros, são eles: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque. Estes são livros que tratam de coisas secretas, misteriosas, ocultas, por isso mesmo tidos como lendários e espúrios. Servem somente para tentar justificar algumas das doutrinas católicas (como o purgatório), mas eles acabam entrando em contradição com os demais livros e portanto ferindo a um princípio canônico.

o Novo Testamento – 27 livros, não há diferença entre a versão protestante e a católica.

• Foi necessário aproximadamente 1.500 anos e 40 homens em diferentes épocas para a formação de toda a Bíblia.

• O Antigo Testamento está dividido da seguinte forma:

o Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

o Históricos – Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

o Poéticos – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

o Profetas maiores – Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.

o Profetas menores – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

• O Novo Testamento está dividido da seguinte forma:

o Biográficos (evangelhos) – Mateus, Marcos, Lucas e João.

o Histórico – Atos dos Apóstolos.

o Epístolas Paulinas – Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom.

o Epístolas Gerais – Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas.

o Profético – Apocalipse.

• A formação do cânon (vara de medir, régua) deveria serugir os seguintes critérios:

o A autoridade do escritor – No AT deveria ser uma autoridade religiosa do povo a escrever, no NT deveria ser um apóstolo ou influenciado diretamente por ele.

o O caráter peculiar dos escritos – Pelo conteúdo do livro ele seria diferenciado de qualquer outro escrito.

o História de uso da igreja.

o Unicidade, não haver qualquer contradição com outro livro do cânon.

Um dos lemas da Reforma Protestante era SOLA SCRIPTURA, isso quer dizer: somente as escrituras:

Os diferentes tipos de solos (coração)

Corações Endurecidos (Mc.4:4,15) – São aqueles que ouvem a Palvara mas não compreendem, a rotina da vida insensibilizou, portanto não se interessa pela mensagem.

“Para muitos homens, o mais sério de todos os problemas é não perceber nenhum. Estão satisfeitos consigo mesmos. Agarradas ao hábito, escravos da rotina, orgulhosos de suas crenças ou da ausência delas, consumidos no prazer e nada levam a sério. O mais leve pretexto é bastante para que não assistam uma conferência, ou não leiam um livro, ou não façam nem recebam uma visita que possa prejudicar, de algum modo, o seu prestígio ou conturbar o seu sossego monótono e artificial”         John Mackay

Um coração duro ouve, mas falta-lhe compreensão e entendimento espiritual. Ele escuta o sermão, mas não presta atenção, são como àqueles homens que Ezequiel denuncia:

“Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, que tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra” Ez.33:32

Há muita gente que vai a igreja domingo após domingo, mas Satanás rouba a semente de seus corações. Semana após semana eles vivem sem fé, sem temor, sem rendição ao Senhor.

Corações superficiais (Mc.5,6,16,17) – Após ouvirem a mensagem aceitam imediatamente, mas são volúveis são como o fogo queimando a palha.

“A emoção é um elemento importantíssimo na vida cristã, mas só ela não basta. Ela precisa proceder de um profundo entendimento da verdade e de uma sólida experiência cristã.”  
Rev. Hernandes D Lopes

Esse tipo de pessoa não passou pelo novo nascimento e nem houve tranformção de vida. Houve adesão e não conversão; entusiasmo, mas não convicção .

“John Ryle diz que esse ouvinte tem prazer em ouvir sermões em que a verdade é exposta. Ele fala com alegria e entusiasmo acerca da doçura do evangelho e da felicidade de ouvi-lo. Ele pode chorar em resposta ao apelo da pregação e falar com intensidade acerca de seus sentimento. Mas infelizmente não há estabilidade em sua religião. Não há uma obra real do Espírito Santo em seu coração. Seu amor por Deus é como a névoa que cedo passa (Os.6:4). Na verdade esse ouvinte ainda está totalmente enganado. Não há real obra de conversão. Mesmo com todos seus sentimentos, alegrias, esperanças e desejos, eles estão realmente no caminho da destruição”

Corações Ocupados (Mc.4:7,18,19) – São corações (pessoas) que ouvem a Palavra de Deus mas dão atenção a outras coisas. Deus não ocupa o primeiro lugar, mas geralmente ele pensa que está oferecendo a Ele o melhor. Para você tirar a dúvida se você é alguém que tem oferecido a Deus o melhor, me responda:

• Quanto tempo você passa diante da televisão e diante de Deus (oração e leituda da Palavra)?

• Por que você se emociona vendo filme, seu time de futebol e diante de louvores a Deus parece tão frio?

• Você é capaz de juntar dinheiro durante bastante tempo ou assumir uma prestação longa quando quer comprar algo, mas para ofertar para missões e para igreja tem a mesma motivação?

• Você já virou a noite trabalhando, mas qual foi a última vez que virou a noite buscando a presença do Reis dos Reis?

• Quem é pai/mãe provavelmente chorou ao ver seu filho nascer, mas qual foi a última vez em que você se emocionou com alguém que nascia na fé em um culto de sua igreja?

Se você foi sincero em responder as perguntas acima, saberá que esse tem sido o tipo de coração que muitas vezes assumimos diante de Deus e sua Palavra, os prazeres do mundo (espinhos) tem sufocado a semente e por isso não damos frutos.

Os três grandes inimigos do cristão já foram revelados: o diabo, a carne e o mundo (Ef.2:1-3).

Vejamos agora o solo que frutifica.

Corações frutíferos (Mc.4:8,9,20) – Este tipo de coração faz três coisas: OUVE, RECEBE E PRATICA.

O maior desafio do cristão e da igreja está em Mt.22:29.

“ERRAIS NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS E NEM O PODER DE DEUS”

Nenhum outro texto me desafia tanto quanto este, sou provocado a questionar minhas motivações, meu amor pelo Senhor e levado ao quebrantamento diante daquele que pode gerar em nós os frutos que agradam ao Rei.

Que após este estudo você possa saber identificar que tipo de solo tem sido o seu coração e a desejar ardentemente ser um coração preparado para receber a Boa Palavra de Deus. Frutifique para glória de Deus!!

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário