quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 12

SOMOS DA FAMÍLIA DE JESUS

Mc 3:20-35
Mat.12:22-32;
Luc.11:14-23

Em Mateus 12: 22 e 23 vemos que o texto que iremos estudar é precedido pela libertação e cura de um endemoninhado cego e mudo. Esse fato trouxe:
• Uma grande agitação na multidão;
• Chamou bastante a atenção da família de Jesus;
• Uma grande discussão entre os religiosos.

Dividiremos nosso estudo analisando a reação de cada um desses grupos e o como Jesus lida com cada um deles.

A MULTIDÃO

Nos textos sinóticos (semelhantes) encontramos relatos diferentes quanto à reação da multidão ao milagre que Jesus havia realizado na vida daquele homem. Vejamos:

“É este, porventura, o Filho de Davi?” Mat.12:23

Havia uma dúvida em relação à pessoa de Jesus, pois a multidão podia testificar com os próprios olhos o poder que Ele tinha sobre os demônios e as doenças, mas o que os religiosos diziam através de suas palavras e suas ações era inversamente proporcional a Jesus.

PRECISAMOS COMO IGREJA SABER EXATAMENTE O QUE TEMOS TRANSMITIDO AO MUNDO A RESPEITO DE QUEM É JESUS

Olhando de maneira generalizada, os religiosos de hoje têm dito ao mundo que Jesus é:

• Um bom negócio – Respaldados pela teologia da prosperidade, a multidão tem recebido a seguinte mensagem: “Venha para nossa igreja e você em pouco tempo terá uma cobertura!”, “Venha para nossa igreja que você será um empresário!”

• Um curandeiro – Jesus é apresentado como aquele sabão que é vendido na Praça da Carioca: “Venha, ele cura tudo: unha encravada, dor de cotovelo, dor na coluna, queda de cabelo e etc.”. Não há dúvida que nosso Senhor Jesus Cristo é Poderoso para curar qualquer enfermidade, mas Ele veio buscar e salvar o que havia se perdido, Ele veio para salvar o homem dos seus pecados.

• O fundador de nossa denominação – Jesus é apresentado por esse grupo como propriedade particular, ou seja, Ele é nosso e os outros comem o que cai da mesa. Esse tem sido um dos principais fatores de separação entre os evangélicos. Uma coisa é possuirmos convicções bíblicas a respeito do Evangelho de Jesus, outra coisa é agirmos com soberba espiritual. Podemos desta forma estar transmitindo ao mundo uma péssima mensagem a respeito de quem é Jesus.

MUITAS IGREJAS SE SENTEM A DONA DA RAZÃO E PORTADORAS DA REVELAÇÃO MÁXIMA DE DEUS. CUIDADO, ESSA É UMA CARACTÉRISTICA PECULIAR DAS SEITAS, JULGAM-SE DONAS DE TODA A VERDADE.

A igreja precisa apontar para Jesus e dizer aquilo que João Batista disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”Jo.1:29

“... a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer.” Mac.3:20

A multidão ao ver o que Jesus havia feito, encontraram n’Ele aquilo que nenhum dos religiosos os havia apresentado até agora: salvação, libertação, cura e uma nova vida. É exatamente isso o que as pessoas procuram quando vem até Jesus! Cometemos um erro muito comum em nosso meio, às pessoas vem à igreja e ficamos falando sobre flamengo, política e negócios. Deixamos de falar das maravilhas do Evangelho, para falar daquilo que ele já fala todos os dias e encontra em qualquer lugar. Quando uma pessoa vai a uma casa do pão (Belém), ela espera encontrar pão e não diversão. Isso não quer dizer que nunca poderemos falar sobre assuntos do dia a dia, mas precisamos saber conduzir nossas conversar de maneira que o enfermo encontre cura e vida em nossos meio.

QUANDO UMA PESSOA VAI A CASA DO PÃO (BELÉM), ELA ESPERA ENCONTRAR PÃO E NÃO ENTRETENIMENTO.

Outra questão importante neste verso é como Jesus se entrega ao ministério. Ele não tinha tempo nem para comer, tamanha era a necessidade daquele povo. Precisamos entender a urgência da obra de Deus, muitos estão perdidos em nosso bairro, cidade e mundo. Qual importância você tem dado a essa realidade?

Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra. Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita” Jo.4:34,35

Um dia perguntaram ao Pr George Miller: “Qual o segredo do seu ministério? A resposta que ele deu foi....
“O SEGREDO PARA O SUCESSO NO MINISTÉRIO É QUE GEORGE MILLER JÁ MORREU HÁ MUITOS ANOS ATRÁS

“... e as multidões se admiravam.” Luc.11:14

A multidão jamais havia visto nada igual! Tinham diante deles alguém que não somente tinha um discurso, mas suas ações sustentavam o que Ele falava. Havia uma harmonia muito grande entre o que ensinava e o que vivia. Esse é um dos grandes desafios para a igreja evangélica, alinhar o seu discurso a sua prática.

“PRECISAMOS PREGAR AOS OUVIDOS E AOS OLHOS DAS MULTIDÕES”

Querido irmão, coloque essa questão em primeiro lugar em sua lista de oração, diga ao Senhor:

“DEUS FAZ-ME VERDADEIRO!!”
Irmão André

A FAMÍLIA DE JESUS
As histórias que chegavam ao ouvido de seus parentes e o fato de Ele ter deixado até de se alimentar para cuidar de outros, levou seus parentes a dizer que Jesus estava fora de si (louco, desequilibrado) Mac.3:21.

COLOCAR OS INTERESSES DOS OUTROS A FRENTE DOS SEUS, É CONSIDERADO LOUCURA PARA O MUNDO

Para o mundo, muito do que nós fazemos não tem qualquer sentido. Não tenha dúvida que longe de você eles comentam de suas “loucuras” como crente. Entregar dízimo, ir à igreja domingo de manhã, ser fiel ao seu marido/esposa, subir monte para orar, e tantas coisas que são loucura para os que perecem no pecado.
Nada que os seus parentes, multidão ou religiosos pudessem falar ou fazer poderia impedir Jesus de cumprir a sua missão.
Não estou dizendo que você deva ser irresponsável quanto a sua vida ou de sua família, mas precisamos amar mais a Deus do que qualquer outra pessoa ou coisa.

“Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” Luc.14:26,27

Jesus continua dizendo no texto: ““ Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Calcule o preço de ser discípulo de Jesus, para que não aconteça de você parar a obra pela metade.

OS ESCRIBAS
“ O vocábulo escribas é empregado para descrever os eruditos leigos dos judeus, dos quatro ou cinco séculos que antecederam a era cristã, na palestina. Em diversas passagens dos escritos rabínicos, Moisés é descrito como um “escriba”, e é à base desse ponto de vista que ele veio a ser reputado como o fundador dessa classe. A profissão dos escribas incluía os deveres de copiar os contratos legais e os registros civis. Alguns escribas eram usados como diplomatas e enviados especiais aos governos estrangeiros (II Reis 18:18 e 19:02). Alguns escribas eram empregados, em períodos de guerra, para compilar as listas dos circunscritos para a guerra. Nos cultos efetuados no templo de Jerusalém cabiam-lhes diversas tarefas, como a coleta de impostos, bem como a cópia e preservação das Escrituras. Usualmente os escribas eram indivíduos dotados de elevada educação, sendo homens de posses consideráveis, e, geralmente, famílias inteiras seguiam essa profissão.

Os escribas foram os originadores dos cultos nas sinagogas, e alguns deles se assentavam como membros do sinédrio. (Mat.16:21 e 26:3). Depois do ano 70 D.C, e da destruição de Jerusalém, a importância dos escribas ainda mais se intensificou, posto que eles é que preservaram, em forma escrita, a lei oral, transmitindo fielmente, às gerações seguintes, as Escrituras do Antigo Testamento. Os escribas esperavam de seus discípulos uma reverência maior do que a geralmente dada aos progenitores. Também atuavam como mestres, reunindo em torno deles grupos de discípulos, aos quais instruíam nas questões atinentes à lei. Faziam conferências no templo de Jerusalém e nas muitas sinagogas. Ocasionalmente também funcionavam como juízes das leis civis. Em sua maioria os escribas pertenciam ao movimento dos fariseus; mas, como grupo, na realidade, eram distintos eles. A maioria dos escribas fez oposição a Jesus, embora alguns deles tivessem crido (Mat.21:15 e 8:19). Puseram-se ao lado de Paulo, contra os saduceus, no tocante à questão da ressurreição (Atos 23:9). Não obstante, perseguiam a Pedro e João (At.4:5) e participaram também do martírio de Estevão (At.6:12)” Comentário bíblico do Novo Testamento, versículo por versículo.

Eles dizem que Jesus está possesso de Belzebu (contração de duas palavras: “Baal” = senhor, e Zebu = mosca”. Demônio chamado Senhor das moscas). Jesus responde dizendo duas coisas muito importantes:

• Um reino/casa dividido não prevalece – Jesus argumenta dizendo que se ele está possesso de demônio e expulsa demônio, o reino/casa está dividido.

ATÉ NO REINO DAS TREVAS A UNIDADE É CONSIDERADA FUNDAMENTAL, AINDA MAIS NA IGREJA DO SENHOR

Precisamos caminhar em unidade para levar o evangelho de Jesus Cristo, sem união é impossível!
• O único pecado não perdoado – A blasfêmia contra o Espírito Santo é dito por Jesus como o único pecado não perdoado. Mas o que Ele quer dizer com “Blasfemar contra o Espírito Santo?”

Os escribas estavam atribuindo à obra do Espírito Santo de Deus a obra dos demônios, isso significa que eles estavam rejeitando a obra do Espírito e estavam com isso rejeitando o próprio Deus, para esse tipo de atitude não há perdão.

“O processo de endurecimento chega a um ponto em que é impossível que essa pessoa seja renovada para o arrependimento (Hb.6:4-6). Deus a entrega a si mesma e a uma disposição mental reprovável (ROM.1:24-28). Ela comete o pecado para a morte (I Jo.5:16). Não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno (Mc.3:29). Só lhe resta uma expectativa horrível de juízo (Hb.10:26-31).

Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo não pode ser perdoada? Porque aqueles que a cometem dizem que Jesus é ministro de Satanás, que a fonte de seu poder não é o Espírito Santo, mas Belzebu. É imperdoável porque rejeitam o Espírito Santo e a Cristo, dizendo que o Salvador é ministro de Satanás. É imperdoável porque é um pecado consciente, intencional e deliberado de atribuir a obra de Cristo pelo poder do Espírito Santo a Satanás. Esse pecado constitui uma irreversível dureza de coração.” Rev. Hernandes D Lopes

Algumas perguntas que precisamos fazer após esse estudo:

• O que eu tenho dito a multidão a respeito da pessoa de Jesus?

• As oposições que surgem (familiar e religiosa) tem sido maior que a minha determinação em buscar a vontade de Deus?

• Já parou para calcular o preço de seguir a Jesus? “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!”

• Entendeu o que significa “Blasfemar contra o Espírito Santo de Deus?”

Meu irmão, que após esse estudo você deseje mais ainda andar e viver debaixo da vontade de Deus, porque assim disse Jesus:

“QUALQUER QUE FIZER A VONTADE DE DEUS, ESSE É MEU IRMÃO, IRMÃ E MÃE.”

Pr Fulvio Santos

JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário