quinta-feira, 29 de março de 2012

Entrevista com o Pr. David Botelho - parte 1

Entrevista com o Pr. David Botelho - parte 2

MISSIONÁRIA ANDRESSA BARRAGANA

8 Conselhos para o ministro no seu relacionamento com o rebanho - Richard Baxter

1 - Discirnam o caráter das pessoas com quem tratam.
Aos jovens, enfatizem a necessidade de pudor e de domínio próprio, mostrando-lhes o valor da mortificação da carne contra as paixões e volúpias sexuais e tendo liberdade para ordenar que tratem os seus superiores ou mais velhos, com reverência e afeto. Aos idosos, enfatizem o valor do desapego aos decaídos valores da era presente, conscientizando-os dos poderes do mundo vindouro; prevenindo-os contra o agravamento dos pecados e estimulando-os à santidade. Aos ricos, convençam-nos da vaidade deste mundo; mostrem-lhes a natureza e necessidade da autonegação e as implicações da escolha de valores temporais em detrimento do reino dos céus; demonstrem-lhes o valor do aperfeiçoamento dos dons e talentos, segundo o temor do Senhor e o amor a Deus e ao próximo. Aos pobres, mostrem-lhes as grandes riquezas da glória de Deus e as promessas de felicidade eterna oferecidas no evangelho, e como poderão passar sem o conforto presente, sabedores de que Deus conhece cada uma de suas necessidade e cuida de cada um de nós, pessoal e nominalmente. Nossos pecados mais persistentes incidem sobre nossas falhas de caráter ou coração, explorando características diferenciais, tais como sexo, idade, posição social, profissão.

2 - Sejam condescendentes com as pessoas menos capacitadas ou habilitadas, tratando-as com a maior amabilidade e simplicidade possíveis.

3 - Dêem bases bíblicas de tudo quanto ensinam, tanto para que se assegurem de ouvir a voz de Deus na boca do ministro quando sejam, eles mesmos, aprovados como bons conhecedores da Escritura.

4 - Ajam com seriedade no exercício de todo o ministério; mas, principalmente, na sua aplicação.
No púlpito, como nas conversas particulares, permitam que todos vejam a prática honesta de um conhecimento frutífero. Sejam, ao mesmo tempo, sérios e vigorosos; vigorosos e vibrantes. Nada me desgosta mais do que ver pastores irreverentes ou excessivamente formais, que destroem a beleza do evangelho, sendo superficiais ou transformando-o em religião estéril. Tais homens não sabem aconselhar, elaborando perguntas estereotipadas, emitindo duas ou três palavras frias que jamais poderão produzir vida e sentimento. Aquele que valoriza as pessoas por causa do valor de Deus certamente acolherá a oportunidade única que se lhe apresenta, de aquecer, com o calor da fé, o coração do próximo. Para produzir tal calor, será necessário que, antes e durante o trabalho, cuidemos especialmente do nosso próprio coração, fortalecendo-nos na fé segundo a verdade em amor, a fim de perseverar nos sofrimentos do presente até chegarmos às glórias do porvir. A totalidade do ministério exige toda a força de nossa fé, especialmente este aspecto pessoal do trabalho. Sem a sã doutrina arraigada ao coração, o ministro verá desvanecerem o zelo e o ânimo. O fervor afetado e a hipocrisia do entusiasmo humano não perduram muito tempo nesse trabalho. O espetáculo público promovido pelo carisma pessoal acaba tomando o lugar da pessoa do ouvinte; quanto mais o cuidado pessoal e individual! O púlpito se torna um palco, tal como a exposição na mídia e outros atos públicos. Pois o púlpito é o palco para o pastor hipócrita, ali e na imprensa e em outros atos públicos, onde há espaço para ostentação - para a meia hora de glória de muitos que, de outro modo, jamais seriam reconhecidos como homens de Deus. Precisamos de outro tipo de homem para realizar efetivamente a obra do Senhor, a qual ele entregou ao nosso cuidado.

5 - Não exerceremos fé, vivendo sem dependência de Deus.
É preciso que nos preparemos em oração, em secreto, quando aprendemos a vontade de Deus. Deveremos orar em todo o tempo e, também, com e pelo nosso povo. Tanto nas reuniões quanto nas entrevistas para aconselhamento, deveríamos começar e terminar com uma oração.

6 - Deixem claro, sempre, até mesmo na exposição de passagens bíblicas mais contundentes, o seu amor pelas pessoas, permitindo que sintam em suas palavras e atitudes, que vocês realmente deseja a salvação de suas almas.
Evitem linguagem ríspida ou grosseira que desanimem seus ouvintes.

7 - Caso não haja possibilidade, tempo ou meios, para tratar de cada indivíduo da maneira plena como deveria ser, tentem alcançar a todos e cada um com, pelo menos, as partes mais importantes e necessárias, sobre as quais já nos referimos.
Sendo este o caso, reúnam algumas dessas pessoas, de preferência amigos comuns e confiáveis que não exporiam seus pares à maledicência, e trate com elas em conjunto quanto à exposição do evangelho. Somente quanto às questões privadas, conhecimento e estado espiritual, convicção de pecado e direções especiais, deveriam ser tratadas, pelo pastor, em particular, tal como já vimos. Ainda que, dada as circunstâncias, possamos usar esse recurso, não podemos permitir que nosso próprio conforto escolha o caminho mais curto, e descaiamos para a infidelidade da preguiça.

8 - Finalmente, e extremamente importante, estendam o seu amor aos necessitados, aos mais pobres, antes que eles se afastem por absoluta necessidade.
Algumas pessoas pouco têm para a manutenção de sua própria casa e precisarão de auxílio financeiro para cobrir o que perdem quando deixam de trabalhar, a fim de serem instruídos e orientados. Se muitos pastores não dispõem de meios para tal ajuda, outros têm ou poderiam recorrer a irmãos mais abastados.

Fonte: Manual Pastoral de Discipulado

terça-feira, 27 de março de 2012

É HORA DE DESPERTAR PARA MISSÕES - DAVID BOTELHO

Considerado um dos principais estrategistas do assunto na atualidade, David Botelho chama a Igreja ao despertamento para evitar o fracasso na obra missionária. “Estamos atravessando um dos mais difíceis tempos para missões em nosso país”, diz Botelho

Quando ainda era pouco mais que um adolescente, David Botelho ganhou de um amigo uma coleção de 12 livros de Oswald Smith, pastor da Igreja dos Povos em Toronto, Canadá. Considerado o principal divulgador e incentivador da obra missionária no século passado, a ponto de tornar-se mundialmente conhecido como o “Sr. Missões”, Smith conseguiu tocar Botelho com suas palavras. O brasileiro devorou as obras, sendo que uma, Evangelizemos o mundo, leu 17 vezes. Isso mudou seus rumos. Botelho finalmente encontrara o chamado para sua vida: servir a Jesus Cristo nos lugares onde ele ainda não tivesse sido anunciado.

Para tanto, deixou um promissor cargo na fábrica da General Motors, enfrentou a oposição do pastor de sua igreja que considerava tudo aquilo uma loucura, e se mudou com a família para Pindamonhangaba (SP) para cursar o seminário e se preparar para a obra missionária. “Achava que no dia seguinte após terminar meus estudos estaria na China, mas os planos de Deus eram outros”, recorda ele hoje. Botelho, na verdade, acabou indo para o interior de Minas Gerais, para abrir igrejas, depois esteve um tempo evangelizando os índios na selva boliviana e, por fim, foi para o País de Gales, onde teve experiência em planejamento, recrutamento, treino, envio de missionários, logística e estratégia de missões.

Passados 30 anos desde que principiou sua aventura, hoje ele ostenta uma bagagem como poucos. Com toda a família, a esposa Cleonice e os três filhos, respira missões. Trouxe para o Brasil, a Missão Horizontes, uma das principais do país, e agora treina e envia missionários para o mundo todo. Seus livros e mensagens despertam igrejas e motivam obreiros. Literalmente, recebeu o manto de Oswald Smith e, sem medo de errar, pode ser apontado como um dos grandes estrategistas do trabalho missionário da atualidade em todo o planeta.

“Estamos atravessando um dos mais difíceis tempos para missões em nosso país. Nesses últimos anos, diminuímos em um quarto o envio de missionários transculturais e, salvo uma ou outra exceção, não há perspectivas para melhoras na maioria das igrejas”, diz ele. E o problema não é financeiro, como tantos pensam. “Falta compromisso a nossos líderes”, aponta. Botelho recebeu ECLÉSIA em seu apartamento em Santo André (Grande São Paulo) para falar sobre isso, sobre as novas estratégias missionárias e sobre o futuro do movimento evangélico. “Certa vez, escrevi um livro chamado ‘Brasil, o gigante adormecido’, no qual explico porque ainda não conseguimos despertar para missões. Mas agora temo que se algo não acontecer com urgência, corremos sério risco de fracassar em nossa mais importante tarefa”.

Como o senhor avalia o atual panorama missionário mundial?
DAVI BOTELHO – Eu creio que nunca houve oportunidades tão grandes como agora. Os desafios continuam sendo enormes, mas hoje nós temos informações, recursos e facilidades de transporte e tecnologia. O que falta é vontade de obedecer ao comando do Mestre.

Mas como superar, por exemplo, a falta de recursos financeiros para a preparação e o envio de obreiros, sobretudo em um país pobre como o Brasil?
Ora, 53 % da riqueza mundial hoje estão nas mãos dos cristãos. Os Estados Unidos, na década de 1950, enviaram em torno de 20 mil missionários ao mundo. E o Brasil hoje é muito mais rico que os Estados Unidos na época. Então, a falta de recursos financeiros não é desculpa. Essa alegação da falta de recursos, por mais que seja verdadeira, não pode ser usada como desculpa para a paralisia missionária.

Quer um exemplo? O Maranhão é um dos estados mais pobres do Brasil. Mas lá, na cidade de Imperatriz, a igreja Assembléia de Deus tem mais de 100 missionários. Quer dizer, num estado pobre, numa cidade pobre, existe uma igreja cujos membros certamente são pobres também, mas têm paixão por missões. Um desses missionários foi treinado por nós e hoje está no Afeganistão. Faça a seguinte conta: se hoje, cada igreja evangélica do Brasil tivesse apenas um missionário, teríamos cerca de 300 mil obreiros brasileiros atuando em missões. Você já imaginou o impacto espiritual que esse contingente provocaria no mundo?

Mas hoje em dia há candidatos à obra missionária?
Hoje, nós temos uma quantidade enorme de interessados em ir para as missões. Só nós temos uma lista de mais de mil pessoas que se inscreveram com este objetivo. Nossa organização apresentou uma proposta de parceria a líderes internacionais para viabilizar o preparo e o envio desses candidatos aos campos. Mas até agora ainda não temos encontrado eco nessa questão de parceria internacional. Muitas agências missionárias estrangeiras vêm buscar candidatos no Brasil, mas ainda não acreditam em investir no obreiro brasileiro.

O Brasil foi apontado nas ultimas décadas como um potencial celeiro missionário. Entretanto, poucas igrejas investem de fato em missões. O senhor acha que a Igreja Evangélica brasileira fracassou em sua vocação?

A Igreja nunca fracassa. O que nós vemos são alguns líderes que perderam a visão no meio do caminho. Veja o que aconteceu no início do cristianismo. A Igreja primitiva começou o processo de evangelização do mundo e, nos primeiros 250 anos depois de Cristo, mais de 100 povos foram alcançados pelo Evangelho. Os cristãos daquele tempo tinham um ímpeto evangelístico tão grande que logo a fé chegou ao norte da Europa, a milhares de quilômetros de onde tudo começou. Se as coisas continuassem naquele ritmo, a tarefa de evangelizar o mundo teria sido concluída por volta do ano 1000. Mas, por uma série de fatores, o trabalho missionário arrefeceu nos séculos seguintes.

No Brasil, guardadas as proporções, ocorreu fenômeno semelhante. Aqui, houve um boom missionário entre as décadas de 1970 e 80, quando a média de envio de missionários era de 12, 8 por 100 candidatos. Agora no início do século 21, é de 3,5 – então, caiu quatro vezes. Hoje, o Brasil tem em torno de 12 mil crentes para um missionário. É muito pouco para uma Igreja tão numerosa e tão forte institucionalmente. Então, nós estamos muito atrasados. E, se esse quadro de apatia e desinteresse não mudar, vamos continuar adiando o momento de atender ao desafio para uma quarta ou quinta geração depois da nossa.

A que se deve essa perda da visão missionária da Igreja nacional?
Ela se deve à falta de um verdadeiro despertamento espiritual no meio da liderança. Infelizmente, os líderes evangélicos é que têm sido obstáculo para as missões. E é uma pena, mas nós esperamos que Deus possa despertar os pastores e fazê-los ver a urgência do mundo conhecer Jesus. No entanto, o que se vê hoje são grandes ministérios preocupados com seu próprio crescimento, em arrecadar mais e mais recursos. Veja que, onde há mais recursos, como nos grandes centros urbanos, as igrejas estão mais presentes.

No interior, onde não há muitas oportunidades materiais, há poucas igrejas interessadas em trabalhar. E o quê dizer, então, de ir a lugares ainda mais remotos do mundo, onde não há praticamente quaisquer recursos materiais? Poucas igrejas estão fazendo muito; a maioria das igrejas estão fazendo pouco, e muitas delas não estão fazendo nada para cumprir o “ide” de Jesus. Um texto que me chama a atenção é aquele que diz que quem sabe que deve fazer o bem, mas não o faz, está pecando. Então, a Igreja brasileira está em pecado.

E o que a sua organização tem feito no sentido de despertar os líderes e as igrejas?
Olha, 85% das pessoas que participaram do último Congresso Brasileiro de Missões disseram que suas igrejas precisavam ser mobilizadas para a obra missionária. Logo, os crentes estão sentindo que algo precisa ser feito. Nós temos procurado suprir algumas dessas áreas pelo curso de visão global, que nós ministramos para os líderes e todos os crentes. É um curso com dez horas de duração e que ajuda as pessoas a ter uma idéia do que é, afinal de contas, fazer missões. Temos um outro curso que tem chegado a diversas partes do Brasil e do mundo, que é o curso de especialização em missões transculturais à distância, com vários materiais de apoio e um conteúdo bastante abrangente.

Onde que é mais difícil evangelizar –na Europa, onde há um esfriamento da fé; no Oriente Médio, com seus estados islâmicos que oprimem os cristãos; na China, onde o regime é fechado ao Evangelho, ou aqui no Brasil, em que há tanta oferta de religião que as pessoas ficam sem saber que rumo seguir?

Esta é uma pergunta bem oportuna. O problema é outro, e envolve tanto a Europa quanto os países muçulmanos, budistas, hindus ou o Brasil. O problema está dentro da Igreja, que tem a Palavra de Deus, mas se omite em anunciá-la. A omissão, a apatia e a indiferença em relação ao chamado de Cristo é o grande perigo que ameaça a obra missionária.

Hoje, qual é o país mais fechado ao Evangelho?
A Coréia do Norte. Ela é apontada como a nação mais fechada para o Evangelho neste início de século, conforme a pesquisa elaborada todos os anos pela missão Portas Abertas. Nestes últimos seis anos, a Coréia do Norte teve três milhões de pessoas mortas pela fome. É um quadro desastroso – mas, ao mesmo tempo, a perseguição religiosa é extremamente grande. O comunismo arruinou a Coréia do Norte, que hoje é uma nação isolada e miserável. A Igreja ali padece de várias maneiras. Sabemos, por exemplo, que há intensa perseguição à fé evangélica. Há até relatos de cristãos que são lançados em água fervente. É hora de a Igreja mundial orar e voltar seu interesse pela Coréia do Norte.

Recentemente, a Missão Horizontes lançou o livro Segredos do Alcorão, no qual são relatados os planos de dominação do Islã e também a violência inerente a determinados setores muçulmanos. Essa é uma questão que tem gerado preocupações, não apenas no meio religioso, como nos círculos geopolíticos, militares e econômicos. O Islã é ou não é uma ameaça à civilização ocidental

Depois do 11 de Setembro, houve um interesse maior pela fé islâmica e pelo modo de vida dos povos muçulmanos. Desde os atentados de 2001 contra os Estados Unidos, a violência e o radicalismo de matriz muçulmana têm aumentado. Isso tem, sim, uma base doutrinária forte, porque o Alcorão tem 118 passagens que estimulam a morte dos infiéis, ou seja, os que não seguem o Islã – particularmente, os judeus e os cristãos.

Qual é a importância da oração no trabalho missionário?
Bem, a oração é parte fundamental do trabalho missionário. O Senhor disse: “Pede e eu te darei as nações por herança”; logo, as nações pertencem ao Senhor. Precisamos orar pelo envio de obreiros, por recursos para a obra, para que as autoridades políticas concedam abertura para a pregação do Evangelho e que também os corações das pessoas sejam quebrantados ao ouvir a pregação do Evangelho.

E por sabedoria na pregação. Além de toda a preparação intelectual, cultural, emocional e sentimental, o missionário também precisa ter sabedoria divina para anunciar as boas novas. Nossa expectativa é de que os crentes aprendam a orar e que possam interceder pelo chamado de obreiros e também de profetas em nossa nação, gente que não apenas saia para pregar o Evangelho, mas que também se levante contra a imoralidade, a corrupção, a violência e a omissão da Igreja.

O senhor já esteve em mais de 50 países. Fale sobre algumas coisas que o tenham impressionado na obra missionária.
Algumas experiências me marcaram profundamente. Certa vez, na África, encontrei um povo tão miserável que até o ovo que ofereceram para eu comer tinha a gema branca. Eu nunca havia visto aquilo – e uma médica que me acompanhava explicou que naquela região a fome era tamanha que até as galinhas ficavam anêmicas. Uma nação africana, o Níger, tem 90% de sua população analfabeta. Pergunto: a Igreja de Cristo não poderia mudar essa situação?

Em diversos países africanos, as meninas de dois, três anos, são mutiladas sexualmente. Elas têm seus clitóris arrancados, para que jamais venham a ter prazer sexual. E onde está a Igreja para revelar a verdade do amor de Deus? E o que dizer da China, onde, segundo estimativas otimistas, 500 milhões de pessoas – veja bem, eu disse 500 milhões, o equivalente às populações dos Estados Unidos e do Brasil juntas – jamais ouviram uma pregação sobre Jesus Cristo? Quando estive lá, entrei em uma casa onde havia um pôster de Michael Jordan, aquele jogador de basquete, na parede.

Quer dizer, eles conhecem Michael Jordan, mas não conhecem Jesus, porque ninguém foi lá pregar para eles. E a Índia, onde 300 milhões de pessoas vivem na miséria absoluta, sem nunca sequer ter entrado em uma casa de verdade, quanto mais ter uma? Na Índia, o que me chocou foi ter entrado em um templo onde havia, segundo me disseram, uns 30 mil ratos. E muitas pessoas estavam lá venerando esses ratos, dirigindo preces a eles. Por que eles fazem isso? Porque não conhecem o verdadeiro Deus, porque não tem um missionário cristão naquele lugar. Isso me faz lembrar uma passagem meio desconhecida da Bíblia, que fica em Isaías 59.11: “Rugimos como ursos assustados, gememos como pombas, esperamos a salvação; porém, ela demora. Desejamos socorro, mas está longe de nós”.

A obra missionária é urgente. Um casal de missionários que conheço me contou uma história aterradora. Eles estavam à beira do Rio Ganges, na Índia, que é considerado sagrado pelo hinduísmo. De repente, um casal se aproximou da margem e jogou nas águas um bebê. Os missionários, que falavam a língua local, correram e perguntaram por que eles fizeram aquilo – e o pai respondeu que os deuses haviam mandado. Então, os missionários lhes falaram sobre o Evangelho e o amor de Jesus, e a mãe, comovida com aquela palavra, disse: “Se vocês tivessem chegado aqui meia hora antes, meu filho não teria morrido”.

Fonte: Revista Eclésia

ESTUDOS BETESDA / MARCOS / LIÇÃO 13

QUE TIPO DE SOLO MEU CORAÇÃO TEM SIDO?

Mc 4.1-20
Mt 13.1-9
Lc 8.4-8

Ao estudarmos esta parábola através do evangelho de Marcos, temos que tem em mente algumas coisas:

• Este não é um evangelho das parábolas

• Este é um evangelho da ação

Esta parábola é uma espécie de introdução ou chave para as demais parábolas que se seguem, logo ela apresenta diversos tipos de solos (coração) que recebem a semente (Palavra).

Por que Jesus não está mais pregando nas sinagogas?

Agora Ele está vivendo um momento de perseguição e rejeição pelas autoridades religiosas, logo não lhe é permitido fazer o que no início dos evangelhos está registrado, pregar nas sinagogas. Diante desta rejeição vemos Jesus nos trazer alguns ensinamentos precisos, vejamos:

Quando o púlpito da sinagoga lhe foi retirado, ele fez de um barquinho, da praia e de um dia comum, o seu local de ministério – Jesus não está preso aos valores religiosos de sua época, não se limita aos valores culturais. Vemos na Bíblia e na história, homens que fugiram daquele padrão religiosos de sua época, mas que por estarem cheios do Espírito Santo de Deus, eles frutificaram.

o João Batista prega e batiza do deserto.

o John Wesley quando lhe foi negado pregar nas igrejas, passou a pregar ao ar livre suas mensagens

o A Igreja de Jerusalém reunia-se em casa, não fazendo uso de nenhum daqueles elementos existentes nas sinagogas e no templo.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. V.3 e 9 – Jesus inicia e conclui a parábola usando a mesma expressão. Ele quer dizer com isso que muito embora as pessoas ouçam com seus ouvidos naturais o que lhes é dito, seus ouvidos espirituais estão fechados. Jesus chega a dizer nos vs.12 e 13 que as parábolas eram ditas para que não fossem revelados os mistérios de Deus para os que já a haviam rejeitado.

Deus endurece aqueles que endurecem a sim mesmo, e rejeita aqueles que o rejeitam.

Veja o exemplo de Faraó, Deus deu a ele muitas oportunidades para submeter-se às advertências de Moisés. Diante da sua resistência Deus disse: Muito bem, faraó, faça-se a sua vontade. O Senhor então endureceu o coração de faraó (Êx.9:12). Deus não endurece o coração de faraó contra a sua vontade. Ele simplesmente confirmou o que faraó livremente escolheu, resistir a Deus (Rm.9:14-18).

O maior juízo de Deus é entregar o homem ao seu próprio desejo

Rm.1:24,26,28

Esta questão é tão séria diante de Deus que em Apocalipse 22:11 e 12, vemos Ele fazendo a seguinte declaração:

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo, o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.”

Temos além dessas questões, alguns elementos da parábola para observarmos:

O Semeador - É todo aquele que se propõe a comunicar a mensagem do evangelho. Exige-se deste:

o Responsabilidade em semear a semente correta (Palavra) – Não pode se semear qualquer outro tipo de semente senão a Bíblia, minhas preferencias políticas, esportivas, profissionais devem ser deixadas de lado.

o Perseverança no serviço – O trabalho é arduo e exige muito esforço, preparo, consagração e dedicação. Não podemos desistir com as primeiras dificuldades e nem comprometer a semente pensando ser possível alcançar melhores resultados.

o Expectativa certa em relação ao seu serviço:

o Segundo a parábola, apenas 25% das sementes lançadas é que geraram fruto. Nem todos darão ouvidos a mensagem do evangelho, não devemos ficar frustados diante da recusa de alguns.

o A mensagem jamais voltará vazia (Is.55:1; 40:8) – Isso não quer dizer que todos aceitarão a mensagem do evangelho, mas significa que para uns ela servirá para condenação e para outros salvação, e em ambas o Senhor será glorificado.

A Semente – É a Bíblia, somente ela. Deixa eu apresentar a você um pouvo da doutrina da Bíblia (Bibliologia).

• É a Palavra de Deus em seu tom de voz. (Rev. Charles Spurgeon)

• Ela é a Palavra de Deus porque:

o Fala de si mesma como sendo divina (2 Tm.3:16, I Ped.1:20,21)

o Diversas descobertas arqueológicas e evidências históricas comprovam seus textos.

o Unidade de mensagem – pessoas de épocas diferentes apontam para a mesma pessoa (Jesus) e não divergem no caráter de sua mensagem.

o A transformação de vidas – Um livro comum não poderia sobreviver a tantos anos e tranformar tantas vidas como a Bíblia.

• Seu nome é derivado de Biblion, significa “Livro” ou “Rolo” (Lc.4:17). Ou ainda conjunto de livros considerados sagrados.

• Recebe outros nomes:

o Escrituras – 2 Tm.3:16; I Ped.1:20,21; Mat.22:29

o Palavra de Deus – Heb.4:12; Jo.10:35

• Foi escrita nas linguas:

o Antigo Testamento – Hebraico

o Novo Testamento – Grego

• A Bíblia protestante está composta da seguinte forma:

o Antigo Testamento – 39 livros, da mesma forma que a Torá (livro religioso) dos judeus. Esta parte da Bíblia versão católica, são acrescentados outros 7 livros, são eles: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque. Estes são livros que tratam de coisas secretas, misteriosas, ocultas, por isso mesmo tidos como lendários e espúrios. Servem somente para tentar justificar algumas das doutrinas católicas (como o purgatório), mas eles acabam entrando em contradição com os demais livros e portanto ferindo a um princípio canônico.

o Novo Testamento – 27 livros, não há diferença entre a versão protestante e a católica.

• Foi necessário aproximadamente 1.500 anos e 40 homens em diferentes épocas para a formação de toda a Bíblia.

• O Antigo Testamento está dividido da seguinte forma:

o Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

o Históricos – Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

o Poéticos – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

o Profetas maiores – Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.

o Profetas menores – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

• O Novo Testamento está dividido da seguinte forma:

o Biográficos (evangelhos) – Mateus, Marcos, Lucas e João.

o Histórico – Atos dos Apóstolos.

o Epístolas Paulinas – Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom.

o Epístolas Gerais – Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas.

o Profético – Apocalipse.

• A formação do cânon (vara de medir, régua) deveria serugir os seguintes critérios:

o A autoridade do escritor – No AT deveria ser uma autoridade religiosa do povo a escrever, no NT deveria ser um apóstolo ou influenciado diretamente por ele.

o O caráter peculiar dos escritos – Pelo conteúdo do livro ele seria diferenciado de qualquer outro escrito.

o História de uso da igreja.

o Unicidade, não haver qualquer contradição com outro livro do cânon.

Um dos lemas da Reforma Protestante era SOLA SCRIPTURA, isso quer dizer: somente as escrituras:

Os diferentes tipos de solos (coração)

Corações Endurecidos (Mc.4:4,15) – São aqueles que ouvem a Palvara mas não compreendem, a rotina da vida insensibilizou, portanto não se interessa pela mensagem.

“Para muitos homens, o mais sério de todos os problemas é não perceber nenhum. Estão satisfeitos consigo mesmos. Agarradas ao hábito, escravos da rotina, orgulhosos de suas crenças ou da ausência delas, consumidos no prazer e nada levam a sério. O mais leve pretexto é bastante para que não assistam uma conferência, ou não leiam um livro, ou não façam nem recebam uma visita que possa prejudicar, de algum modo, o seu prestígio ou conturbar o seu sossego monótono e artificial”         John Mackay

Um coração duro ouve, mas falta-lhe compreensão e entendimento espiritual. Ele escuta o sermão, mas não presta atenção, são como àqueles homens que Ezequiel denuncia:

“Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, que tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra” Ez.33:32

Há muita gente que vai a igreja domingo após domingo, mas Satanás rouba a semente de seus corações. Semana após semana eles vivem sem fé, sem temor, sem rendição ao Senhor.

Corações superficiais (Mc.5,6,16,17) – Após ouvirem a mensagem aceitam imediatamente, mas são volúveis são como o fogo queimando a palha.

“A emoção é um elemento importantíssimo na vida cristã, mas só ela não basta. Ela precisa proceder de um profundo entendimento da verdade e de uma sólida experiência cristã.”  
Rev. Hernandes D Lopes

Esse tipo de pessoa não passou pelo novo nascimento e nem houve tranformção de vida. Houve adesão e não conversão; entusiasmo, mas não convicção .

“John Ryle diz que esse ouvinte tem prazer em ouvir sermões em que a verdade é exposta. Ele fala com alegria e entusiasmo acerca da doçura do evangelho e da felicidade de ouvi-lo. Ele pode chorar em resposta ao apelo da pregação e falar com intensidade acerca de seus sentimento. Mas infelizmente não há estabilidade em sua religião. Não há uma obra real do Espírito Santo em seu coração. Seu amor por Deus é como a névoa que cedo passa (Os.6:4). Na verdade esse ouvinte ainda está totalmente enganado. Não há real obra de conversão. Mesmo com todos seus sentimentos, alegrias, esperanças e desejos, eles estão realmente no caminho da destruição”

Corações Ocupados (Mc.4:7,18,19) – São corações (pessoas) que ouvem a Palavra de Deus mas dão atenção a outras coisas. Deus não ocupa o primeiro lugar, mas geralmente ele pensa que está oferecendo a Ele o melhor. Para você tirar a dúvida se você é alguém que tem oferecido a Deus o melhor, me responda:

• Quanto tempo você passa diante da televisão e diante de Deus (oração e leituda da Palavra)?

• Por que você se emociona vendo filme, seu time de futebol e diante de louvores a Deus parece tão frio?

• Você é capaz de juntar dinheiro durante bastante tempo ou assumir uma prestação longa quando quer comprar algo, mas para ofertar para missões e para igreja tem a mesma motivação?

• Você já virou a noite trabalhando, mas qual foi a última vez que virou a noite buscando a presença do Reis dos Reis?

• Quem é pai/mãe provavelmente chorou ao ver seu filho nascer, mas qual foi a última vez em que você se emocionou com alguém que nascia na fé em um culto de sua igreja?

Se você foi sincero em responder as perguntas acima, saberá que esse tem sido o tipo de coração que muitas vezes assumimos diante de Deus e sua Palavra, os prazeres do mundo (espinhos) tem sufocado a semente e por isso não damos frutos.

Os três grandes inimigos do cristão já foram revelados: o diabo, a carne e o mundo (Ef.2:1-3).

Vejamos agora o solo que frutifica.

Corações frutíferos (Mc.4:8,9,20) – Este tipo de coração faz três coisas: OUVE, RECEBE E PRATICA.

O maior desafio do cristão e da igreja está em Mt.22:29.

“ERRAIS NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS E NEM O PODER DE DEUS”

Nenhum outro texto me desafia tanto quanto este, sou provocado a questionar minhas motivações, meu amor pelo Senhor e levado ao quebrantamento diante daquele que pode gerar em nós os frutos que agradam ao Rei.

Que após este estudo você possa saber identificar que tipo de solo tem sido o seu coração e a desejar ardentemente ser um coração preparado para receber a Boa Palavra de Deus. Frutifique para glória de Deus!!

Pr Fulvio Santos

A JESUS CRISTO SEJA TODA HONRA E GLÓRIA



quinta-feira, 1 de março de 2012

Trailler - DVD O Livro Perigoso

Participe do Domingo da Igreja Perseguida 2012

DISCIPULADO BETESDA



Ana Júlia recebe uma Bíblia de presente, após completar a 1ª etapa do discipulado que está
sendo feito com a irmã Cristiane.  Na primeira etapa do discipulado, a pessoa é apresentada
as 4 leis espirituais e no final é levada a declarar se entendeu a mensagem do Evangelho e
se de fato deseja ser um discípulo de Jesus.  O Pr Flávio Sá é o responsável pelo ministério
de discipulado.