sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os Mariachi e os pastores


Pastor Roberto e os pastores de Betesda, Fulvio e Flavio, dançando ao som dos Mariachi.

Pastor Roberto e os Mariachi bolivianos


Pastor Roberto, missionário na Bolívia, esteve na nossa igreja no dia 17/05. Ele contou o que Deus tem feito em seu ministério naquele país. O Pastor trouxe com ele para se apresentar um grupo Mariachi, que canta músicas evangélicas no típico ritmo boliviano.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Qual tradução da Bíblia devo usar? - Augustus Nicodemus



ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 14


VALORES DO REINO DE DEUS

Marcos 4:21-34
Lucas 8:16-18
Mateus 13:31-32

         Estaremos estudando três parábolas que irão nos trazer características do Reino de Deus.  E para isso estaremos nos propondo a responder as seguintes perguntas:

·         Mas o que é o Reino de Deus?

·         Como pertencer a este Reino?

·         Quais são as características daqueles que pertencem a este Reino?

Este é o tema da primeira mensagem pregada tanto por João Batista (Mat.3:2) como por Jesus (Mc.1:15).  Observe que Mateus chama de Reino dos céus, e que Marcos e Lucas o chama de Reino de Deus.  Não há nenhuma contradição entre esses dois termos, na verdade os dois tem o mesmo significado.

MAS O QUE É O REINO DE DEUS?

Não creio ser possível para a teologia produzir uma definição única e completa, pois a consumação deste Reino ainda não se realizou.  Mas podemos estabelecer nossa compreensão bíblica a respeito do assunto, observando as características que a Bíblia nos apresenta sobre o Reino de Deus.  Podemos dizer que:

O REINO DE DEUS É O GOVERNO DE DEUS



COMO PERTENCER A ESTE REINO?

Observe que em todas as passagens onde o Reino é apresentado, ele vem acompanhado da palavra “ARREPENDIMENTO”

·         Marcos 1:14,15

·         Mateus 3:2

·         Mateus 4:17

Logo podemos afirmar que sem que o homem tenha se arrependido dos seus pecados, não poderá pertencer a este Reino (At.3:19,20).  Uma postura auto-suficiente e soberba impedem a entrada nele, era exatamente isso que os religiosos estavam fazendo (Mat.7:21, Mat.23:13).

A humildade de espírito é a porta de entrada do Reino de Deus Mat.5:3

Ser humilde de espírito não significa possuir um discurso de humildade e nem cara de humildade, mas reconhecer que a sua justiça é como “trapo de imundícia” (Is.64:6) e que somente quando somos justificados por Jesus Cristo é que passamos a pertencer a este Reino (Tito 3:3-7).  Portanto apresentar-se como uma criança diante de Deus (Mat.18:2,3), é o segredo para a chegada do Reino em nosso coração. 

Somos justificados por Cristo, Ele pagou o preço levando consigo os nossos pecados (Is.53:4,12).  Quando lá na cruz Ele diz está consumado “tetelestai” estava dizendo “ESTÁ PAGO”.  Não é o homem com suas obras que se justifica, mas é pela Graça de Deus.  Ser humilde de espírito, significa reconhecer sua incapacidade/falência e depositar no Senhor toda a sua esperança.


QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESTE REINO?


NÃO PODE SER ESCONDIDO, MAS REVELADO – MC.4:41-25

     Jesus adverte seus discípulos a não esconder a mensagem do Reino em uma vasilha ou debaixo da cama.  Podemos chamar de vasilha tudo aquilo que serve de barreira para a comunicação do Evangelho do Reino, por exemplo:

·    Vasilhas da religiosidade – Toda forma de religiosidade que ao invés de aproximar o homem de Deus, afasta e torna-o mais auto-suficiente de sua bondade.  Exatamente esse era o contexto de Jesus e seus discípulos, muitos religiosos e poucos que de fato se relacionavam com Deus.

·    Vasilhas da timidez e do medo – Temos uma responsabilidade muito grande para deixarmos nos intimidar com a rejeição ou a opinião dos outros.

Em Ezequiel 3:17-21, lemos que Deus cobrará de nós a responsabilidade em transmitir a mensagem de Salvação, portanto não podemos exitar.

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” II Tim.1:7

“Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina.”  II Tim.4:2

“Quando Lutero decidiu enfrentar a Igreja Romana, se propôs a combater primeiro as indulgências.  Em Wittenberg havia uma igreja chamada “a igreja de todos os santos”, muito ligada à Universidade.  Sobre a porta da igreja fixavam-se notícias da Universidade, assim como os temas das discussões acadêmicas.  No dia 31 de outrubo, Lutero fixou suas noventa e cinco teses sobre a porta da igreja, pois no dia seguinte, 1º de novembro, era o dia de Todos os Santos e coincidia com o aniversário da Igreja.  Lutero queria que o maior número de pessoas pudesse ler.  Ele havia descoberto a verdade e não podia guardá-la apenas para si.  Precisamos colocar a lâmpada da verdade no velador, para que todos possam vê-la.”  William Barclay

Outro lugar que o texto diz que nós não podemos esconder a candeia, é debaixo da cama.  Esta pode representar descanso e prazer.  Uma vida ou uma igreja que sua suas atividades giram em torno daquilo que lhe traz prazer e descanso, e ignora a sua responsabilidade em comunicar o Evangelho está fora da vontade de Deus.  É por isso que muitos crentes e muitas igrejas tem vivido uma vida infrutífera e enferma, por não aproveitar as oportunidades para comunicar as Boas Novas.

O MELHOR REMÉDIO PARA UMA IGREJA ENFERMA, É COLOCÁ-LA EM DIETA MISSIONÁRIA

O CRESCIMENTO É OBRA DE DEUS E NÃO DO HOMEM MC.4:26-29

         Como estudamos na semana passada, a responsabilidade do homem é semear enquanto o crescimento fica por conta de Deus.  No versículo 27 diz que a semente cresceu e germinou sem que o semeador soubesse como.

“Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus” I Cor.3:6

O SEMADOR OLHA O CAMPO E NÃO VÊ EVIDÊNCIA DE CRESCIMENTO.  ENTRETANTO, DE REPENTE, ELE OLHA NOVAMENTE E VÊ A SEMENTE CRESCENDO PARA UMA GRANDE COLHEITA.

     Você tem obedecido a Deus?  Então descanse que a Seu tempo ceifaremos!

NÃO CONSISTE EM PALAVRAS, MAS EM PODER - I Cor 4:20

     Não precisa do adorno do intelectualismo, da cultura secular e nem dos mais eficientes meios de marketing para se propagar e crescer, mas são os simples e humildes que através da história, muitas vezes com suas vidas, tem demonstrado o Poder que há no Reino de Deus.  Portanto nós não devemos esperar alguém preparado ou capaz para realizar a obra de pregar o evangelho do Reino, mas Deus conta conosco.

OUSO DIZER QUE SÃO OS SIMPLES E HUMILDES QUE TEM SUSTENTADO E ESPALHADO O EVANGELHO, FOI ASSIM NO INÍCIO COM JESUS E CONTINUA SENDO AINDA HOJE

Jesus ao observar as pessoas ofertando e dizimando, fez referência a uma viúva pobre, como sendo aquela que deu a maior oferta.  Mc.12:41-44

Leia I Coríntios 1:26-29 e observe que tipo de pessoa Ele tem chamado para espalhar a mensagem do Reino.

UM GRÃO DE MOSTARDA

·                    TEM VIDA – Portanto não podemos limitar a ação do Reino de Deus a uma construção inerte e sem vida.  Vai muito além, não somente tem vida mas gera vida dentro do pecador perdido.

·                    TEM SUA ORIGEM SIMPLES – Jesus escolhe homens simples e sem valor na sociedade de sua época para serem seus seguidores e aqueles que deveriam dar continuidade a sua obra.  Assim como o grão de mostarda que no início é pequeno mas que ao crescer torna-se grande, da mesma forma o Reino começou de maneira humilde e nascendo em uma manjedoura, mas que cresce cada vez mais.

“Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel.”  Zac.4:10

         Em Daniel 2:31-43, vemos o profeta dando a Nabucodonozor a interpretação do sonho que este teve.  O sonho dizia a respeito de uma estátua cuja cabeça era de ouro (Reino Babilônico), o peito e os braços de pratam (Medos e Persas), o ventre de bronze (Gregos) e os pés parte de ferro e parte de barro (Romanos), mas foi uma pedra pequena compara ao explendor da estátua que a destruiu.  O Reino dos Céus é essa pequena pedra que foi despedaçando cada Império.

·                    CRESCE – A comparação com a semente não é somente para o Reino, mas também para a fé (Mt.17:20).  Logo ambos tem por natureza crescer, se não há o crescimento é porque nós não estamos obedecendo como deveríamos a Deus.  Esse crescimento faz com que ela se torne um abrigo para as aves do céu, esta portanto é uma das características do Reino, ABRIGAR PESSOAS DE TODAS AS NACIONALIDADES.

Querido irmão, essas parábolas nos ensinam alguns dos valores do Reino e nos conduzem a assumir uma responsabilidade diante dEle.  Portanto não deixe de após estudar essa lição, avaliar sua vida e reconduzi-la ao centro da vontade de Deus.

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA