quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 11

QUANDO ANDAMOS COM JESUS
Mc 3.7-19

Este estudo está dividido em dois momentos da vida de Jesus, mas que apontam para a mesma direção. Neles encontramos a universalidade do seu amor e a escolha dos seus.

A MULTIDÃO PROCURA TOCÁ-LO

Vemos nesses versos que a popularidade de Jesus alcança toda a sua região, pessoas vinham ter com ele de todas as partes (vs.7,8):
• Norte – Tiro e Sidom (gentios);
• Sul – Judéia, Jerusalém e Iduméia (descendentes de Esaú, os edomitas);
• Leste – Além do Jordão;
• Oeste – Galiléia.

O texto bíblico vai dizer que “todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar”, diz também que Ele “curava a muitos”. Desta forma encontramos uma característica fundamental do seu ministério, seu amor universal e sua compaixão pelos doentes.
Enquanto os judeus eram exclusivistas, Jesus inclui em seu ministério gente de todas as regiões. Em toda Bíblia encontramos referência a esse amor que é para todos, pois para Deus não há acepção de pessoas.
• Deuteronômio 16:19;
• Atos 10:34;
• Romanos 2:11;
• Efésios 6:9;
• I Pedro 1:17.

Devemos seguir o exemplo de Jesus e não tratar o evangelho de maneira exclusivista. Alguns erros se têm cometido ao longo da história, quando direcionamos a sua mensagem apenas para um grupo exclusivo de pessoas. Por exemplo, a “Teologia da Libertação” declara que Deus tem preferência pelos pobres. Isso é um grande erro, pois a mesma compaixão que Jesus demonstrava por um miserável do corpo (Bartimeu), Ele demonstrava para o miserável da alma (jovem rico). Uma coisa é a igreja usar de uma linguagem própria para atingir a um grupo da sociedade, a outra é ela entender que Deus ama mais a um do que outro grupo, ou que um precisa mais que o outro.

JESUS ESCOLHE 12 APÓSTOLOS

Até então, Jesus caminhava ensinando a todos os discípulos, mas neste momento Ele vai separar aqueles que iriam cumprir uma missão especial.

Jesus só teve doze apóstolos. Os apóstolos foram os instrumentos para receber a revelação de Deus e foram inspirados por Deus para o registro das Escrituras. Não há sucessão apostólica. Os apóstolos não tiveram sucessores depois que morreram.
Um apóstolo precisava:
• Ter visto a Cristo ressurreto – I Cor.9:01
• Ter tido comunhão com Cristo – At.1:21,22
• Ter sido chamado pelo próprio Cristo – Ef.4:11

Duas questões me chamam bastante a atenção nesta escolha, são elas:

NÃO TOME DECISÕES ANTES DE FALAR COM DEUS
No verso 13, vemos Jesus subindo o monte para orar antes de escolher dentre seus discípulos aqueles que seriam seus apóstolos. Quantas vezes temos que tomar decisões importantes em nossa vida, e avaliamos a questão de vários ângulos, pedimos a opinião de outros, fazemos contas e mais contas, e não consultamos a Deus em oração.

O convite que Deus nos faz é:
“LANÇANDO SOBRE ELE TODA A VOSSA ANSIEDADE, PORQUE ELE TEM CUIDADO DE VÓS“ I Ped.5:7

Entenda irmão, algumas coisas é você mesmo quem tem que fazer, não adianta estar desempregado e ficar em casa orando pedindo que Deus abra uma porta, você terá que acordar cedo e sair a procurar emprego. Mas até mesmo antes de sair para procurar o emprego, você precisa aprender a orar e pedir a Deus a direção. Precisamos aprender a entregar a Deus TODAS AS NOSSAS ANSIEDADES.

QUEM SÃO OS QUE DEUS ESCOLHE?

Se olharmos simplesmente pelas virtudes daqueles que foram chamados, diríamos que a escolha de Jesus foi uma péssima escolha, pois entre eles só havia gente complicada e diferente, vejamos o que diz sobre os apóstolos o Rev. Hernandes Lopes:

Pedro, chamado Simão – Pescador por profissão. Era de Betsaida (Jo.1:44), mas morava em Cafarnaum (Jo.1:21,29). Era um homem que falava sem pensar. Era inconstante, contraditório e temperamental. No início, não era um bom modelo de firmeza e equilíbrio. Ao contrário, ele estava constantemente mudando de um extremo para outro.

William Hendriksen diz que ele mudou da confiança para a dúvida (Mt.14:28,30); de uma profissão de fé clara em Jesus Cristo para a negação desse mesmo Cristo (Mt.16:16,22); de uma declaração de lealdade para uma negação vexatória (Mt.26:33-35, 69-75); de “nunca me lavarás os pés” para “não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça” (Jo.13:8,9). Vivia sempre nos limites extremos, ora fazendo grandes declarações: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”; ora repreendendo a Cristo. Pedro fazia promessas ousadas sem poder cumpri-las: “Por ti darei minha vida”, logo depois negou a Cristo. Pedro, o homem que fala sem pensar, que repreende a Cristo, que dorme na batalha, que foge e segue a Cristo de longe, que nega a Cristo. Mas Jesus Chama pessoas não por aquilo que elas são, mas por aquilo que elas virão a ser em suas mãos.

Tiago e João – Eles eram explosivos, temperamentais, Boanerges (filhos do trovão). Um dia pediram a Jesus para mandar fogo do céu sobre os samaritanos. Eles eram também gananciosos e amantes do poder. A mãe deles pediu a Jesus um lugar especial para eles no Reino. Tiago foi o primeiro a receber a coroa do martírio (At.12:2). Enquanto ele foi o primeiro a chegar ao céu, o seu irmão, João, foi o último a permanecer na terra. Enquanto Tiago não escreveu nenhum livro da Bíblia, João escreveu cinco livros: o evangelho, três epístolas e o Apocalipse. No final da vida, aqueles que eram chamados de “filhos do trovão” são outras pessoas. As palavras usadas por João em suas epístolas eram: “filhinhos, amados e amor”.

André – Era um homem que sempre trabalhava nos bastidores. Foi ele quem levou seu irmão Pedro a Cristo. Foi ele quem disse para Natanael sobre Jesus. Foi ele quem levou o garoto com lanche a Jesus.

Filipe – Era um homem cético, racional. Quando Jesus perguntou: “Onde compraremos pães para lhes dar comer? (Jo.6:5). Ele respondeu: “Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pecado” (Jo.6:7). Ele disse: o problema não é onde? Mas quanto? Quando Jesus estava ministrando a aula da saudade, no Cenáculo, no último dia, Filipe levanta a mão no fundo da classe e pergunta: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta” (Jo.14:8).

Bartolomeu – Era um homem preconceituoso. Foi ele quem perguntou: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (Jo.1:46)

Mateus – Era empregado do império romano, um coletor de impostos. Era publicano, uma classe repudiada pelos judeus. Tornou-se o escritor do evangelho mais conhecido no mundo.

Tomé – era um homem de coração fechado para crer. Quando Jesus disse: “E vós sabeis o caminho para onde eu vou” (Jo.14:4), Tomé respondeu: “Senhor, não sabemos para onde vais, como saber o caminho?” (Jo.14:5). Tomé não creu na ressurreição de Cristo e disse, “... se eu não vir em suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei” Jo.20:25). Contudo, quando o Senhor ressurreto apareceu a ele, Tomé prostou-se em profunda devoção e disse: “Senhor meu e Deus meu!” (Jo.20:28).

Tiago filho de Alfeu e Tadeu – Nada sabemos desses dois apóstolos. Eles faziam parte do grupo. Eles pregaram, expulsaram demônios, mas nada sabemos mais sobre eles. Eles não se destacaram.

Simão, o zelote – Ele era membro de uma seita do judaísmo extremamente nacionalista. Os zelotes eram aqueles que defendiam a luta armada contra Roma. Eles eram do partido de esquerda radical. Ele estava no lado oposto de Mateus. Estavam em lados radicalmente opostos. Os zelotes opunham-se ao pagamento de tributos a Roma e promoviam rebeliões contra o governo romano.

Judas Iscariotes – Era natural da vila de Queriot, localizada no sul da Judéia. Era o único apóstolo não Galileu. Ocupou um lugar de confiança dentro do grupo. Era o tesoureiro do grupo e administrador do patrimônio do “colégio apostólico”, mas ele não era convertido. Ele era ladrão e roubava a bolsa (Jo.12:6). Além de tudo disso, ele trai Jesus vendendo-o por 30 moedas de prata. A vida de Judas é prova, não da fraqueza de Cristo, mas da impenitência do traidor.

Tenho certeza que você não escolheria um grupo como esse nem mesmo para formam um time de futebol. Eles eram tão diferentes que haveria um grande perigo deles viverem em brigas, não ganhar nenhuma partida e ainda no final do mês faltar dinheiro para pagar o aluguel do campo (o tesoureiro roubava dinheiro). Jesus contraria toda a lógica ao formar a sua equipe ministerial com os 12. Vejamos o que William Hendriksen comenta sobre o processo de escolha de Jesus:

“O que realça a grandeza de Jesus é que Ele escolheu homens como esses, e os uniu numa comunidade impressionantemente influente, que provaria ser não somente um elo digno com o passado de Israel, mas também um fundamento sólido para a igreja do futuro. Jesus foi capaz de juntar ao redor de si, e unir em uma família, homens de criação e temperamento diferentes, às vezes, completamente opostos. Incluídos nesse pequeno ando estava Pedro, o otimista (Mt.14:28; 26:33,35), mas também estava Tomé, o pessimista (Jo.11:16;20:24,25); Simão, o zelote, inflamado com o alvo de derrubar o poderio romano; mas também Mateus, que era um funcionário do governo, um coletor de impostos. Pedro, João e Mateus que estavam destinados a se tornarem famosos pelos seus escritos, mas também Tiago, o menor, que permanece obscuro e deve ter cumprido a sua missão”

Jesus não foi enganado, Ele sabia exatamente quem era cada um deles e também sabia quem eles viriam a se tornar após caminharem 3 anos juntos. O segredo para a mudança na vida desses homens (com exceção de Judas) foi ter andado com Jesus.

O GRANDE SEGREDO NA VIDA DO CRENTE É ANDAR COM DEUS, INVESTIR EM MOMENTOS A SÓS COM ELE

Aqueles homens que pareciam tão frágeis para a missão que Jesus lhes deu, amadureceram em sua fé e terminaram sua vida como mártires, vejamos:

Paulo - Não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.

Matias - Ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.

Simão - O zelote foi crucificado.

Judas Tadeu - Morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.

Tiago (O mais Jovem) - Pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.

Tiago (O mais Velho) - Pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.

Mateus - Morreu como mártir na Etiópia.

Tomé - Pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.

Bartolomeu - Serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.

Filipe - Pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.

André - Pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.

Simão Pedro - Pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.

O nome de grandes reis foi esquecido, mas esses homens são lembrados todos os dias por diversas pessoas em várias partes do mundo, porque andaram com Jesus e permitiram o seu agir em sua vida.

RESPONDA:
• Com que tipo de discípulo você se identifica?
• Você poderia relacionar 5 mudanças que Jesus fez em sua vida nos últimos 5 anos?
• As pessoas que convivem com você concordariam com o que você escreveu acima?
• Quanto tempo você tem investido em momentos a sós com Deus?
• O que você pode fazer para melhorar essa situação?
• Você já parou para pensar que o que Jesus fez na vida daqueles

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário