quarta-feira, 25 de julho de 2012

ANIVERSÁRIO DO PR FLÁVIO SÁ

CARTA DO PR ROBERTO SANTOS - MISSIONÁRIO NA BOLÍVIA


Bolívia 10 de Julho de 2012.

COMPRA DO TERRENO:
Queridos irmãos e amigos é com muita gratidão na minha alma e no meu coração que trago boas novas da obra missionária na Bolívia.

Já compramos o terreno que tanto desejávamos para a ampliação do LAR O BOM SAMARITANO.
Hoje contamos com um terreno de 21.70 x 48 = 1041.60 metros. Com uma área de 528 já construídos nos falta palavras para agradecer a Deus, aos irmãos e as diferentes denominações, onde fomos realizar a campanha em favor da compra do terreno e da obra do Senhor neta terra boliviana. A TODO NOSSO MUITO OBRIGADO

No dia 01/07/2012 realizamos um culto em ações de graças no terreno. Com a presença dos nossos idosos internos e seus familiares,
Estamos murando, fazendo uma horta e preparando um galinheiro. Assim teremos ovos para ajudar na alimentação. A ideia é ter os nossos idosos intertidos, isso faz bem a eles.

Estamos com todas as vagas ocupadas, faleceram alguns, mas chegaram outros, sempre realizamos o discipulado e na sua maioria ele se converte a CRISTO. Continuamos entregando comida nas humildes casas de idosos enfermos ou de grandes necessidades, todos os dias a moto sai para entregar, mas de 20 refeições em diferentes pontos do pequeno povoado de JOROCHITO.

CAFÉ INFATIL O BOM SAMARITANO:
Temos um professor do povoado (Jorochito) que tem dado muitos frutos em nossa igreja a mesma esta dirigindo esse maravilhoso projeto e para a gloria de Deus estamos ganhando muitas crianças e pais para CRISTO, os professores das escolas desses pequenos povoados e pessoas das comunidades tem sido evangelizada. Abrimos mas um café em um novo povoado chamado SELVA NEGRA nesse lugar não existe nenhuma igreja evangélica nem católica, é um lugar que tem luz, água e, mas de 30 famílias estamos dando café todos os dias a, mas de 60 crianças, somos muito bem recebidos e com certeza vamos implantar uma igreja nesse lugar. Passamos filme a juntaram tanta gente que as lagrimas rolou no meu rosto. 

Através dessa visão já alcançamos 8  povoados (vilarejos) com a pregação do evangelho, tenho usado  gerador de energia e data show para passar filme, dependendo da aceitação começo realizar os cultos.

CURSO DE INFORMATICA:
Temos uma congregação em um humilde lugar chamado EL VIRA, as pessoas tem um coração muito duro à aceitação do evangelho, neste lugar já tem LUZ elétrica; sendo assim preparamos um quarto com 12 computadores Estamos com 22 alunos na sua maioria jovens.

IGREJAS EM JOROCHITO E CONGREGAÇOES:
Estamos carecendo de OBREIROS, a obra têm sofrido bastante, nossas congregações ficam a quilômetros de distância, para chegarmos lá, precisamos de moto ou carro 4x4, infelizmente o carro que tanto nos ajudou na obra esta com defeito ha alguns meses. Mas mesmo assim não vamos desistir nos esforçaremos para chegarmos ate a eles.

Orem para Deus nos mandar mais obreiros para a sua seara. E se desejar passe a macedônia e vem nos ajudar nessa grande obra.
Neste mês de julho vamos realizar EBF em 8 povoados onde temos o café O BOM SAMAROITANO a meta é chegar em cada povoados com uma linda programação infantil para alcançar não só as crianças mas todos os moradores com a palavra de Deus.

AMADO PRECISO MUITO DA SUA AJUDA PARA HONRAR OS COMPROMISSOS COM OS 18 FUNCIONARIOS DO LAR DE IDOSOS, ALEM DE ALIMENTAÇAO, FRALDAS ETC... O CAFÉ PARA QUASE 400 CRIANÇAS ME AJUDEM MANTER ESSAS OBRAS SOCIAIS E TAMBÉM COLOCAR EM AÇÃO OUTROS PLANOS DE EVANGELIZAÇÃO.
TODO O MÊS TENHO QUE CONSEGUIR 10.000,00 MIL PARA MANTER ESSES TRABALHOS MISSIONÁRIOS TEM MES QUE NAO CONSIGO E AGORA COM A ALTA DO DOLAR O DESAFIO. AUMENTA.

Pr Roberto Luis R dos Santos

 CONTRIBUIÇOES: Roberto Luis R dos Santos
Banco do Brasil: Agencia 0091-4 Conta Corrente 21723-9  

Banco Itaú: Agencia 1388 Contas Corrente 12421-4 
Banco Bradesco: Agencia 2089 Conta Poupança 6628972-9   

SITE: WWW.AMEIBs.org   
EMAIL: familiamissionaria@hotmail.com FACE: pelo nome ou pelo o email.

CONTATO NO BRASIL;021-34779779 Cel. Vivo 95352758 – 82041392 TIM











sábado, 14 de julho de 2012


ECLESIOLOGIA

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”                        Mt 16.18

         Estaremos durante esses próximos 2 meses, estudando sobre o tema Igreja, por dois motivos básicos, são eles: a importância de possuirmos um entendimento bíblico e contextualizado sobre o que vem de fato a ser a Igreja; e porque estaremos participando de um concílio de organização de nossa Congregação Batista Betesda em Igreja Batista Betesda.  Neste dia serão feitas perguntas da área Eclesiológia aos membros de nossa congregação.  Por esses aspectos é necessário um comprometimento total nosso no sentido de aprendermos os princípios bíblicos da Igreja e sabermos responder corretamente eventuais perguntas que nos serão feitas.  Estarei trabalhando o tema em cima de perguntas e respostas, assim como o livro: Doutrinas Bíblicas do pr Isaque Nunes, livro este que juntamente com a Bíblica  e a Teologia Sistemática de Strong nos servirão de base para o preparo do material.  Que Deus nos abençoe nesta caminhada!
O QUE É ECLESIOLOGIA?
         É o estudo da Igreja.  É a doutrina que estuda o governo da Igreja em todas as suas organizações.
O QUE SIGNIFICA A PALAVRA IGREJA?
         Vem da palavra “Eclesia” que quer dizer “chamados para fora”.  É uma assembléia, uma congregação, um ajuntamento de pessoas salvas, batizadas, organizadas, doutrinadas e ajustadas para a promoção do Reino de Deus.  É uma agência do Reino de Deus.  É uma congregação de crentes batizados em Jesus Cristo, unidos por crerem no que Ele diz e comprometidos a fazerem o que Ele mandou.
         É importante nós sabermos não somente o significado da palavra Igreja, mas também sabermos o que é.  Pois a nossa compreensão desta questão vai determinar a nossa relação com esta.
O QUE NÃO É IGREJA?
a) A igreja não é um clube, onde cada um paga sua mensalidade e vive isoladamente – Este tipo de entendimento gera crentes que pensam que o fato de “pagar uma mensalidade” lhe garante alguns direitos.  Toda vez que esses direitos não são respeitados ele vai em assembléia exigí-los, pois afinal de contas o carnê está em dia.
b) A Igreja não é a minha casa – Este tipo de entendimento gera crentes cheios de manias e gostos, a sua vontade sempre vai ter que prevalecer.  São pessoas que a cor da tinta que vai ser pintada uma sala da igreja, torna-se algo extremamente relevante, pois afinal de contas estão pintando a sala de sua casa.  Ele pensa que seu gosto e vontade é o que deve prevalecer, pois ele está em sua casa.
c) A igreja não é uma prestadora de serviços, onde só a procuro para atender minhas necessidades – Este tipo de entendimento gera crentes que exigem que aqueles que lhe prestem serviços realizem um serviço que atenda as suas necessidades, caso isso não aconteça ele troca de prestadora de serviços.  Como uma empresa de limpeza que realiza o serviço em uma empresa, caso esta empresa não ofereça um serviço satisfatório ela será substituída por outra.
d) A igreja não é um “barquinho do amor” (grupo pequeno de amigos que se acomodam ao bom relacionamento do grupo e aos “benefícios” em se viver com poucos, mas feliz) – Este tipo de entendimento gera crentes acomodados, preguiçosos e na contra mão da natureza da igreja.  Está igreja será sempre pequena e se sentirá ameaçada toda vez que alguém novo se aproximar do grupo e tentar lhe tirar da zona de conforto.
e) A igreja não é uma casa de shows, onde sou apenas um espectador – Esse tipo de entendimento gera crentes que vão estar entrando e saindo dela sem qualquer tipo de compromisso.  Sem único objetivo é sentir-se bem com o show que foi apresentado, se isto ocorrer tudo bem, se não ocorrer ele procura ouro lugar que o show seja melhor.
f) A igreja não é um pronto socorro – Esse tipo de entendimento gera crentes que só vão procurar a igreja no dia que der “dor de barriga”.  São pessoas movidas única e exclusivamente pela necessidade, quando a dor passa ele some. 
g) A igreja não é um campo de batalha/local de trabalhar – Esse tipo de entendimento gera crentes que ao pensar na igreja, logo lhe vem a cabeça um monte de coisas que tem que fazer e que ele não tem tempo e muitas vezes força para realizar.  Isso faz com que a igreja se torne um fardo!
h) A igreja não é um quartel – Esse tipo de entendimento gera crentes que vão atribuir ao pastor a figura do comandante, e vão atribuir valor as pessoas segundo a sua patente.  A igreja é um local onde tem que ter ordem! (dizem eles!)  Quem não entrar estiver uniformizado, padronizado e seguindo rigorosamente a ordem dada, vai entrar em disciplina e/ou “pagar dez”.
i) A igreja não é um shopping (local de consumo e diversão) – Esse tipo de comportamento gera crentes que vão procura-la com a visão de consumo e diversão, assim como no shopping.
j) A igreja não é um palanque político – Esse tipo de comportamento gera crentes que entenderão que devem utilizar os membros da igreja para suas manobras políticas.  Igreja não é lugar de articulações políticas e nem para fazer propaganda política.
k) A igreja não é uma organização falida – Esse tipo de comportamento gera crentes extremamente críticos e céticos em relação a real importância e necessidade da igreja.  Eles serão pessoas amarguradas, críticas e despejarão todas as suas queixas sobre a igreja e sua liderança.  Geralmente são pessoas que tiveram algum tipo de decepção com os membros de uma igreja ou liderança.
O QUE É IGREJA?
         A Igreja de Cristo, no seu sentido mais amplo, é o conjunto de pessoas regeneradas em todos os tempos e épocas no céu e na terra.
         A Igreja de Cristo é um grupo de pessoas regeneradas que se reúnem em um determinado local para adorar ao seu Deus.
         Jesus é o fundamento da Igreja, a Cabeça que comanda todo o Corpo, a noiva de Cristo!
                  ü  Mt 16.18;
                  ü  Ef 1.22,23
                  ü  Ef 3.10
                  ü  Ef 5.24-33
                  ü  Cl 1.18
                  ü  Hb 12.23
QUAIS AS FINALIDADES DA IGREJA?
         Pregar o Evangelho, batizar e discipular.
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.  Portanto ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”  Mt 28.18-20
QUEM LEGISLA A IGREJA?
         A Igreja é regida única e exclusivamente pelo Novo Testamento, que é seu Guia prático de fé e ordem.
QUEM É O PODER MÁXIMO DA IGREJA?
         A Assembléia é o poder máximo da Igreja.  Somente ela tem autoridade para eleger oficiais, receber e excluir membros, promover a disciplina e resolver questões administrativas.
ü  At 6.5
ü  II Cor 2.6
ü  At 1.15, 23, 26
QUAIS SÃO OS SISTEMAS EXISTENTES DE GOVERNO DA IGREJA?
ü  Episcopal – Forma de governo verticalizada, onde o poder de decisão está nas mãos do pastor da igreja, ainda que este possua algum tipo de compartilhamento entre os líderes.  Além deste tipo de governo não ser bíblico, ele tem gerado muitos abusos espirituais e emocionais.  As Igrejas Neo-Pentecostais e a Igreja Católica (Universal, Graça, Projetos, Mundial) fazem uso deste modelo de liderança.  Trata-se de uma forma de governo onde a palavra da liderança é inquestionável e tratada como a revelação de Deus para a igreja e quem não concorda é tratado como rebelde e/ou herege. (I Pe 5.1-3)
ü  Presbiterial – Onde um grupo de pessoas (pastores ou não) são eleitas pela igreja e estas formam um presbitério, esta representação tomará as decisões de ordem administrativa.  A principal igreja que faz uso deste sistema é a Presbiteriana.
ü  Democrático ou Congregacional – Esta é a nossa forma de governo.  Utilizamos esta forma de governo porque é bíblica.  Com o tempo foram feitos alguns ajustes necessários, pois há alguns anos atrás todas as questões eram trazidas a congregação e muitas vezes esta não se encontrava preparada para deliberar sobre o assunto ou então a urgência de se resolver o problema não permitia a organização de uma assembléia geral ou extraordinária.  Mas os principais assuntos e as prestações de contas são discutidas em Assembléia, votados e aceitos como decisões legais.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE IGREJAS MENCIONADAS NO NOVO TESTAMENTO EXISTENTES HOJE?
         Igreja Local e Igreja Universal.
Igreja Local – É uma comunidade definida geograficamente, formada por pessoas que experimentaram a transformação de vida proporcionada por Jesus Cristo, que se reúnem em determinado lugar motivada pelo mesmo ideal e Espírito, para cumprir as ordens do Mestre, gerindo os assuntos do Reino de Deus na história.  Veja, por exemplo, as cartas de Paulo as diversas igrejas locais: Corinto, Éfeso, Gálatas e etc.
Igreja Universal – É uma comunidade não definida geograficamente, formada por todas as pessoas que experimentaram a transformação de vida proporcionada por Jesus Cristo, que trabalha universalmente, unida e motivada pelo mesmo ideal e Espírito, para cumprir as ordens do Mestre, fazendo o Reino de Deus emergir da história.  Trata-se da que comunidade de salvos avistado por João, em Apocalipse, e que estava vestida de vestes branca e diante do Trono de Deus. (Ap.7.9)
         Querido irmão, que neste primeiro estudo, você tenha começado a entender melhor qual a importância da Igreja, pois cada vez mais que compreendermos o seu sentido bíblico, mais a amaremos e nos relacionaremos com ela como Deus quer.
Pr Fulvio Santos





A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 15


QUANDO SURGEM TEMPESTADES

Marcos 4:35-41

Mateus 8:23-27

Lucas 8:22-25

         Quem nunca passou por um momento em sua vida que poderia ser comparado a uma tempestade?  Perda de um parente, um filho que partiu cheio de ingratidão, um pai/mãe que rejeitou seu filho, rompimento de amizades, traição conjugal,  crise financeira e muitas outros tipos de crises que poderíamos chamar de uma grande tempestade.

Infelizmente vivemos um momento no Estado do Rio de Janeiro onde as tempestades de verão arrasaram a região serrana.  Cidades como Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Itaipava se encontram totalmente destruídas.  Assisti a dois relatos que me deixaram assustado, em um deles duas mulhes (mãe e filha) diziam como lutaram para sobreviver, mas infelizmente os esposos delas haviam sido levados pelas águas.  Em outro relato um jovem dizia que lutou para tirar sua mãe debaixo da lama, mas seu irmão Davi morreu soterrado próximo a eles.  Quando escuto relatos como este, fico com a impressão que meus problemas são apenas chuviscos diante de tanta dor e sofrimento.

         O texto deste estudo nos mostra um momento em que os discípulos haviam vivido um momento de muito trabalho na região de Cafarnaum (margem oeste do mar da Galiléia) e juntamente com Jesus se dirigem a outra margem (leste do mar da Galiléia), neste trajeto uma grande tempestade os atinge e ele são tomados de profundo medo.  Veja algumas características desta região.

“O Mar da Galiléia era famoso por suas tempestades.  É um lago de águas doces, de 21 Km de comprimento por 14 km de largura, a 220 metros a baixo do nível do Mar Mediterrâneo e é cercado por montanhas por três lados, que têm até trezentos metros de altura.  Os ventos gelados do Monte Hermon (2.790m), coberto de neve durante todo o ano, algumas vezes, descem com fúria dessa região e sopram com violência, encurralados pelos montes, caindo sobre o lago, encrespando as ondas e provocando terríveis tempestades”   William Barclay

         Podemos ter certeza que a tempestade foi realmente forte, porque:

·         Característica geográfica

·         Pescadores acostumados com a pesca na região ficaram tomados de medo

·         A palavra usada para essa tempestado é “seismós” que significa terremoto, a mesma usada em Mat.24:7

·         Mateus diz que o barco foi “varrido” – Mat.8:24

·         Marcos diz que as ondas se arremessavam contra o barco – Mc.4:37

·         Lucas diz que o barco estava sendo “inundado e eles corriam grande perigo” – Lc.8:23

Algumas perguntas são feitas neste texto, e são através delas que estaremos pensando.

“MESTRE, NÃO TE IMPORTA QUE PEREÇAMOS?”  v.38

         O vento jogando o barco para todo lado, a água o inundando, todos desesperados enquanto Jesus dormia na popa (parte superior da embarcação), sobre um travesseiro.  A atitude de Jesus gerou neles o sentimento de desamparo diante da iminente tragédia.  Talves eles pensassem da seguinte forma:

·         Nós trabalhamos tanto para o Senhor ontem, lá em Cafarnaum, como pode hoje acontecer isso conosco?

·         Nós obecedemos a Ele, subimos no barco e aqui estamos!

·         Será que Ele não se importa conosco?  Estamos sofrendo?

Quando criamos dentro de nós uma expectativa errada em relação ao nosso relacionamento com Deus, estamos sujeitos a esses tipos de perguntas e de frustrações.  Lembre-se:

UM DIA TEMPESTADES VIRÃO!

         Não é porque servimos a Deus na igreja, obedecemos a sua voz, que estaremos isentos de passar por lutas e tribulações.  Na verdade quanto mais vivermos uma vida consagrada a Deus, maiores serão os momentos de lutas, pois estaremos indo para frente de batalha.

“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”  II Tim.3:12

Mas nem sempre uma tempestade é sinal de que você tem sido obediente a Deus, pode na verdade ser fruto de desobediencia.  Jonas também sofre com uma tempestade e também encontra-se dormindo (no porão) Jn.1:5, mas tudo é fruto da sua desobediência.  Muitas vezes encontro crentes reclamando de sua crise financeira, de seu chefe e de sua família, alegando perseguição do diabo.  Precisamos confrontar nossas atitudes com a Bíblia para sabermos se tudo o que estou vivento é fruto de obediêncie ou desobediencia.

Outro exememplo é Saul, quando ele se propõe a perseguir Davi que era um homem justo, suas terras são invadidas pelo inimigo (I Sam.23:27). 

“QUANDO PERSEGUIMOS UM JUSTO, NOSSAS TERRAS SÃO INVADIDAS PELO INIMIGO.”

         Os discípulos entendem que o silêncio de Jesus representava ausência de cuidado!  Esse é um erro que não podemos cometer, Ele nunca nos abandona (Mat.28:20).



AQUIETE-SE!  ACALME-SE!  v.39

         Os discípulos diante da tempestade ficaram desesperados.  Muitas vezes somos como eles, agimos com desespero diante das tempestades e com isso procuramos solução fora da vontade de Deus.  A palavra de Jesus é bem clara, FIQUEM CALMOS EU ESTOU AQUI!.

         Descansar no Senhor é o grande segredo para se viver uma vida de paz em meio a tantas tempestades.  Veja o que Ele nos diz!

“Mas o Senhor está comigo, como um forte guerreiro!  Portanto, aqueles que me perseguem tropeçarão e não prevalecerão.  O seu fracasso lhes trará completa vergonha.” Jer.20:11



“É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.  O Senhor é quem te guarda, o Senhor é a tua sombra à tua direita.”  Sl.121:4,5



“Tu dominas o revolto mar; quando se agigantam as suas ondas, tu as acalmas.” Sl.89:9



“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” Sl.23:4



“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.  Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”  Jo.14:27



“Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta.”  Sl.3:5



         Este último verso foi dito em uma terrível tempestade.  Davi estava sendo perseguido pelo seu filho Absalão, mas ele descansa no sustento de Deus para que pudesse dormir

         Você tem perdido o sono com os problemas?

         Tem chorado constantemente por alguém de sua família?

         Não vê mais solução para o seu casamento?

         Ouça então a voz de Jesus dizendo...FIQUE CALMO, EU ESTOU AQUI!



POR QUE SOIS ASSIM TÃO TÍMIDOS?!  COMO É QUE NÃO TENDES FÉ? v.40

         Jesus chama seus discípulos de tímidos e pergunta pela sua fé.  São nos momentos de tempestade que nossa fé é provada!

“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”  Pv.24:10



“Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos?  Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?” Jer.12:5



       A tempestade é uma oportunidade para:

·         Reconhecermos nossas limitações diante das crises

·         Reconhecer que somente Deus pode acalmar a tempestade

·         Buscarmos conhecer mais a Deus durante esse processo – Jó 42:5

·         O crescimento de nossa fé

MAS A TEMPESTADE PODE MOSTRAR O QUÃO PEQUENA É A NOSSA FÉ!

         Tem muita gente que diante das primeiras dificuldades, cede ao desânimo e por isso fracassa.

         Os discípulos haviam visto vários milagres realizados por Jesus, mas ainda eram capaz de se desesperar diante das tempestades, mesmo Ele estando no barco.

AS PIORES TEMPESTADES QUE VIVEMOS NÃO SÃO AS QUE AGITAM O BARCO, MAS A QUE ESTÃO DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO.  A TIMIDEZ E A FALTA DE FÉ SÃO AS PIORES

         Diante das tempestades, não saia correndo para qualquer lugar buscando solução para o seu problema, mas coloque sua fé em Jesus para funcionar! 

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.” Ef.3:20



QUEM É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM?  v.41

         Após Jesus ter acalmado o mar, seus discípulos ficam tão maravilhados d’Ele ter poder sobre as forças da natureza, que usam a expressão acima.

         Este texto deixa bem claro as duas naturezas de Jesus, a humana e a divina.  Quando Ele dorme é totalmente humano, com as necessidades que todos nós temos de descansar.  Quando Ele repreende a fúria do vento e acalma o mar, é totalmente divino.  Esse é o objetivo do Evangelho de Marcos, apresentar Jesus como sendo Deus (Mc.1:1).

         Portanto diante de qualquer tempestade que você esteja passando lembre-se:

·         Ele se importa com seus problemas.  Ainda que você não perceba sua presença, Ele está no barco.

·         Acalme-se!  Não fique agitado, correndo de um lado para o outro, tentando dar um jeitinho para acalmar a tempestade e com isso mostrando uma fé circunstancial.

·         Use sua fé em Jesus!  Confesse que não há tempestade que Ele não possa acalmar.

·         Jesus está no barco, portanto não temerei.  Ainda que tudo pareça perdido, Deus está no controle!

A seguir transcrevo relatos históricos contidos no livro: “O Livro dos Mártires – John Foz” que nos mostram irmãos que passaram por grandes tempestades e como reagiram diante destas.

O LIVRO DOS MÁRTIRES

John Fox

         “Alguns dos soldados violaram a filha de um digno reformado diante de seus olhos e, em seguida, torturaram-no até a morte.  A um ministro e à sua mulher, amarraram um ao outro e os queimaram vivos.  A outro ministro penduraram em uma viga e, ao acenderem o fogo sob ele, assaram-no até morrer.  Trucidaram a um cavaleiro, encheram a boca de um jovem com pólvora e, após atear-lhe fogo, sua cabeça voou longe.

         Como a maior fúria da perseguição era dirigida contra o clero, tomaram a um piedoso ministro reformado e, após atormentá-lo diariamente durante um mês inteiro, conform está descrito a seguir, fizeram sua crueldade sistematicamente, regular e preogressiva.

         Colocaram-no entre eles e fizeram dele um objeto de seu escárnio e zombaria, durante todo um dia de entretenimento, a fim de esgotar deste modo a sua paciência; porém tudo foi em vão, pois aguentou tudo aquilo aquilo com verdadeira paciência cristã.  Cuspiram em seu rosto, forçaram o seu nariz, beliscaram a maior parte de seu corpo.  Foi caçado como se caça uma fera, até que quase morreu de fadiga.  Fizeram com que corresse como que por um túnel, entre duas fileiras de soldados, para que cada um deles golpeasse com uma vara.  Bateram-no com os punhos.

         Açoitaram-no com grossas cordas e arames farpados.  Bateram-lhe com garrotes.  Penduraram-lhe pelos calcanhares, de cabeça para baixo, até que lhe começou a sair sangue pelo nariz e pela boca.  Penduraram-no pelo braço direito até que este fosse deslocado, e em seguida voltaram o braço ao lugar.  O mesmo foi feito com o braço esquerdo.  Colocaram papéis em brasa, banhados em óleo, entre os dedos de suas mãos e pés.  Arrancaram pedaços de sua carne com tenazes incandescentes.  Puseram-no no potro.  Arrancaram as unhas de sua mão direita.  O mesmo foi feito com as da mão esquerda.  Bateram fortemente em seus pés com bastões.

         Fenderam-lhe a orelha direita e, a seguir, a esquerda; depois, fenderam-lhe o nariz.  Levaram-no pela cidade toda montado em um asno e espancavam-lhe pelo caminho.  Fizeram várias incisões em sua carne.  Arrancaram as unhas de seu pé direito; a seguir, fizeram o mesmo com as unhas de seu pé esquerdo.  Foi atado pelos lombos, e ficou muito suspenso por muito tempo.  Arrancaram-lhe os dentes do maxilar superior.  Logo fizeram-lhe o mesmo com o maxilar inferior.  Derramaram chumbo fervente sobre os dedos de suas mãos.  Em seguida fizeram o mesmo com os dedos dos pés.  Apertaram a sua fronte com uma grossa corda, de tal maneira que forçaram os seus olhos para fora de suas órbitas.

         Durante todas estas horríveis crueldades, tomaram o particular cuidado de que as suas feridas não se gangrenassem, e de não o ferirem mortalmente até o último dia, no qual o ato de forçar os seus olhos para fora de sua órbita resultou em sua morte.”

Cap.VIII

História das Perseguições na Boêmia por Ordem do Papado

Págs.176,177

“Os sacerdotes haviam dito ao povo, que todo aquele que trouxesse lenha para queimar os hereges, teria uma indulgência para cometer pecados durante quarenta dias.

         Thomas Bilney, professor de direito civil em Cambridge, foi obrigado a comparecer perante o bispo de Londres e vários outros prelados, na casa do Capítulo em Westminister; ameaçado várias vezes de ser conduzido à prática do tormento na estaca e à morte através das chamas, não foi suficientemente forte, e retratou-se.  Posteriormente, porém, arrependeu-se seriamente.

         Por esta razão, levaram-no novamente ao bispo, e foi condenado à morte.  Antes de ser queimado, confessou a sua adesão às doutrinas sustentadas por Lutero e, quando estava na fogueira, disse: “Sofri muitas tempestades neste mundo; porém, agora, a minha nau chegará em segurança ao seu porto de destino”.  Manteve-se imóvel nas chamas, e clamou: “Jesus, eu creio!”  Estas foram as últimas palavras que o ouviram pronunciar.

A História das Perseguições na Inglaterra e na Irlanda,

 antes do Reinado de Maria

Capítulo XIV; Págs.232,233

 Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA